 |
Catedral de Santiago de Compostela, Espanha. |
Santiago de Compostela é hoje um dos destinos de peregrinos mais conhecidos da Europa, tendo os vários Caminhos de Santiago sido reconhecidos como Património Mundial, ao igual que o seu centro histórico enquanto meta destas peregrinações. Este ato religioso de caminhar ao encontro de um lugar santo é comum a quase todas as religiões, e desde a Idade Média Roma, Jerusalém e
Guadalupe foram destinos de peregrinos ao igual que mais recentemente o Santuário mariano de Fátima.
A Santiago de Compostela chegam diariamente milhares de peregrinos para visitar o túmulo de S. Tiago Maior, descoberto pelo eremita Pelayo no século IX, dando origem a este centro de devoção católica.
Praza do Obradoiro
 |
Palácio de Raxoi, Santiago de Compostela, Espanha. |
Chegue-se desde a rua de
San Francisco ou subindo pela rua das Hortas, ou mesmo desde a rua das Carretas subindo a Costa do Cristo, a praça do Obradoiro é o espaço onde se juntam peregrinos e turistas para o primeiro contacto com este destino. Em redor de toda a praça todos os edifícios respiram história e devoção a S. Tiago. Os próprios Reis Católicos após a sua peregrinação sentiram a necessidade de mandar edificar a Hospedaria (sec. XVI) para que à chegada dos peregrinos houvesse um espaço para os tratar das "doenças do caminho". Este edifício acolhe a pousada local. Enfrenta-o o Colégio de S. Jerónimo (sec. XVII) com um belo pátio interior e esbelto portal. O grande edifício que acolhe atualmente os Paços do Concelho trata-se do antigo palácio de Raxoi (sec. XVIII) e a seu lado uma pequena varanda permite ver a igreja de S. Frutuoso (sec. XVIII) cuja fachada foi precisamente desenhada para ser vista desde a praça do Obradoiro.
Catedral de Santiago de Compostela
 |
Porta Santa da catedral de Santiago de Compostela, Espanha. |
 |
Capela de Nosa Señora a Antiga da Corticela, no interior da catedral de Santiago de Compostela, Espanha. |
 |
Selfie em Santiago de Compostela. |
Este é o monumento principal de Santiago de Compostela, um templo que desde o século XI está em constante construção, tendo atravessado todos os estilos arquitetónicos e decorativos desde o românico. O recentemente restaurado Pórtico da Glória, antigo portal românico de entrada da catedral escondido detrás da atual fachada barroca, é um dos melhores exemplos de escultura do século XII (Entrada visita ao pórtico 12,00€/2019, a catedral é gratuita). No interior do templo realiza-se diariamente a missa do peregrino às 12H00, após a qual ocasionalmente se realiza o "botafumeiro". Destaque para capela-mor e retábulo (onde subir para abraçar o santo), coro, Porta Santa e cripta (onde está sepultado o santo).
Praza das Pratarías
 |
Fonte dos Cavalos e fachada românica da catedral de Santiago de Compostela, Espanha. |
Este é um recanto da Cidade Velha que a toda a gente cativa. O nome de pratarias desta praça provém do ainda resistente negócio de ourives de prata que aqui se assentou desde a época medieval. Dessa época apenas resta a fachada românica da catedral, à qual foram posteriormente anexados outros elementos românicos provenientes do porta norte da catedral, criando um pequeno museu desconexo do românico da catedral. Ao seu lado sobe aos céus a torre sineira da catedral, conhecida como a Torre Berenguela, nome do bispo que a erigiu no sec. XIV, ainda que a atual seja do XVII albergando o relógio. Em frente à porta a Casa do Cabido (sec. XVIII), um edifício fachada com apenas 4 metros de profundidade e construído para completar esta praça. Lateralmente encontra-se ainda o Painel do Claustro da catedral, com fino traço renascentista e frente a este o antigo Banco de Espanha (sec. XX), hoje museu dos peregrinos. Ao centro da praça a fonte dos Cavalos (sec. XVIII).
Praza de Quintana
 |
Porta Santa (exterior) na praça de Quintana, Santiago de Compostela, Espanha. |
Aqui situa-se a Porta Santa, que apenas abre nos anos jubilares (Xacobeos), ou seja quando o dia do santo, 25 de julho, caí em domingo. A porta encontra-se na deambulatório do templo, ainda que exteriormente esteja integrada numa falsa fachada barroca que esconde a abside. Em frente uma alta parede monástica com as janelas com grades esconde a clausura das freiras no interior do mosteiro de S. Paio de Antealtares (XVII).
Praza da Imaculada
 |
Mosteiro de S. Martín de Pinário, Santiago de Compostela, Espanha. |
Corresponde ao lado porte da catedral e onde terminava o caminho francês. O enorme edifício do mosteiro de S. Martín Pinário (sec. XVIII), que atualmente alberga um museu e onde se podem visitar os seus claustros, vai levar a que o Cabido decida remodelar a porta norte da catedral para harmonizar-se com o novo vizinho fronteiro, encarregando a Ferro Caaveiro em 1757. Esta praça é conhecida como "Azechivaria" pois aqui se estavam os artesãos que trabalhavam esta pedra semipreciosa galega. Como banda sonora nesta praça o som da gaiata de foles que alguém toca no túnel que nos devolve à praça do Obradoiro.
Cidade Velha
 |
Pormenor nas ruas de Santiago de Compostela, Espanha. |
Antes de regressar à praça do Obradoiro, façamos uma rota pela Cidade Velha. Subindo a rua Azibecheria, alcança-se a praça de Cervantes, homenageado em busto ao cimo da coluna no centro da praça, rodeada de tradicionais casas de granito com janelas brancas. A próxima etapa é o Mercado de Abastos de Santiago, ideal para viver o quotidiano local e aproveitar para comer nas tascas e restaurantes que ali se encontram. Outra praça a não perder-se é a do Toural, local do antigo mercado de gado, e ali ao lado a farmácia Bercansa que mantém todo o encanto do século XIX quando foi fundada. A rua de Franco é artéria dos turistas, mil lojas e restaurantes unindo a catedral a esta zona onde se abre a cidade nova e a Alameda.
Alameda
 |
Catedral desde a Alameda de Santiago de Compostela, Espanha. |
Este é o refúgio para fugir à agitação das ruas cheias de peregrinos e turistas, um jardim, onde sentar-se e recuperar forças e quem sabe ir até ao miradouro com uma das mais belas vistas da catedral!
TAMBÉM TE PODE INTERESSAR
Sem comentários