Guia básica para visitar Viana do Castelo em 24 horas

Viana do Castelo, vista desde a basilíca de Sta. Luzia.

A situação geográfica de Viana do Castelo, na foz do rio Lima, faz desta cidade minhota, uma das mais belas cidades de Portugal. A luz, o mar, o rio e o monte de Sta. Luzia definem a identidade deste local habitado desde a pré-história, como o testemunha a Citânia de Sta. Luzia. Atualmente é uma cidade que se pode considerar como a capital da cultura tradicional minhota, onde as Festas da Sra. da Agonia e o seu desfile etnográfico são os pilares das tradições locais.

1. Basílica de Sta. Luzia

Basilíca de Sta. Luzia, Viana do Castelo.
Para começar a visita a esta cidade o ideal é fazê-lo contemplando a foz do rio Lima e a cidade desde o miradouro que oferece o santuário do Sagrado Coração no Monte de Sta. Luzia (1943). Esta igreja que mistura vários estilos que vão desde o bizantino ao gótico foi erguida como ex-voto pela recuperação de visão pelo capitão Luis de Andrade e Sousa, estabelecendo a confraria que ainda mantêm a gestão deste templo. As comparações como o Sacré Coeur de Montmartre, em Paris, são imediatas dadas as similitudes de ambas as construções. Uma das formas tradicionais de aceder ao santuário é faze-lo com o funicular que liga a cidade com o alto do monte.

2. Avenida Combatentes da Grande Guerra

Av. Combatentes em Viana do Castelo.
Depois de descer do funicular e atravessar a estação de comboios de Viana do Castelo, entra-se nesta avenida que estrutura o centro da cidade e a liga ao rio. O conjunto de edifícios que a compõe terá sido essencialmente erguido na primeira metade do século XX variando entre o Arte Decó e o Modernismo, com vários apontamentos de azulejaria do século passado. Junto ao rio o monumento ao 25 de Abril, simbolizando o quebrar de correntes, do escultor José Rodrigues, que centra os dois edifícios contemporâneos vizinhos; à sua direita a biblioteca de Siza Vieira e à esquerda o centro cultural de Souto Moura.

3. Jardim da Marina e Estátua de Viana

Estátua de Viana no jardim da Marina, Viana do Castelo.
Situado na avenida Marginal, o jardim da Marina esconde-nos duas joias da tradição vianense. O Café Girassol, edifício circular datado de 1930 é um dos espaços de encontro tradicionais de Viana do Castelo e local ideal para repor energias tomando um café ou um refresco na sua esplanada. A poucos metros encontramos a estátua de Viana, uma escultura oitocentista que representa a cidade segurando na sua mão uma caravela, evocando a tradição marinheira desta localidade.

4. Ponte Eiffel

Ponte Eiffel, Viana do Castelo.

São 22 mil toneladas de ferro que ligam Darque a Viana numa extensão de 650 m, que devem a sua fisionomia e engenharia ao engº Gustave Eiffel, que veio permitir a ligação das duas margens do rio Lima não só para o trânsito rodado mas sobretudo para o caminho-de-ferro, permitindo uma ligação ferroviária entre o Porto e Vigo. Inaugurada em 1878, foi recentemente alvo de obras de beneficiação permitindo o trafico em segurança nesta obra prima da engenharia. 


5. Capela das Malheiras

A bela fachada da capela Malheiros, Viana do Castelo.
Mandada erguer pelo bispo do Rio de Janeiro, D. António Malheiro Reimão, como capela privada do seu paço anexo, é atribuída a Nicolau Nassoni, tornando-a um dos exemplares da arquitetura rococó deste artista italiano, que influenciou o século XVIII do norte de Portugal.


6. Sé de Viana do Castelo

Catedral de Viana do Castelo.

Foi apenas em 1977 quando foi criada a diocese de Viana do Castelo, sendo escolhida a igreja matriz da cidade para receber a dignidade episcopal. Trata-se de um templo edificado no século XV, que apesar do seu aspeto exterior românico, com a torre e as arquivoltas do portal de acesso, guarda no seu interior as características duma igreja gótica. Merece destaque a capela dos Mareantes, com uma figura de Cristo morto que sobreviveu aos vários incêndios que esta igreja sofreu ao longo dos tempos.

7.  Ourivesaria tradicional

Filigranas tradicionais de Viana do Castelo.
"A mordoma".
Coração de Viana, assim se denomina a mais significativa peça de filigrana da ourivesaria tradicional desta zona minhota. São várias as oficinas e lojas especializadas neste tipo de produtos que proliferam pelo centro da cidade. Ainda que não se possa regressar de Viana com alguma peça de ouro sempre se pode apreciar as montras destes estabelecimentos e apreciar a arte de trabalhar o ouro e divertir-se um pouco vestido como uma "mordoma".






8. Praça da República

Praça da República, Viana do Castelo.

Pormenor na Praça da República, Viana do Castelo.

Praça da República, Viana do Castelo.
Sala de visitas de Viana do Castelo, rodeada por vários pontos de interesse. Os antigos Paços do Concelho (sec. XVI); a impressionante fachada da Misericórdia (sec. XVI), conhecida como a Casa das Varandas; o chafariz central na praça, também ele renascentista e atribuído ao mestre João Lopes o velho; e o museu do Traje, cofre das tradições minhotas, que ocupa o que foi o edifício modernista do Banco de Portugal (sec. XX). 

9. Igreja S. Domingos

Retábulo rocaille da igreja S. Domingos, Praça da República, Viana do Castelo.
Afastada do núcleo medieval central da cidade encontrava-se o antigo mosteiro de S. Domingos, do qual sobreviveu esta imponente igreja quinhentista. A sua fachada sóbria esconde um conjunto de retábulos barrocos. Junto a esta igreja situa-se o museu municipal, instalado no palacete oitocentista dos Barbosa Maciel. 

Santoinho, Praça da República, Viana do Castelo.
Não é tudo o que há para ver em Viana do Castelo nem tudo o que Viana do Castelo oferece mas nesta visita de 24 horas foi o passeio possível pois o objetivo da visita foi visitar um local de arraial popular que os minhotos adoram, o Santoinho, festejo popular que reproduz uma celebração tipíca do Minho e cuja vivência se recomenda!


TAMBÉM TE PODE INTERESSAR



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.