7 apontamentos para visitar Logroño, capital da Rioja


Concatedral de Logroño, Espanha.
Logroño (Logronho) é a capital da região autónoma espanhola de La Rioja, conhecida internacionalmente pelos seus vinhos, e que foi ao longo dos séculos ganhando importância por encontrar-se no Caminho de Santiago, aportando-lhe riqueza e população, atingindo atualmente os 150.000 habitantes.

1. Calle Laurel

Petiscando na rua Laurel, Logroño, Espanha.
Esta rua Laurel (louro), situada em pleno centro histórico é talvez o principal "monumento" de Logroño. É em trono desta tradicional rua de tabernas que se vivem os maiores momentos de convívio cidadão, regado pelos bons néctares produzidos na região e pelos petiscos, aqui chamados "pitxos", que atraem autóctones e forasteiros, a percorrer esta zona. Como o preceito é ir de tasca em tasca, bebendo e provando a especialidade de cada estabelecimento, tomam pequenas porções de vinho e/ou cerveja apenas para regar a iguaria típica e poder partir à descoberta da próxima, misturando as tradicionais tabernas com os modernos locais de moda.

2. Concatedral Santa Maria La Redonda

Interior da concatedral de Sta. Maria La Redonda, Logroño, Espanha.

A importância histórica e religiosa de Logroño ligada ao Caminho de Santiago provém da existência da ponte que possibilita o passo do rio Ebro que a atravessa a cidade, e junto a ela ergueu-se a igreja atual no século XVI, sobre outra anterior, sofrendo benefícios barrocos. A fachada (sec. XVI) em concha delimitada por duas torres sineiras (sec. XVIII) é um dos seus elementos distintivos, enquanto interiormente destaca o retábulo mor.

3. Igreja Imperial de Sta. Maria do Palácio

Zimbório da igreja Imperial de Logroño, Espanha.
Foi o rei Afonso VII de Leão que ordena e subsidia a sua construção para albergar os Templários no seu reino, em 1130, outorgando-lhe o título de Imperial. Atualmente dessa primeira fábrica sobrevive o zimbório octogonal. Posteriormente, sobretudo nos séculos XIV e XV, onde se edifica a nova cabeceira, e posteriormente no século XVIII reforçado todo o templo.

4. As pontes

Ponte Sagasta, Logroño, Espanha.
A ponte de Pedra atual foi construída após uma enchente no sec. XVIII que derrubou o anterior desconhecendo-se por essa razão a sua verdadeira origem. Atualmente existem quatro pontes cruzando o rio Ebro em Logroño, sendo outra referência histórica a ponte de Ferro, datada de 1882, também conhecida como Sagasta, pois é a rua que a conecta com o centro. 

5. Igreja S. Bartolomeu

Portal da igreja S. Bartolomeu, Logroño, Espanha.
Ao igual que a concatedral, e por pertencerem ao Caminho de Santiago, estão classificadas como Património Mundial. Este templo ao ser o mais antigo conservado em Logroño, apresenta ainda feições românicas e um belo portal gótico que qual banda desenhada apresenta a história de S. Bartolomeu. É seguramente um belo espaço que encanta os peregrinos e turistas. 

6. Muralha e Cubo do Revelim

Centro interpertativo do Cubo do Revelim, Logroño, Espanha. Foto Turismo La Rioja
São os únicos restos que sobreviveram ao expansionismo da cidade, recordando a muralha medieval que a envolvia, neste caso com o revelim melhorado no século XVI para resistir às peças de artilharia que começavam a usar-se nas contendas bélicas. Alberga um centro interpretativo. Junto a ela, no antigo convento das Mercedes, o parlamento regional da Rioja.

7. Calle Portales

Rua Portales a principal arteria de Logroño, Espanha.
A rua Portales, é uma artéria central da cidade que junto à rua Sagasta permitem vislumbrar a decúmano e cardo máximos da antiga cidade romana de Vareia que aqui existiu. Atualmente é uma rua comercial e nos permite chegar à praça do Mercado ou à antiga fábrica de Tabaco (museu arte contemporânea), além de ser um sitio ideal para sentar-se e refrescar-se nas esplanadas.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.