Linares e Andújar

Para completar uma visita a Jaén, na Andaluzia (Espanha), propomos-te uma serie de três localidades que podem por elas mesmas serem consideradas como outro roteiro e destino para uma escada de fim de semana, Linares, Andújar e Montoro sobre a qual já escrevemos um apontamento.

Linares

Hospital Marqueses de Linares, Linares, Espanha.
Linares, a 47 km a norte de Jaén, é uma cidade que teve a sua idade de ouro no século XIX com a extração industrial de chumbo, já conhecido desde a época romana, e que progressivamente foi perdendo importância na economia local, fechando a última mina nos finais do século XX. Ao longo dos caminhos de acesso e inclusive na própria cidade encontram-se vários testemunhos dessa atividade industrial, poços, torres, chaminés, estações de comboio... Tudo isso apenas recorda o seu passado mais recente.

Contudo foi também de debaixo do chão que nos últimos anos têm saído novas descobertas que colocam Linares nos livros de história, dado os achados arqueológicos que surgem nesta zona povoada pelos Iberos, principalmente por aqui se encontrar a maior cidade conhecida desta civilização, Cástulo.

Museu Monográfico de Cástulo, Linares, Espanha.

Para conhecer um pouco mais da cultura ibera, é aconselhável a visita ao conjunto arqueológico do Cástulo (entrada gratuita/2019), situado a 5 km da cidade, e que se deve completar com a visita ao museu arqueológico Monográfico do Cástulo (entrada gratuita/2019), no centro de Linares ocupando um antigo palácio renascentista da família Dávalos Biedma com um interessante claustro. O espaço museológico estende-se pelos 3 pisos do edifício e onde se expõem as principais peças recolhidas ao longo dos anos no Cástulo, cidade ibera que foi ocupada até ao século XIII.

Interior da igreja de Sta. Maria Maior, Linares, Espanha.
É na praça do Ayuntamiento que se  situam alguns dos edifícios históricos de Linares:
  • Munición, antiga fábrica de armas e munições datada do sec. XVIII por ordem do rei Carlos III de Espanha cujo escudo ornamenta a sua fachada;
  • Pósito, antigo celeiro que foi posterior prisão, edificado no sec. XVIII, e que atualmente acolhe o centro de interpretação da cidade e o museu de Raphael, cantor natural desta localidade e que desde os anos 60 do século XX é uma referência da música espanhola, único possuidor de um disco de urânio que reconhece os seus 50 milhões de discos vendidos.
  • igreja de Sta. Maria Maior ocupando no sec. XIII o espaço da antiga mesquita, que foi alvo de posteriores de obras de melhorias renascentistas pelo mestre Andrés de Valdevira, sendo de uma extraordinária beleza.
Museu Raphael, Linares, Espanha.

Portal do antigo hospital de S. João de Deus, Linares, Espanha.

Merece a pena aproximar-se ao antigo hospital S. João de Deus para observar o belo portal rococó.

Outros edifícios que testemunham o desenvolvimento de Linares no século XIX, são:

  • hospital dos Marqueses de Linares, oferta do 1º marquês deste título criado para reconhecer-lhe a labor política e económica no desenvolvimento da localidade, estando sepultado na cripta da capela deste hospital neogótico.
  • estação de Madrid, uma das 4 estações com que contava a cidade, construída em 1925 em estilo neomudéjar, e da qual sobreviveram também outras edificações anexas como o cais de carga, onde se situa o centro de interpretação mineiro, e os antigos urinários hoje destinados a serviços municipais.

Andújar

Antiga Casa de Comédia, Linares, Espanha.
Andújar, a 45 kms de Linares a oeste e a 45 km de Jaén a sul, é atualmente conhecida principalmente por ser sede do parque natural homónimo onde reside a maior comunidade de linces da península ibérica e por ser palco da romaria anual ao santuário da Virgem da Cabeça, celebrando-se ininterruptamente desde o século XII e de grande devoção e fama regional.

A fundação de Andújar corresponde à transferência da população desde a antiga localização, numa freguesia vizinha, para a atual localização no sec. IX, com a construção de uma vila medieval fortificada pertencente ao Emirato de Córdoba, conquistada pelo rei santo Fernando III.

Uma das experiências a realizar em Andújar é um safari em busca de encontrar o lince e a diversa fauna que habita o parque natural, que passou a ser um dos roteiros a realizar em breve.

Em relação ao percurso monumental no centro da localidade, permite aproximar-se e conhecer a história e evolução de Andújar visitando:

Praça Sta. Maria, Linares, Espanha.

  • Muralhas medievais e abaluartadas, existem ainda torres e troços da muralha de primeira fábrica almóada e posteriores reforços no séc. XIV, visíveis na rua Hoyo (onde existe uma planta desta muralha, troços e torre junto à Fonte Sorda. 
  • Palácio municipal ou antiga Casa de Comédias, foi edificada no sec. XVI com o propósito de ser o teatro local, ainda nesse século perdeu tal função por pressão religiosa, passando a usar-se como quartel. O terremoto de Lisboa (1755) faz-se notar nestas terras o que vai prejudicar gravemente a estrutura do edifício que sofrerá obras para albergar o Ayuntamiento, transformando-se a sua fachada ao gosto neoclássico. 
  • igreja de S. Miguel, de origem gótica e bela portada plateresca na fachada e outras góticas nos laterais.
  • Ermita da Virgem da Cabeça, datada dos inicios do século XX, é a casa neogótica da padroeira de Andújar, cujo santuário se situa na serra onde decorre a romaria em Abril.
  • igreja de Sta. Maria Maior e Torre do Relógio, ocupando seguramente a antiga mesquita, ergueu-se no sec. XV em estilo gótico e faz companhia à torre do relógio datada da mesma época e onde se encontra o posto de turismo. No interior da igreja encontra-se uma pintura atribuída a El Greco. O topo da torre do relógio é um bom miradouro sobre a cidade.
  • casa Albarracín, apenas resta o portal de entrada do primitivo ayuntamiento, de traça gótica e na qual surgiam os escudos que foram apagados quando se transferiu a instituição para o atual edifício.
  • fachada da casa Perez de Vargas, após a demolição do palácio setecentista no final do sec. XX, a fachada foi colocada sobre a casa dos Segundos Cárdenas, a fachada é conhecida como "as argolas" mas também podia chamar-se-lhe das almofadas.
  • palácio Cárdenas, atual tribunal, inclui a capela de Sta. Ana, edificada no sec. XVI com torre miradouro com arcos renascentistas.
  • casa-palácio dos Niños de Don Gome, a mais curiosa e bela fachada de todas as existentes en Andújar, que deve o nome aos dois guerreiros, com amplo bigode que adornam a fachada. Atualmente é um museu arqueológico.
  • casa Coelho de Portugal, uma das famílias que a ocuparam ao longo dos séculos e que inicialmente foi edificada no sec. XVII, o portal principal data do sec. XVIII enquanto a fachada de esquina nas traseiras apresenta as armas dos Coelhos de Portugal.
Casa de los Niños, Linares, Espanha.

À saída de Andújar em direção à autoestrada encontra-se a ponte sobre o rio Guadalquivir que diversos autores apontam como romana enquanto outros a dizem medieval.
Igreja S. Miguel, Linares, Espanha.

Também te pode interessar ler isto:


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.