10 (+1) apontamentos para visitar Cádiz

Cádiz (Espanha), vista desde a torre da catedral.
Fundado como uma fortaleza fenícia (Gábir) no ano 1104 a.C., tornou-se no mais importante entreposto comercial entre a península Ibérica e o mundo mediterrânico. Se na antiguidade era uma ilha, que tanto gregos e romanos privilegiaram foi sucessivamente unindo-se pelo assoreamento ao resto do continente, enquanto bizantinos, muçulmanos e cristãos lhe davam forma.

Se além de Cádiz, e das suas praias, tens uns par de dias, fica o conselho um saltinho a Jerez de la Frontera, Vejer de la Frontrera ou o roteiro dos "Pueblos Blancos".

Praça das Flores, Cádiz, Espanha.

A cidade volta a ter um papel primordial na economia espanhola na época dos descobrimentos, sendo um dos portos de partida, mas sobretudo como porto de chegada, onde aportam as naus carregadas com mercancias que irão torná-la num importante entreposto burguês no sec. XVIII, com a transferência desde Sevilha da Casa da Contratação, responsável pelo monopólio do comércio americano. Ainda hoje o seu porto é porto de saída de mercadorias para a exportação e de chegada dos paquetes carregados de turistas à descoberta da cidade andaluza.

1. Bairro do Pópulo

Porta de Pópulo, Cádiz, Espanha.
Correspondendo ao bairro medieval de Cádiz, aqui se encontram restos das muralhas e castelo medievo, a Casa do Almirante (sec. XVII), a catedral velha (sec. XVII) e as portas Blanco, Rosa e do Pópulo, onde se situa a capela mariana que dá nome ao bairro. Este é um local ideal para petiscar ao meio dia ou refrescar-se nas noites estivais.

2. Catedral Nova

Interior da Sé Nova de Cádiz, Espanha.
Se a catedral velha, a poucos metros, estava dedicada à Santa Cruz, esta nova construção barroca e neoclássica irá receber o cognome de "Santa Cruz sobre o mar" reafirmando a poder económico que a cidade adquire no final do sec. XVIII e XIX e o seu papel ultramarino. Ao longo dos 116 anos que demorou a sua construção foram muitas as alterações introduzidas aos planos iniciais, exemplos da evolução artística. A cripta, torres e cúpulas, além da impressionante fachada demonstram a riqueza que se viveu em Cádiz nesta datas. (Entrada 6,00€/2018).

3. Teatro Romano 

Vomitório (galeria interior) do teatro romano de Cádiz, Espanha.
Através do centro de interpretação acede-se às ruínas do teatro romano, descoberto em 1980, debaixo da zona medieval. Com uma capacidade estimada de 10.000 espetadores, está escavada parte da plateia, vomitórios e palco. As miniaturas expostas ajudam a entender este espaço conquistado ao mar do sec. I a.C. e onde tinham lugar a representação das clássicas dramas e comédias gregas.

4. Mercado Central

Mercado Central de Cádiz, Espanha.
Aliando o gosto neoclássico da sua génesis ao modernismo dos anos 20 do século XX da sua primeira alteração este, ao igual que quase todos os mercados, é um ponto de visita pelo contacto com o quotidiano urbano aliado a uma cada vez maior oferta de produtos artesanais e gastronomia que ocupam as bancas destes mercados. A galeria que o delimita interiormente com as colunas e capiteis dóricos é uma verdadeira delicia visual.

5. Monumento à Constituição e Oratório S. Filipe

Oratório de S. Filipe Néri, Cádiz, Espanha.
A sua posição "ao fundo" de Espanha, levou a que durante as ocupações napoleónicas, aqui se refugiasse a capital da nação e suas instituições. No oratório de S. Filipe Néri, reuniram-se as Cortes Espanholas (parlamento) em 1812, tendo redigido a primeira constituição do país. No exterior várias placas relembra o evento, bem como o monumento erguido à beira-porto.

6. Torre Tavira

Vista de Cádiz desde a torre Tavira, Espanha.
As torres mirantes, que são imagem de marca desta cidade, desempenharam um papel crucial na sua economia, desde que no sec. XVII se ergueram quais minaretes muçulmanos sobre as terraços dos edifícios para permitir observar ao longe a chegada de navios ao porto. Restam cerca de 120 dessas torres, algumas de uma beleza excecional tais como as "quatro torres", "la bella escondida" ou a torre Tavira com o sua câmara escura (imprescindível!) (Entrada 6,00€/2018).

7. Bairro La Viña e praia La Caleta

Rua Palma na Viña, Cádiz, Espanha.
Considerado o bairro mais popular da zona histórica de Cádiz, é aqui que durante as festas de Carnaval se podem ouvir as "chirigotas" e outros grupos que deambulam pelas ruas cantando as suas canções cómicas. Antes de sair do bairro não deixes as "tortillas de camarón", as "ortiguilhas" ou um petisco de atum. Saindo pela rua de Palma em direção ao mar encontrarás a praia urbana de "La Caleta" com o seu balneário.

8. Fortalezas de Sta. Catarina e S. Sebastião

Castillo de Santa Catalina em Cádiz, Espanha.
A Fortaleza de Sta Catarina, junto ao jardim Genovês, é uma estrutura defensiva (sec. XVII) que ajudou a defender a cidade dos ataques e que hoje, além de espaço expositivo e sala de festas, dá abrigo a um "tablao" flamenco. Desde esta fortificação, através de um passadiço ao longo do mar tem-se acesso à ilha de S. Sebastião, também protegida por uma fortaleza (sec. XVIII).

9. Museu de Cádiz

Estátua de bonze de Hércules, Museu de Cádiz, Espanha.
De ser um armazém de espólio de antigos conventos a ser um museu imprescindível no sul da península. Os melhores sarcófagos fenícios conhecidos são umas das peças estrelas deste museu que contem outras peças como deus Hércules do templo de Sancti Petri ou as pinturas de Zurbarán trazidas desde a Cartuxa de Jerez de la Frontera. (Entrada gratuita).

10. Calle Ancha e Santo António

Calle Ancha e pormenor do candeeiro com as armas de Lisboa, Cádiz, Espanha.
Numa cidade rodeada de água o espaço é seguramente um fator determinante para a sua urbanização, daí que a rua "Ancha" (larga) e a praça de Sto. António chamem a atenção. A rua é uma artéria comercial da cidade em que não podes deixar de admirar os candeeiros de Lisboa que ali existem... a saber porquê! Na praça destaca a igreja homónima (sec. XVII/XIX) em frente da qual as crianças gaditanas aproveitam para brincar ao sol.

Praia da Barrosa

A beleza desta praia merece a visita. Praia da Barrosa, Cádiz, Espanha.
Perto de Cádiz fica uma das mais belas praias de Espanha, e à qual não deves faltar para, pelo menos, um final de tarde à sombra da Torre Bermeja (sec. XVI) e de olhos postos na ilha-fortaleza (sec. XVII) de Sancti Petri.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.