Albarracín, uma das mais belas vilas de Espanha

Vista desde a catedral de Albarracín, Espanha.
Até há poucos anos esta era uma vila em decadência, mas hoje é um dos destinos com maior procura para quem visita a região de Aragão em Espanha.

Selfie em Albarracín, Espanha.
Ainda que com ocupação anterior, vai ser no século XI que atingirá a sua época de maior esplendor quando a tribo berbere dos filho de Racin, em árabe Al-ibn Racin (origem do toponimo local) aqui estabelece a capital da Taifa de Albarracín. As muralhas que hoje observamos são da época almorávida, quando a vila dependia do Reino de Valência. Curiosamente a cidade entra para o "mundo cristão" por doação à família Azagra, que estabelece um reino independente, até que é conquistada em 1285 pelo rei Pedro III de Aragão.

A vila é um bastião natural, aproveitando o relevo e a sua localização num meandro do rio Guadalaviar, protegida nos seus 1710 m de altitude, transformando o seu núcleo urbano num emaranhado de ruas estreitas. Vista de perto ou de longe realça a cor avermelhada das fachadas das suas casas.

No século XVI a cidade desce em direção ao rio, criando o bairro do Arrabalde e uma indústria de lanifícios em torno aos moinhos do rio, enquanto no alto da vila se constrói uma nova catedral dedicaca ao Salvador, substituindo a românica que teria sido fundada pelos primeiros senhores cristão da família Azagra.

Toda a vila foi declarada monumento nacional em 1961, integra a rede das vilas e aldeias mais belas de Espanha e está proposto à UNESCO para ser declarado Património Mundial.

Recanto em Albarracín, Espanha.

A catedral vista desde a Plaza Mayor, Albarracín, Espanha.

Castelo e catedral de Albarracín, Espanha.

Subida à muralha de Albarracín, Espanha.

Pormenor das cúpulas barrocas levantinas da Catedral do Salvador, Albarracín, Espanha.

Desde as margens do rio às altas torres de Albarracín, Espanha.

Recanto de Albarracín, Espanha.

Pormenor em Albarracín, Espanha.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.