![]() |
Vejer de la Frontera, Espanha. |
Depois de olhar os grandes centros de atração turística há que ter ir ao encontro da realidade popular refletida nos recantos que conservam a verdade de um pais de muitas culturas que se fazem presentes nas aldeias, algumas delas consideradas como tesouros que souberam conservar a essência deste slugares.
Sobre o título de "pueblos más bonito de España" existe uma associação de aldeias que, atendendo a uma série de critérios, se uniram para conservar, melhorar e promover as suas localidades, sendo que anualmente se vão unindo mais a esta associação. Atualmente (2018) são 68 aldeias com menos de 15.000 habitantes, com um património cultural ou natural reconhecido e espalhados por toda a geografia espanhola.
Ao longo dos passeios por Espanha, à qual dedicamos muitos percursos, por proximidade e atratividade, vamos tropeçando ou propositadamente indo ao encontro destas aldeias, que junto a outros destinos ou isoladamente temos visitado, entendendo que dando-lhes visibilidade contribuímos para a sua sustentabilidade.
A lista abaixo elenca as aldeias que pertencendo a esta lista já foram objeto de um apontamento ou roteiro aqui no blogue, estando organizada pelas regiões autónomas espanholas:
Aragão:
visitar Albarracín
Cantábria:
Santillana del MarCastela - Mancha:
visitar Villanueva de los Infantes
Castela e Leão:
AyllónUrueña
La Alberca
Visitar Puebla de Sanabria
Extremadura:
ver Guadalupe
San Martin de TrevejoGaliza:
ver Mandoñedo
Sem comentários