Nuremberg by Carla Ramalho

Carla Ramalho, do blogue Guloso q.b., em Nuremberg, Alemanha.

Carla Ramalho é a responsável por um dos blogues gastronómicos mais prestigiados de Portugal, do qual sou fã, e que decidiu aceitar o desafio de deixar os fogões e deixar-nos o relato de uma das suas viagens. E em época de Natal nada melhor que um desses locais que parecem ser feitos para acolher as festividades do solstício de Inverno: Nuremberg. No seu  Guloso q.b. delicia-nos com receitas para o dia-a-dia, bem como outras receitas mais elaboradas para ocasiões especiais misturadas com sabores que provêm se outras latitudes. Uma delicia!

Mercado de Natal de Nuremberg, Alemanha.
Qual o nosso destino preferido? Esta é uma questão que muitos nos fazem e na verdade, é daquelas questões a que dificilmente tenho uma resposta. Para mim, cada destino tem um encanto especial, seja pelo local, pela companhia, pela cultura, pela gastronomia, etc ... Mas quando penso no mês de dezembro não o consigo dissociar do Natal e com isso vêem logo à memória os mercadinhos de natal que nos invadem durante esta época. Ok, sei que existem muitos por onde escolher no nosso lindo Portugal mas confesso que viro uma criança quando vejo algumas das cidades europeias nesta época do ano. E uma das últimas viagens que me fez sentir novamente aquela miúda que esperava pela meia-noite para receber o pai-natal, foi quando conheci Nuremberg. 

Uma cidade de muitos encantos, com história em cada esquina, ganha uma nova vida nesta altura do ano com as barraquinhas de enfeites, bebibas quentes, doces variados e as tão famosas salsichas no pão que nos sabem pela vida servidas quentes quando as tempeaturas rondam alguns graus negativos.

Arquitetura tipica junto ao castelo de Nuremberg, Alemanha.
  
Nuremberg é uma cidade Alemã, a segunda maior da Baviera, a cerca de 170km de Munique e foi uma das cidades mais massacradas durante as grandes guerras (felizmente a maior parte das construções medievais foram mais tarde reconstruidas e a muralha de 4km que circunda todo o centro histórico continua intacta). Conhecida pelos grandes discursos nazis e posteriormente pelos julgamentos de Nuremberg, sente-se a história em cada cantinho da cidade. Aconselho sempre uma visita de dois dias, sem horários, sem roteiros e sem preocupações pelo centro histórico. Vale a pena perdermos-nos pelos becos, pelas diversas pontes que vamos encontrando e pelos monumentos que nos encantam pela sua arquitetura detalhada, conhecendo um pouco mais da cultura alemã, das suas gentes e da sua gastronomia. 

Colina do castelo, Nuremberg, Alemanha.
Mas vamos por partes, não vale andar como uma barata tonta pela cidade, não acham? Para começar, uma das principais passagens em Nuremberg é sem dúvida o seu castelo medieval, localizado no topo de uma colina. Encontra-se dividido em 3 partes: Kaiserburg (o castelo imperial); Burggrafenburg (Edifício do Burgrave – comandante militar de Nuremberg); e Reichsstädtische Bauten (Edifícios Municipais da Cidade Imperial). Aí podem subir até à torre Sinwell para uma vista deslumbrante e conhecer um pouco mais da história da cidade através do seu museu com uma exposição permanente sobre o funcionamento do castelo desde a sua construção no século XI. 

Igreja de S. Sebaldo, Nuremberg, Alemanha.

Descendo um pouco a colina, deparamos-nos com Albrecht-Dürer Haus, um museu localizado na antiga residência de Albrecht Dürer, um importante artista alemão do renascimento onde podemos ver o mobiliário de época e uma recriação da oficina de Dürer. Continuando a descida, chegamos à igreja de Santo Sebaldo (cujo nome é uma homenagem ao padroeiro da cidade), uma das mais importantes da cidade, situada em frente à antiga camara municipal. 

Mercado de Natal de Nuremberg, Alemanha.


Mercado de Natal de Nuremberg, Alemanha.


Mercado de Natal de Nuremberg, Alemanha.
Andando mais um pouco, chegamos à praça principal, Hauptmarkt. É neste local que se encontra o mercado de natal (Christkindlesmarkt), com barraquinhas cheias de cores, cheiros e sabores. Uma multidão de gente invade o espaço mal o dia começa a escurecer e assim permanece até ao seu fecho, com coros natalícios e bandas filarmónicas, tornando-se impossível não nos rendermos ao Natal. Nesta mesma praça encontra-se a sua atracção principal, der Schöne Brunnen, que significa fonte bonita. Ela tem 19 metros de altura e a forma de um obelisco. É muito detalhada, com 40 figuras coloridas que adornam a fonte representando a visão de mundo do Sacro Império Romano. Conta a lenda que se girarmos o seu anel dourado 3 vezes, teremos os nossos sonhos realizados. Também nesta praça encontramos a Frauenkirche, uma igreja gótica de arquitetura bem detalhada com uma característica muito intrressante e bonita de se ver... todos os dias às 12h, sai do seu relógio mecânico que se encontra no cimo da igreja um pequeno espectáculo de bonecos mecânicos com um imperador romano como protogonista principal. 

Schöne Brunnen na Hauptmarkt, Nurember, Alemanha.
Mesmo junto ao rio, de uma das das pontes principais deparamos-nos com o hospital do Espírito Santo (Heilig-Geist-Spital). É um dos hospitais mais antigos da Europa e a sua ala virada para o rio é um dos pontos mais fotografados pelos turistas. 

Ponte e torre do Carrasco, Nuremberg, Alemanha.

Mas falando de pontes, não podemos deixar de passar por Henkersteg, conhecida como a ponte do carrasco ... uma ponte de madeira coberta, junto a uma torre onde residia o carrasco que enforcava as pessoas que não pagavam os seus impostos. A paisagem e a vista sobre a ponte é digna de um postal, vale a pena parar e apreciar a vista. 

Handwerkerhof, Nuremberg, Alemanha.
Outro local que adorei conhecer foi Handwerkerhof, um pequeno centro de artesanato mas muito charmoso, com alguns restaurantes também, bem no centro da cidade. 

Já para quem gosta de história tem de passar pelo Memorium Nuremberg Trials, o tribunal onde se protagonizaram os julgamentos dos nazistas. No segundo andar do tribunal, tem uma exposição que conta um pouco mais sobre os julgamentos. 

Pormenor de Nuremberg, Alemanha.

E depois de tanto passeio, todos ficamos com fome e vontade de repor as energias, certo? Então têm mesmo de provar as salsichas (algo que encontram em qualquer restaurante ou barraquinha de rua). As mais típicas são de porco, pequeninas e servidas em trio num pão tipo cacete com bastante mostarda (de nome 3 in weckla). Uma delícia só vos digo. Se optarem por comer em prato, costumam vir acompanhadas de salada de batata, a melhor que comi até hoje (kartoffelsalat) e o chucrute, uma espécie de couve avinagrada (sauerkraut). 

Como podem ver Nuremberg é uma cidade de encantos variados, para ser visitada entre amigos, numa escapadela romantica ou mesmo num passeio em família. Seja qual for a finalidade da visita, vale a pena perder dois dias para descobrir todos os encantos escondidos. E então, acham que Nuremberg merece uma visita já este natal? Eu acho que sim ...

Portas da cidade de Nurember, Alemanha.

Pormenor de Nuremberg, Alemanha.

Frauenkirche, Nuremberg, Alemanha.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.