Visitar o Museu dos Coches em Lisboa

Museu dos Coches, Lisboa.
O museu dos Coches é o segundo espaço museológico mais visitado em Portugal logo depois do vizinho Museu Berardo (2018) instalado no Centro Cultural de Belém. Apresentando-se como a coqueluche do património nacional pela excelência da sua coleção e pelo facto de ser uma coleção única no seu género no mundo, o museu dos Coches é paragem obrigatória numa visita a Lisboa.

Atualmente o museu encontra-se instalado num edifício pensado de raiz para albergar a coleção junto ao Mosteiro dos Jerónimos e justamente em frente do antigo Picadeiro Real, que acolheu a coleção até 2015.

Museu dos Coches, Lisboa.

O novo edifício e a sua musealização (redefinida em 2017) permitem conhecer a história de Portugal através das viaturas de gala e de passeio do século XVII ao século XIX, que pertenceram maioritariamente à Coroa Portuguesa e à Casa de Bragança. O traço do novo museu pertence ao arquiteto brasileiro Paulo Mendes da Rocha, premiado com o "Nobel da arquitetura", o Prémio Pritzker, em 2006. A ideia foi criar um espaço suspenso sobre o piso térreo, em que os coches e demais carruagens pudessem ser observados de vários ângulos pelos visitantes dando-lhes o espaço que lhes faltava no antigo picadeiro.

Antigo Picadeiro Real, Lisboa.
O museu foi aberto em 1905 no antigo Picadeiro Real por iniciativa da rainha D. Amélia, esposa de D.Carlos I, que na aurora do aparecimento dos automóveis, destinou este espaço para a exposição, partilhando a rica coleção composta por coches, berlindas, carruagens, seges, carros triunfais e até pequenos atrelados para brincadeira dos pequenos príncipes e princesas. A memória de fundadora deste museu permanece neste edifício barroco, com a exposição do seu retrato e do seu manto real, na escadaria do picadeiro, que dá acesso à galeria superior.

O antigo Picadeiro Real serviu até à data da sua transformação em museu, para albergar a Escola Equestre, que além do ensino da arte de cavalgar aos membros da família real se destinava a perpetuar a pureza do cavalo lusitano, criada em 1748 por iniciativa de D. João V na Coudelaria de Alter, e à arte de equitação clássica. Quanto ao edifício atual deve-se ao rei D. João VI que substituí um anterior picadeiro por este belo edifício barroco, que permanece como complemento à visita ao museu, mantendo peças da coleção do museu, além da visita ao edifício.

Museu dos Coches, Lisboa.
As principais peças do museu são os 3 coches triunfais sobreviventes da embaixada composta por mais doze outros coches que o rei D. João V enviou ao papa Clemente XI em 1716 de forma a promocionar-se junto a este. O principal coche, denominado dos Oceanos, ostenta a representação do oceano Atlântico e do Índico, unidos pelos portugueses no século XVI quando da travessia do cabo da Boa Esperança a caminho da Índia, e que era o principal da comitiva regia enviada a Roma.

Outros dos coches principais da coleção são os que integraram a Troca das Princesas, merecendo destaque no plano expositivo e pelo valor histórico, nomeadamente o coche da mesa.

A peça mais antiga da coleção é o coche que Filipe III de Espanha usou em 1619 quando visitou o nosso país como regente, sendo a última incorporação na coleção o "coche do regicídio", no qual o rei D. Carlos I e o pricipe heredeiro Luis Filipe foram assassinados a 2 de Fevereiro de 1908, enquanto entravam no Rossio lisboeta vindos de Vila Viçosa.

A entrada conjunta para o museu e picadeiro é de 10,00€/2019.

Museu dos Coches, Lisboa.

Museu dos Coches, Lisboa.

Museu dos Coches, Lisboa.


TAMBÉM TE PODE INTERESSAR


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.