Praia das Catedrais, monumento natural

Praia das catedrais, Ribadeo, Espanha.
Situada na Costa Mariña, ao norte da Galiza, a praia das Catedrais aparece sempre nas listas das praias mais belas de Espanha e frequentemente  consta também nas escolhas de várias revista como um dos 5 mais bonitos areais do mundo. A sua beleza não lhe advém das águas cristalinas e/ou turquesas nem dos palmeirais que a pudessem rodear. Esta praia é única pelas formações rochosas transformadas pelo vento e pelas ondas que transmitem a sensação de terem sido talhadas pelo homem, construindo arcobotantes, passadiços, pequenas grutas-capelas e vários algares construindo o mais belo cenário gótico natural da costa cantábrica.

Selfie na praia das catedrais, Ribadeo, Espanha.
Desde 2016 que a praia tem um numerus clausus de visitantes, pelo que na semana da Páscoa e entre julho e outubro há que fazer uma reserva de visita com antecedência, pois diariamente apenas podem descer à praia menos de 5000 pessoas/dia. Contudo o acesso é gratuito, dado de tratar-se de domínio público, podes reservar neste enlace.


Para agendar a visita há que ter em consideração, sobretudo, o horário das marés, dado ser este o responsável pelo acesso ou não ao areal. Para conhecer o horário podes aceder a este enlace. O ideal é chegar uma hora antes da baixa-mar e começar o percurso pelo lado direito da praia, após descer as escadas, dado ser onde se encontram os arcobotantes e as estruturas mais interessantes. É normal, pelo que nas escadas existam engarrafamentos nas subidas e descidas. Todo o cuidado é pouco além do essencial respeito pelos outros visitantes. Previne-te com uma mochila para colocares os sapatos, pois seguramente terás que descalçar-te para cruzar charcos e entrar no mar, mas sempre com cuidado à altura às onda e à evolução da maré.

Se a visita não coincide com a maré baixa podes optar por fazer o percurso pelas arribas, dado existir um percurso assinalado e com passadiços que te permitem ver a praia em segurança.

Outro fator a ter em conta é o estacionamento na zona. Ainda que além do parque habilitado para o efeito, há terrenos particulares nos quais se pode estacionar, é usual que em períodos de maior afluxo de público seja quase impossível encontrar onde parar o automóvel.

Outra hipótese é estacionar em Ribadeo e fazer o trajeto usando os autocarros gratuitos desde a aldeia, ou ainda fazer o percurso das praias (lindíssimas) até à praia das Catedrais.


As estruturas da praia assemelham-se a arcobotantes.  Praia das catedrais, Ribadeo, Espanha. 

 Arco na praia das catedrais, Ribadeo, Espanha.

O melhor conselho é descalçar-se. Praia das catedrais, Ribadeo, Espanha.

 Praia das catedrais em preia-mar, Ribadeo, Espanha.

No sentido dos relógios, vista desde a falésia; vista desde a areia; vista desde a falésia ao começo da baixa-mar; na praia em baixa-mar.  Praia das catedrais, Ribadeo, Espanha.

 A maré começa a subir na praia das catedrais, Ribadeo, Espanha.

 Portão da praia das catedrais, Ribadeo, Espanha.

O caderno deixou uma marca efémera na  praia das catedrais, Ribadeo, Espanha.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.