Lago de Como, visitar as belas vilas de Varenna e Bellagio

Lago de Como, Itália.
Este era um destino secreto e quase exclusivo para milionários e famosos que se podem permitir o luxo de alugar villas nas margens do lago... ou melhor, atualmente com a democratização das viagens já é possível encontrar novas formas de alojamento e a massificação permite serviços por preços mais moderados. Contudo optámos por aproveitar a estada na Lombardia e fazer uma excursão de um dia desde a vizinha Bérgamo.

A ideia inicial passava pela deslocação em comboio desde Bérgamo a Lecco e desde aqui usar o serviço regular de navegação do lago para ir conhecendo alguma das pitorescas aldeias e vilas desde o interior duma embarcação até chegar a Bellagio. Por falta de previsão deixou-se esta excursão para um dia em que o serviço de ligação entre Lecco e Bellagio não era operado, pelo que houve que alterar os planos iniciais e fazer nova ligação ferroviária até Varenna onde apanhar o ferry até Bellagio.

Dica mais que necessária confirmar bem o trajeto e datas, pois atendendo às temporadas a empresa que detém o serviço público de transporte no lago (este é o enlace para o sitio oficial) pode não garantir todas as ligações.

O lago Como, o mais profundo da Europa (416m de profundidade) e o terceiro em extensão em Itália, é um daqueles destinos que todo o viajante deve visitar pelo menos uma vez, ainda que seja num dia de chuva...

A viagem de comboio de Bérgamo a Lecco faz-se em 40 minutos, e no caso mais 30 minutos para chegar depois a Varenna.

Lecco, é uma vila onde deter-se para uma rápida visita pois o seu passeio fluvial e a sua praça central, junto ao porto de recreio, permitem facilmente aceder à basílica de S. Nicolau, padroeiro dos pescadores e do lago. Destaca a sua alta torre campanário, que marca o ritmo da vila. Outra torre, a denominada Viscontea (sec. XIV), documenta o período em que esteve administrada pelo Visconti de Milão.

Basílica de S. Nicolau, Lecco, Itália.

Vista sobre o lago Como desde Lecco, Itália.

Varenna é uma das aldeias mais bonitas do lago Como, chegar de comboio ou de barco far-te-á perceber a beleza desta pequena povoação. As ruelas estreitas e empinadas cheias de flores, a igreja de San Giorgio (sec. XIII), a passarela ao longo do rio, as casas pintadas de cores pastel, ... quase tudo são pequenas coisas que formam um conjunto apaixonante. A isto há que somar o castelo di Vezio, a nascente do rio e a sua cascada.

Chegando a Varenna, Itália.

Varenna vista desde el lago Como, Itália.


Bellagio, aldeia privilegiada pela sua posição no centro da Y invertida que conforma o lago Como, que regista ocupação desde o tempo dos romanos, e que desde o século XIX assiste como a aristocracia europeia a escolhe para a construção de villas, tradição que subsiste nas visitas atuais das estrelas do cinema e do mundo da canção, algumas das quais com residência nesta bela povoação ribeirinha. Jardins, ruelas íngremes repletas de lojas e restaurantes, villas e a igreja di San Giacomo (sec. XI) ou a di Santa Maria de Loppia (sec. X), ou ainda o mirante árabe dos jardins da Villa Melzi, tudo boas razões para perder-se em Bellagio.

Cais de embarque de Bellagio, Itália.

Luxo em Bellagio, Itália.

Igreja Sta. Maria de Loppia, Bellagio, Itália.

Ruela de Bellagio num dia de chuva.

Pulpito da igreja de S. Tiago em Bellagio, Itália.

Bellagio vista desde o lago.

A segunda hipótese para esta excursão é, se alojado ou partindo de Milão, realizar esta excursão desde Como, no lado oposto do Y invertido que forma este lago e chegar assim até Bellagio ou outras localidades nas margens do lago.

Outras das localidades que parecem merecer a visita mas que não se visitaram nesta excursão são Tremezzo, Menaggio ou Como que ficarão na lista para uma próxima visita.

Lago de Como, Itália.

Lago de Como, Itália.

TAMBÉM TE PODE INTERESSAR


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.