Cabo Espichel, entre dinossauros e aparições marianas

Terreiro e santuário do cabo Espichel, Sesimbra.

A magia sente-se no ar, e seguramente desde há milénios que o homem tem escolhido esta localização para encontra-se com o lado mais místico da sua existência. O facto da cristianização deste local com uma devoção mariana poderá ir ao encontro de antigas práticas pagãs. Contudo é inegável que o cabo Espichel é um sitio que merece uma visita e desfrutar da sua localização à beira dum oceano que investe contra as rochas das arribas.

Detrás das motos a Casa do Círio, Cabo Espichel, Sesimbra.

Chegar num domingo e ver tudo invadido de motoqueiros misturados com turistas ocasionais é sinal que o local tem um atrativo especial.

O amplo terreiro da igreja de N. Sra. da Pedra Mua, ladeado pelas casas dos peregrinos, que em tempos idos ocorriam anualmente a celebrar a sua devoção, dá-nos uma noção da fama que acompanha hà seculos este local.

Ala norte da Casa do Círio e ao fundo a Casa da Água, Cabo Espichel, Sesimbra.

Arcada da Casa do Círio, Cabo Espichel, Sesimbra.
A curiosa invocação de N. Sra da Pedra Mua, refere-se ao milagre do aparecimento da Virgem Maria montada sobre uma mula e que, ao subir desde a praia, terá deixado impressas as suas pegadas numa rocha, justificando assim a construção do santuário mariano. Atualmente essas pegadas estão identificadas como de dinossauros existindo vários trechos visíveis nas imediações do recinto.

Capela-mor da igreja de N. Sra da Pedra Mua, Cabo Espichel, Sesimbra.

Interior da igreja de N. Sra da Pedra Mua, Cabo Espichel, Sesimbra.
A igreja setecentista esta recheada de belos retábulos e trabalhos em mármores policromos, tendo um teto pintado em trompe-l'œil. A capela-mor com silhar de azulejos e pinturas nas abobadas aloja a imagem da Virgem Maria em belo retábulo barroco.

A denominada Casa do Círio estende-se lateralmente ao longo do terreiro, formando um conjunto de mais de 75 habitações que acolhiam os peregrinos, que tradicionalmente ofereciam à imagem mariana um círio como sinal de agradecimento. Fecha o terreiro um cruzeiro que completa este conjunto central no cabo Espichel.

Ermida da Memória,  Cabo Espichel, Sesimbra.
Passando para detrás do santuário descobre-se o promontório, desde o qual se tem uma visão priviligiada sobre a praia dos Lagosteiros e as escarpas que a rodeiam, de uma beleza geológica extraordinária. Também aqui se encontra a ermida da Memória com a sua curiosa cúpula, de possível inspiração muçulmana, (sec. XIV) testemunha do local de achamento da imagem da Virgem Maria.

Merece ainda destaque a recentemente recuperada Casa da Água, reservatório final dum aqueduto mandado construir por D. José I no de dotar o local de suficiente água para os dias de peregrinação.

á
Casa da Água, Cabo Espichel, Sesimbra.

Praia dos Lagosteiros, Cabo Espichel, Sesimbra.

Faro do cabo Espichel, Sesimbra.
Perto do Santuário encontra-se o farol do cabo, alta torre que alertava os barcos da sua proximidade do cabo e que poderá ser um dos mais antigos de Portugal.

Abandonar o local e seguir num dos vários trilhos que se estendem ao longo da costa constituí uma actividade complementar à visita e que possibilita encontrar paisagens variadas, tendo ao fundo a longa língua de areia das costa da Caparica e nos dias mais claros a cidade de Lisboa.

Vista geral sobre o santuário do Cabo Espichel, Sesimbra.

TAMBÉM TE PODE INTERESSAR


1 comentário:

  1. O cabo espichel é dos sítios mais bonitos que Portugal tem. Essa paisagem é inigualável!

    Pedro & Telma do blogue de casal Ela & Ele - www.blogueelaeele.pt

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.