+ 15 apontamentos para visitar o Porto (com mapa)

Observando o rio Douro desde as escadas de Codeçal, Porto.
À cidade do Porto sempre há que regressar. Depois dos 12 apontamentos essenciais para uma primeira incursão pelas ruas do Porto, ficam mais 12 apontamentos para descobrir as curiosidades desta cidade e completar o teu roteiro pela cidade do Douro. 

No mapa estão assinalados a vermelho a dúzia de sítios e monumentos sobre o Porto e agora a azul as novas curiosidades e experiências para viver a "Invicta".



1. Casa Gomes Sá

Placa comemorativa de Gomes Sá no Muro dos Bacalhoeiros, Porto.
José Luís Gomes Sá, negociante de bacalhau, nasceu nesta casa onde teve também o seu armazém no Muro dos Bacalhoeiros, inventou a melhor promoção para o seu produto confecionando-o numa receita que hoje faz parte do receituário nacional e uma das mil e uma formas de cozinhar o fiel amigo!

2. Casas do Cabido

Alto relevo com a imagem de S. Miguel na rua das Flores, Porto.
A rua das Flores, outrora denominada de Santa Catarina das Flores, foi mandada abrir pelo rei D. Manuel I em 1518, tendo ali estabelecido-se ao longo dos tempos várias casas nobres, as casas e igreja da Misericórdia (sec. XVI/XVIII) e as casas que pertenciam ao cabido da Sé e que ainda hoje ostentam a representação do arcanjo S. Miguel, símbolos dos cónegos da Sé, podes vê-las nos nºs. 192, 202 e 224.

3. Quem és, Porto?

Painel de azulejos na rua da Madeira, Porto.
São 135 m2 de fachada com 33.000 azulejos que formam o maior painel de azulejos comunitário da cidade. O projeto artístico promovido em 2015, desenvolveu-se ao longo de 4 meses em que se representou neste azulejos a essência do Porto respondendo à pergunta: Quem és, Porto?

4. Lojas tradicionais

Rua do Bonjardim, Porto.
O Porto tem um dinamismo comercial que têm as suas origens em muitas lojas históricas e tradicionais dos mais diversos tipos de comércio. Desde farmácias, ouriversarias, confeitarias ou mercearias são muitas as lojas que se espalham ao longo das artérias comerciais na zona de Santa Catarina ou do mercado do Bolhão.

5. Casa e museu de Serralves

Interior da Casa de Serralves, Porto.
Em 1999 abre o Museu de Arte Contemporânea num edifício emblemático de Siza Vieira englobado no parque e jardins de Serralves. Foi em 1930 que o 2º marquês de Vizela, endinheirado pelos seus negócios têxteis, manda construir na sua quinta familiar uma casa que rapidamente se destacou como exemplo da Art Déco na Europa.

6. Igreja Santa Clara

Interior da igreja de Santa Clara, Porto.
Ao igual que a igreja de S. Francisco, na Ribeira, aqui também a estrutura gótica do edifício foi completamente coberta por talha dourada no sec. XVIII. A visita ainda que gratuita pode sofrer constrangimentos pelos trabalhos de conservação que ainda  decorrem, mas que não são desculpa para não conhecer este templo do barroco.

7. Muralha Fernandina

Aproveitando a visita a Santa Clara espreita a muralha fernandina à qual podes aceder por uma porta ali ao lado. Além de poder-se percorrer o adarve permite uma espetacular vista sobre o rio Douro, a ponte Luiz I e o funicular que liga a Ribeira à Batalha.

8. Escadinhas de Codeçal

Escadas de Codeçal, Porto.
Este é um caminho alternativo e castiço para chegar à Ribeira. Desde o largo 1º Dezembro começam esta serie de escadas entre casas humildes, pilares da ponte Luiz I, a igreja do Patrocínio e o Recolhimento do Ferro (sec. XVII) decoradas com roupa estendida ao sol.

9. Alminhas da Ponte

Em plena Ribeira um baixo-relevo relembra a tragédia das miles de pessoas que morreram ao tentarem fugir à invasão francesa de 1809, quando em massa usaram a ponte das barcas para fugir aos gauleses, tendo sido levados pelas águas do rio Douro.

10. Palácio da Bolsa

Palácio da Bolsa e estátua Infante D. Henrique, Porto.
No espaço que fora o mosteiro de S. Francisco, nasce em 1842 o edifício sede da Bolsa do Porto, que ali funcionou até quase ao final do sec. XX. O pátio das Nações, a escadaria de granito e a sala árabe merecem o preço da entrada (9,00€/2018).

11. Miradouro da Vitória

Selfie no miradouro da Vitória, Porto.
O percurso desde o jardim da Cordoaria até ao Mercado Ferreira Borges tropeça no renascimento da antiga Cadeia da Relação, no mosteiro de S. Bento, na igreja da Vitória e no miradouro, que apesar de ser um espaço privado permite uma das mais belas vistas sobre o rio Douro, a Ribeira e Gaia.

12. Engraxadoria Suiça

Testemunho da antiga engraxadoria Suiça, Porto.
Na rua Sampaio Bruno, na entrada do que é hoje um hostel, encontrarás uma relíquia dos tempos passados do Porto. Ali no átrio do nº 12 funcionou a Engraxadoria Suiça da qual resta a memória e o testemunho das suas cadeiras onde se sentavam os clientes procurando o brilho dos seus sapatos.

13. McDonald's Imperial

Interior do antigo Café Imperial, Porto.
Nem em 1935 quando se inaugurou o Café Imperial nem todos os passageiros que chegados à estação de S. Bento ao longo dos anos ali tomaram um galão ou os "chicos fininhos" que ali jogaram ao bilhar poderiam imaginar que em 1995 se transformaria numa hamburgueria, considerada a mais bela do mundo!

14. Casa da Música

Casa da Música, Porto.
Desde 2005, ano em que se inaugurou este edifício contemporâneo, qual meteorito caído ao lado da rotunda da Boavista, tornou-se um espaço emblemático do Porto. As salas de concertos recebem um diversificado programa que podem ser o complemento à visita ao Porto.

15. Jardins do Palácio de Cristal

Quando em 1865 se construiu o palácio de Cristal desenharam-se também estes jardins românticos que ainda mantêm o traçado original então planificado. Pode ser o local ideal para tomar um refresco e admirar o rio Douro no fim de mais um dia de visitas. O palácio de Cristal foi substituído pelo Pavilhão Rosa Mota em 1951.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.