"O Algarve foi conquistado por D. Afonso III aos mouros em 1249." Assim tinhamos que aprender de memória na escola primária, passando a associar o território mais a sul de Portugal continental à figura deste monarca. Os muçulmanos do Gharb al_Andaluz fica durante vários anos encorralados entre as serras algarvias e o mar, empurrados pela conquista cristã, passando este território natural a ser denominado de Algarb, após a sua conquista, usando os reis lusos este título.
Em muitas ocasiões a região divide-se em oriental, chamada Sotavento, e a zona ocidental, à qual vamos dedicar este apontamento: o Barlavento. Corresponde a esta subregião algarvia os concelhos de Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Monchique, Portimão, Lagoa, Monchique e Albufeira.
Não surpreende que o Algarve seja escolhido por muitos turistas do centro e norte da Europa como seu refúgio nos inverno, quando as temperaturas do sul do país são muito aprazíveis em comparação com as registadas nos seus paises de origem. As suas praias que os portugueses tanto adoram são nos últimos anos eleitas em consecutivas edições como as melhores praias da Europa!
Mas o Algarve é muito mais que praias e no Barlavento encontramos merecem destaque estes locais:
Costa Vicentina e Sagres
Sagres, não é só uma cerveja, é um local mitico da cultura portuguesa. O promontorio e o forte de Sagres estão ligado aos Descobrimentos e à figura do infante D. Henrique, pai promotor da saga que levou Portugal a ligar-se a partes do mundo ainda desconhecidas e traze-las ao conhecimento da Europa.
Lagos e Ponta da Piedade
Portimão, praia da Rocha e a fronteira Ferragudo, que pertence ao concelho de Lagoa, são um destino ideal para fazer praia ou para um passeio cultural que propomos no barlavento algarvio. Praia da Rocha, Alvor e todas as praias vizinhas, sem exceção, são areais ideais para um mergulho no Atlântico e repousar dos afazeres quotidianos e aproveitar o sol do Algarve.
Carvoeiro, Algar Seco e gruta de Benagil
Silves, no interior algarvio é um dos destinos culturais imprescindíveis no sul de Portugal. A sua história tornam esta cidade uma das mais antigas do Algarve, tendo sido durante muito tempo o mais importante aglomerado urbano e capital do Reino do Algarve, quer em período muçulmano quer após a sua conquista definitiva em 1243.
TAMBÉM TE PODE INTERESSAR
Sem comentários