A Capela Sixtina da Extremadura

Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.
Na vila espanhola de Fuente del Arco, no sul da Extremadura, próxima da Serra Morena e da Andaluzia, esconde-se um dos tesouros do património religioso de Espanha, conhecida como a Capela Sixtina da Extremadura.

Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.
Trata-se de um templo rural, dedicado à Virgem de Ara, do qual existem registos desde o século XIV, e que provavelmente assenta sobre estruturas anteriores, cristianizando um local de culto ancestral, numa zona onde abundam os vestígios romanos. Questionada a guia sobre a origem da invocação da Virgem de Ara, com as aras romanas, e as similitudes com o santuário de Viana do Alentejo dedicado a N. Sra. de Aires, nada nos elucidaram, ficando a dúvida se esta Ara terá a mesma origem que a Senhora de Aires e as aras romanas que se encontram ao redor do templo alentejano.

Pormenor da pintura da sacristia do Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.
Contudo a lenda local fala-nos da conversão do rei Jayón, senhor destas terras, a cuja filha lhe terá aparecido uma jovem vestida de branco que apresentando-se como a Virgem Maria, prometendo que sararia a cegueira que Jayón detinha se este se convertesse ao cristianismo. Na sacristia do santuário existe um fresco representando tal acontecimento e que será pois a origem do o santuário. O templo atual terá sido erguido pela Ordem de Santiago, que administravam esta zona de fronteira com o mundo islâmico.

Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.

O exterior do templo é extrema simplicidade, em torno do qual se foram construindo estruturas de apoio aos peregrinos que ali ocorriam, destaca-se apenas a galeria com arcos de ladrilhos vistos e que servia de resguardo aos romeiros.

É ao entrar no templo que a vista se alça diretamente em direção às pinturas que recobrem as paredes e abóbadas do santuário, transmitindo a mesma sensação de quando se entra na capela Sixtina do Vaticano!


Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.

Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.

Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.
A temática das duas capelas é idêntica, o livro da Génesis, a história da criação contada na Bíblia. No caso extremenho do santuário da Virgem de Ara, tratam-se de pinturas do sec. XVII, atribuídas a 6 pintores da oficina de Francisco Zurbarán, que retrataram em 26 representações as várias personagens bíblicas do Gênesis.

Rodeando o corpo da igreja, no nível inferior às pinturas historiadas, um original rodapé geométrico pintado com os pigmentos originários da Mina da Jayona, e datados do sec. XV. Sobre este situa-se o Via Sacra, com pinturas do sec. XVIII, rematado por cornucópias e anjos. Completa esta exuberante igreja um conjunto de pinturas do século XIX, debaixo do coro, representando os pontos cardeais e os 4 continentes.

Abóbada da capela-mor do Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.

A Virgem de Ara, o rei Jayón e sua filha no retábulo do Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.

Pormenor do Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.

As pinturas do século XIX do Santuário da Virgem de Ara, Fuente del Arco, Extremadura, Espanha.
O altar-mor alberga a imagem da Virgem de Ara, rodeada por um retábulo barroco, no qual se encontram também o rei Jayón e a sua filha, detrás do qual esta o camarim da Virgem, obra igualmente barroca.

Entrada: 1,00€/2020.
Horário (hora espanhola): Das 10H00 às 15H00.
Encerra às 2ªs. feiras.
Contacto: (+34) 674 312 099.

TAMBÉM TE PODE INTERESSAR


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.