Costa Mariña e Lugo, visitar o norte da Galiza

Costa Mariña, Galiza, Espanha.
O roteiro proposto para conhecer esta zona do norte da Galiza, pela província de Lugo, mistura a ruralidade da Galiza com as praias e aldeias ribeirinhas do mar Cantábrico desta zona, denominada costa Mariña.

Catedral de Madoñedo, Espanha.
A primeira paragem deste roteiro é em Mondoñedo. Uma povoação de aproximadamente 5.000 habitantes que conta com catedral e que esta está classificada como Património Mundial integrada no Caminho de Santiago! Foi a rainha Urraca I de Leão, em 1112, que aqui colocada a sede deste episcopado que hoje em dia comparte com Ferrol. A catedral atual reflete harmoniosamente vários estilos que lhe foram dando forma. Ao entrar na praça chama a atenção a beleza e elegância da fachada de feições românicas, rosácea central gótica e coroamento com duas torres barrocas. No interior destaque para as pinturas murais (sec. XIV), debaixo dos órgãos, representando a morte dos santos inocentes e a vida de S. Pedro. Se a visita for numa quinta-feira encontrarás um mercado tradicional em frente à catedral e uma perfeita desculpa para provar o polvo à galega. O resto da cidade, título que lhe foi outorgado no sec. XII, é bastante interessante para merecer a visita: o seminário de Sta. Catarina (sec. XVI); a ponte do Passatempo, a fonte velha (sec. XVI) e o bairro dos artesãos; ou os Paços do Concelho (sec. XVIII). Não saias daqui sem provar o bolo local... hummmm.
Ruas de Mndoñedo e ao centro seminário Sta. Catarina, Espanha.
A seguinte etapa cumpre-se em Viveiro, uma vila situado no interior da ria homónima, numa situação privilegiada que lhe concedeu importância ao longo dos séculos, sobretudo por ser a ponte entre um lado e o outro da ria. Durante a Alta Idade Média foi ocupada por cristão, comandado pelo D. Pelayo I, fundador do reino das Astúrias, mouros, vikingos. Vai desenvolver-se económicamente ao longo da restante Idade Média e desenvolvendo-se até atingir na Idade Moderna notoriedade regional.

Porta de Carlos V, Viveiro, Espanha.
Além das suas belas praias, no centro urbano merece uma visita pela variedade do seu património construído, passear pelas ruas escuras e húmidas num contínuo de granito. Cruzar o rio pela ponte Maior (sec. XVI) para entrar pela renascentista porta de Carlos V é a melhor opção para comçar a visita ao centro histórico, sem deixar de ver as outras portas do burgo, a românica igreja de Sta. Maria (sec. XII), a praça Mayor com as sacadas envidraçadas e sem deixar de percorrer a ruela do Muro, considerada uma das ruas mais estreita de Espanha. Se o tempo convidar o ideal é cruzar a ria e aproveitar o entardecer na praia das Covas antes de provar o marisco galego num dos muitos restaurantes da zona.

Cabo Estaca de Bares, Espanha.

A sugestão seguinte é puramente de paisagem e natureza, pelo que se aconselha a parar todas as vezes necessárias para respirar o ar do mar Cantábrico, encher os olhos de mar e o coração das belezas costeiras. Saindo de Viveiro pela estrada LU862, direção O Vicedo, vai ser uma sucessão de diferentes ecossistemas, com destaque para as rias, mas também para uma agricultura doméstica, quase de subsistência, que acompanha o caminho. Segue-se caminho de Estaca de Bares, o cabo mais a norte da península Ibérica. Que sitio extraordinário! Diz-se que aqui acaba o Atlântico e começa o Cantábrico...

Praia das catedrais, Ribadeo, Espanha.
Praia das catedrais, Ribadeo, Espanha.
Depois de uma passagem fugaz por Foz e pela sua ria, o próximo destino é Ribadeo.  Antes de chegar está a famosa praia das Catedrais, imprescindível visitar, mas atendendo aos condicionantes que podes conhecer neste apontamento.

Torre dos Moreno e à direita o mercado municipal de Ribadeo, Espanha.
Uma vila piscatória, fronteira às Astúrias do outro lado da ria do Eo, e em que destaca o seu porto tradicional de pesca, junto à ria, ou no centro da povoação a Torre dos Moreno, exemplo da arquitetura de indianos (sec. XIX), retornados das Américas onde tinham feito fortuna e que desenvolvem a construção de palacetes de eclética estética, da qual há mais exemplo na vila.

Desde a esq. Catedral, Templo de Mitra e museu Provincial, Lugo, Espanha.

Passeando pela muralha de Lugo, Espanha.

Muralha romana e grupo de música tradicional em Lugo, Espanha.


A capital da província será o último ponto deste roteiro. Lugo, cidade de origem romana, como atesta a muralha reconhecida pela UNESCO como Património Mundial no ano 2000, por conservar intacta a totalidade da muralha que envolve o seu centro histórico, e onde além de ser obrigatório percorrer a muralha (sec. III/IV), há a visitar: o museu provincial e a igreja de S. Pedro (sec. XIII); a catedral de Sta. Maria (sec. XII); o templo romano de Mitra (em frente à catedral). Se programares a tua visita para o outono vais encontrar uma das maiores feiras de Espanha, dedicada a San Froilán, que acontece na 1ª quinzena de outubro. Mas se há algo que te vai surpreender é a cultura dos petiscos (tapas em espanhol) que podes encontrar em Lugo. Ao pedires uma bebida vão-te oferecer um petisco frio e um "petisco de cozinha". Num par de bebidas acabas com a barriga cheia, saboreando sabores típicos galegos como a Empanada ou o Polvo à Galega!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.