O objetivo principal deste roteiro era contemplar o "reventón" do rio Mundo, ou seja contemplar no seu maior esplendor a cascata que é a nascente deste rio.
Situado na região de Castela-Mancha, em Espanha, este fenómeno acontece quando existe muita precipitação ou se verifica o desgelo dos picos da serra do rio Segura, condições que não se verificaram no dia da visita, mas que atendendo à contínua estação de chuvas que se aconteceu neste inverno justificou largamente a visita dado a quantidade de água que existia no aquifero subterrâneo.
Completando os dias de visita a esta zona de Castela-Mancha, traçou-se um roteiro que abaixo apresento que espero sirva de inspiração para a uma visita.
Aýna
Sobre a escultura duma vespa no mirador de Aýna, Espanha.
Conhecida como a Suíça da região da Mancha, merece justificadamente este epiteto pois a sua localização e entorno assemelha-se ao que eu considero as mais belas paisagens europeias no entorno da Áustria e Suíça. Além do mais esta aldeia, de menos de 1.000 habitantes, é reconhecida, pelo menos em Espanha, como um dos cenários do filme cómico e surrealista do realizador José Luis Cuerda, que aconselhamos ver ou rever antes de visitar esta povoação, tanto mais que muitos dos seus recantos estão ligados ao filme "Amanece, que no es poco".
Riópar
No interior do museu de Riópar, Espanha.
Esta antiga localidade industrial surgiu em torno da Real Fábrica de Bronzes e Latão de S. João de Riópar, que aqui se instala em 1773, por iniciativa do engenheiro hispano-austriaco Juan Graubner. Da sua iniciativa se construíram várias zonas industriais aproveitando a existência da descoberta de uma mina de hemimorfite uns anos antes, um mineral usado para a extração de zinco, que junto ao cobre dão origem ao latão. Mineiros e operários fabris requereram a construção de habitações em torno dos seus novos locais de trabalho dando origem ao que hoje se conhece como Riópar. Ainda que a atividade mineira e industrial tenha desaparecido mantêm-se ainda as suas estruturas, bem como um museu que retrata todo o seu passado, e alguma pequena industria fundada por antigos trabalhadores.
Riópar Viejo
Igreja e castelo de Riópar Viejo, Espanha.
Antes da fundação das fábricas junto aos rio esta era a sede deste concelho. Situada no cimo de um monte (1150 m de altitude), foi paulatinamente sendo abandonado em favor da zona industrial entretanto fundada no sec. XVIII em torno da exploração mineira, atualmente residem apenas 2 ou 3 pessoas no local ao qual se juntam muitas casas rurais de vistas deslumbrantes. O castelo (sec. XIII), a igreja do Espírito Santo (XV), o cemitério local e os miradouros em redor do castelo são os pontos de interesse deste local.
Alcaraz
Plaza Mayor de Alcaraz, Espanha.
É seguramente o ponto mais forte, a nível de património construído. Trata-se de um conjunto monumental onde se destaca a praça Mayor, um conjunto de arcadas e duas torres renascentista que lhe marcam o caráter. A vizinha igreja da Santíssima Trindade (sec. XIV/XV), o portal renascentista dos Paços do Concelho e uma serie de outros portais, a judiaria, os restos dum enorme aqueduto e o santuário de N. Sra. das Cortes, nas redondezas da vila, completam esta visita.
Muralhas abaluartdas de Elvas. O nome de Elvas não é desconhecido para nenhum português, pois por aqui passaram muitos compatriotas no ...
Destaque
Reserva o teu alojamento
!doctype>
Quem sou ...
Este é um caderno cheio de memórias de passeios e viagens, que te permitem conhecer destinos quer ao lado da porta de casa quer mais distantes. São experiências compartidas e conselhos para sair à descoberta. Vem daí!
Sem comentários