Um passeio por Portimão e Ferragudo

Rua de Ferragudo, Lagoa.
Portimão e praia da Rocha e a fronteira Ferragudo, que pertence ao concelho de Lagoa, são um destino ideal para fazer praia ou para um passeio cultural que propomos no barlavento algarvio.

Na frente marítima da Praia da Rocha, uma zona balnear cheia de hotéis e apartamentos de férias, e com alguma das melhores praias da região, merece bem um mergulho, mas também passear pelo passadiço da praia da Rocha e chegar ao forte de Sta. Catarina (sec. XVII) e à foz do rio Arade.

Praia da Rocha, Portimão.
Portimão, desenvolve-se em torno a um povoado pesqueiro, que com os descobrimentos se torna um polo comercial, tendo um segundo fulgor económico com a industrialização conserveira que surge no concelho e se desenvolve exponencialmente na segunda metade do século XX, sendo atualmente um dos centros turísticos do Algarve.

O museu de Portimão, instalado numa antiga fábrica de conservas, retrata a faina pesqueira e os trabalhos de manufatura do pescado até o "encerrar" numa lata.



No centro de Portimão convêm começar a visita nas margens do rio Arade, percorrer o passeio ribeirinho e contemplar a ponte rodoviária (sec. XIX) e a vizinha ponte ferroviária (sec. XIX) até ao jardim Visconde de Bivar e e ao embarcadouro ali existente.

Embarcadouro de Portimão.
Ponte rodoviária de Portimão.



Teatro Municipal de Portimão.

Antigo Colégio, Portimão.
Ali bem perto no largo 1º dezembro situa-se o antigo palacete Sárrea Garfías transformado em teatro local, frente ao qual se situam umas belas estatuetas de estilo Arte Nova na escadaria do jardim.

Selfie em Portimão.
No património religioso o destaque vai para duas igrejas centrais de Portimão. Na praça da República o antigo Colégio Jesuíta (sec. XVII) que une na mesma fachada a igreja e os edifícios laterais do colégio numa composição extraordinária! Ainda nesta praça convêm além do antigo conventual, fixar-se em alguns exemplos de arquitetura modernista civil que aqui existem. A poucos passos da praça situa-se a igreja Matriz dedicada a n. Sra. da Conceição, trata-se de um templo mais antigo que o anterior, como o atesta o seu portal ogival datado da época da construção original no século XV, sendo que atualmente o edifício do templo corresponde aos trabalhos efetuados no pós-maremoto.

Edifício modernista, Portimão.

Igreja Matriz, Portimão.
Passando para a outra margem do Arade, procuramos uma das aldeias ribeirinhas e pesqueiras que mantêm um pouco da sua essência tradicional, Ferragudo. Passear pelas suas ruelas, pelo porto pesqueiro e subir até à igreja de N. Sra. da Conceição e observar o castelo de S. João, forte abaluartado do sec. XVII, de propriedade particular.

Portimão e Praia da Rocha vista desde Ferragudo.

Igreja de Ferragudo, Lagoa.
Porto pesqueiro de Ferragudo, Lagoa.

Ferragudo, Lagoa.

TAMBÉM TE PODE INTERESSAR

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.