Atascaburras, comida simples de Castela-Mancha

Atascaburras.
Também denominado "Ajoarriero", trata-se de uma iguaria simples que não é estranha ao gosto luso, quanto mais tratar-se de uma receita de bacalhau seco!

A sua origem deve-se aos almocreves que atravessavam as terras de Espanha, ligando por via terrestre os portos do mar Cantábrico (a norte) com a costa mediterrânica, transportando mercadorias, incluindo o bacalhau seco que transformaram nesta comida que os ajudava a combater o frio.

A simplicidade dos ingredientes traduz aquilo que podiam encontrar no caminho ou que carregavam nos seus asnos: azeite, alho, batatas, ovos e nozes. Alguns historiadores apontam inclusive que o atascaburras poderá ser inclusive anterior à chegada da batata à Europa, substituindo esta o ancestral nabo com que era confecionado anteriormente.

Trata-se essencialmente de uma papa feita com a cocção das batatas, facilitando a sua ingestão em tempos em que os cuidados da dentição não eram costume, e que permitia uma refeição económica e quente para combater os frios serranos.

Simples e nutritivo, o que era perfeito até para encher as burras, daí o "atascaburras"!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.