Museus Vaticanos, dicas para visitar

Escadaria de Giuseppe Momo, Vaticano.

Pelo uma vez na vida todos deveriam ter a oportunidade de visitar os museus do Vaticano, tanto mais se de alguma forma a arte tem a ver com a tua vida, e concordemos, tudo na vida deveria contar com a arte.

Museus Vaticanos.
Os Museus Vaticanos, pertencentes à Santa Sé, localizam-se dentro da cidade-estado do Vaticano, e estão concebidos como vários núcleos que recolhem peças de arte encomendadas ou oferecidas aos papas ao longo dos séculos, e entre as quais se encontram obras-primas da arte mundial. E claro, algumas das dependências nas quais estão instalados os museus são elas mesmas obras de arte. Estes são algumas dos destaques que mais me chamaram a atenção na minha última visita, mas muito mais há para admirar nestes museus:

Museu Gregoriano Egípcio

Nesta coleção instalada por Gregório XVI (sec. XIX) foram recriados ambientes do médio oriente como fundo ao espólio exposto e de donde provêm algumas das peças, como por exemplo a Villa Adriana em Tivoli, Itália.

Salas de Rafael

A Escola Grega.
O papa Júlio II encomendou a Rafael a decoração dos seus aposentos privados dentro do Palácio Apostólico, e hoje em dia quando se referem aos filósofos gregos a imagem à qual os associamos é sempre a da Escola Grega representada por Rafael numa das paredes destes aposentos. São 4 salas simplesmente espetaculares!

Capela Sistina

Tentar descrever esta capela e os seus frescos, nomeadamente o teto e a cabeceira da capela-mor de Michelangelo (sec. XVI) é um trabalho desnecessário... Treina o pescoço para perder todo o tempo possível admirando-os. Historicamente é também um local de suma importância dado ser este a sala onde os cardeais elegem os papas desde 1492.

Galeria dos Mapas

Galeria dos Mapas, Vaticano.
Esta é uma enorme galeria abobadada onde estão representados 40 mapas que representam as possessões da Santa Fé ao tempo de Gregório XIII, no século XVI. Fica o desafio de tentares encontrar algum mapa que não diga respeito à atual Itália...

Sala da Rotunda (Museu Pio Clementino)

Museu Pio Clementino, Vaticano.
Outro dos espaços históricos destacáveis é a Sala da Rotunda, projetada por Michelangelo Simonetti à imagem do Panteão romano, e onde se encontra a estátua de Hércules, em bronze, descoberta no teatro de Pompeia (Itália), e datada do sec. II.

Pinacoteca

Aqui estão expostas algumas das melhores pinturas da história da arte, entre as quais se encontram obras de Fra Angelico, Rafael, Leonardo da Vinci, Reni, Ticiano, Poussin, Botticelli e Caravaggio.

Pavilhão dos Coches

Para quem é português e conhece o Museu Nacional dos Coches, este núcleo não será certamente dos mais espetaculares dos Museus Vaticanos mas a curiosidade de ver os papamóveis, e entre eles o Renault 4 de Francisco I ou as ofertas que este papa tem recebido relacionadas com o mundo do futebol.

Escadaria 

Localizada ao fim da visita, depois de passar pelas lojas de recordações, de onde te aconselho a enviar um postal a ti mesmo com um selo único deste diminuto estado. A escadaria helicoidal é uma encomenda de Pio IX (sec. XX) a Giuseppe Momo para a instituição dos Museus Vaticanos, sendo constituída por duas rampas que permitem dois circuitos independentes.

Conselhos

A entrada nos museus custa 16,00€ (2017) e permite-te conhecer todas as coleções, mas a dica ideal é comprar os bilhetes pelo sitio oficial dos museus (aqui) com antecedência e assim não esperar numa fila enorme para entrar. Claro que tem um custo extra, mas por 4,00€ (2017) vale bem a pena. E claro, o ideal é estar à primeira hora para entrar e assim aproveitar ao máximo os museus. Abrem  de 2ª a sábado de 9h às 18h. Mais informações aqui.

Entre museu e museu podem-se aproveitar os jardins para refrescar-se e descansar as pernas de tantos corredores, salas e escadas. Quanto tempo reservar para a visita aos museus? Pelo menos uma manhã!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.