Férias no Gerês, as aldeias, praias e cascatas essenciais (4/4)

Marina da Caniçada, Gerês, Terras do Bouro.

O quarto dia destas férias no Gerês, volta a ser um dia de relaxe aproveitando as belezas naturais do Minho.

Serra do Gerês, Terras do Bouro.
A primeira etapa do dia vai ser dedicada a conhecer o Parque das Termas. A vila que serviu de base a estas férias é uma estância termal frequentada pela monarquia lusa desde o século XVIII. Atualmente os hotéis e termas aliam os tradicionais tratamentos termais às modernas técnicas de saúde e estética. O Parque das Termas (Entrada 1,00€/2019) desenvolve-se ao longo das margens da ribeira, entre árvores centenárias numa espécie de jardim botânico abandonado. Ao cimo do parque um lago com barcos a remo e as piscinas das termas (Entrada 4,00€/2019), bem como um court de ténis exclusivo para os clientes do hotel.

Parque das Termas do Gerês, Terras do Bouro.

Balneário termal do Gerês, Terras do Bouro.
Voltando a passar junto a S. Bento da Porta Aberta, subimos até à barragem de Vilarinho das Furnas, onde com sorte e dependendo do nível das águas se pode fazer um percurso pedestre até às ruínas da aldeia que ficou submergida pelas águas da albufeira.



O resto deste dia será dedicado à praia e desta vez uma das melhores e mais escondidas praias da Caniçada, a praia do México, com direito a bar de apoio com uns deliciosos mojitos, confirmado pelo fato de inúmeros barcos atracarem aqui apenas para recolher este cocktail. A pureza das águas, tranquilidade do local e a possibilidade de passeios em kayak, permitem-nos atribuir-lhe o título de melhor praia do Gerês. O acesso faz-se em viatura todo o terreno ou estacionando junto ao lar de idosos vizinho, percorrendo o restante percurso a pé.

Praia do México, Barragem da Caniçada, Terras do Bouro.

Praia do México, Barragem da Caniçada, Terras do Bouro.
Além destes 4 dias dedicados em exclusivo ao Parque Nacional da Peneda Gerês, aconselhamos usar a chegada ou regresso a casa para visitar outros sítios no Minho, quer seja a vizinha Braga e o Santuário do Bom Jesus do Monte ou Ponte de Lima, entre outras muitas possibilidades.


1º dia - Sistelo / Santuário Peneda / Soajo / Lindoso / Lobios (Espanha) / Mata da Albergaria
2º dia - Miradouro da Pedra Bela / Barragem da Caniçada / Cascata do Arado / Ermida / Santuário de S. Bento da Porta Aberta / Praia da Barca / Praia Ipanema
3º dia - Pitões das Junias / Ponte da Misarela / Cascata Picães / Fojo dos Lobos de Fafião / Cascatas da Fecha de Barjas
4º dia - Parque das Termas do Gerês / Barragem de Vilarinho das Furnas / Praia do México

TAMBÉM TE PODE INTERESSAR

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.