7 apontamentos sobre Dublim

O'Connell Bridge, Dublim, Irlanda.
A capital da Irlanda é uma cidade com pouco mais de meio milhão de habitantes, atravessada pelo rio Liffey. A sua origem remonta à época dos vikings quando estes aqui se instalam no sec. X, até que no sec. XII passou a ser uma colónia inglesa. Em 1922 torna-se um estado livre permanecendo dentro do Reino Unido, até que em 1937 declara a sua independência face à Commonwealth.

Nos dois dias inteiros que passei por lá desloquei-me sempre a pé, permitindo-me ver e percorrer algumas das principais atrações da cidade, ficando com a impressão que o melhor de Dublim são os seus pubs!

Temple Bar

Temple Bar, Dublim, Irlanda.
Esta é uma das zonas mais visitadas pelos turistas, trata-se de um bairro de ruas estreitas, repletas de pubs, livrarias, centros culturais e lojas de música. A estrutura medieval de ruas estreitas é o local ideal para sair pela noite e aproveitar os concertos de musica que se realizam nos pubs. Deve o seu nome ao Lord Temple que no sec. XVII escolheu esta zona nas margens do rio para construir a sua nova residência. O local mais fotografado, e anunciado como o mais antigo pub de Dublim, é o Temple Bar Pub, ao redor do qual há sempre uma nuvem de turistas.

Ha'Penny e Merchant arch

Ha'Penny Bridge, Dublim, Irlanda.
Saindo da Temple Bar street, na senda do rio Liffey, e passando pela praceta onde aos fins-de-semana se realiza o mercado de livros usados, encontramos a ruela de Merchant arch. Curiosa pela sua estreita dimensão, está cheia de pubs e lojas de comida rápida, comunicando com o seu arco com a marginal do Liffey. Logo em frente do arco está a ponte de Wellington, homenagem ao dublinense que combateu e venceu Napoleão na Batalha de Waterloo e comandante militar de Portugal durante as Invasões Francesas. Mas esta ponte pedonal é mais conhecido pelo nome de Ha'penny (half penny) devido a que este era o valor que os peões tinham que pagar para o atravessar. 

O'Connel street

Desfile do Dia da Irlanda em O'Connell street, Dublim, Irlanda.
Daniel O'Connel é o pai da República da Irlanda e esta avenida tem tudo a ver com ele. Ao entrar nela, cruzando o rio, encontra-se a sua estátua e um pouco mais adiante a edifício de correios. O General Post Office é o berço da Irlanda, onde tiveram lugar os acontecimentos da Revolta de Páscoa de 1916, em que vários republicanos se levantaram contra o domínio do Reino Unido. A fachada neoclássica ainda detém as marcas dos disparos ocorridos nesse episódio histórico. Outras das marcas desta avenida comercial é o The Spire, uma agulha de 120m de altura, simbolo da regeneração urbana deste bairro, inaugurada com o nascer deste milénio e alvo de muitas criticas locais devido ao custo final da obra.

Trinity College

Parliament square, Trinity College, Dublim, Irlanda.
Em frente ao Parlamento situa-se o Trinity College, a universidade de Dublim. Fundada em 1592, foi até 1960 um espaço de ensino exclusivo para os protestantes. Hoje é um dos locais mais visitados de Dublim. O campus ocupa 19 hectares, com vários edifícios, espaços desportivos e jardins (ideais para um piquenique!) por onde passaram ilustres como Samuel Beckett ou Oscar Wilde. Mas quem vem a Dublim procura a sua biblioteca, datada de 1712, e a sua Long Room, cenário de Harry Potter, e onde se encontra um tesouro irlandês, o Livro de Kells,  uma biblia do sec. IX com belas iluminuras. Não te esqueças de fotografar-te com a esfera ou tendo de fundo o campanário do campus.

Merrion square

Uma das portas coloridas tradicionais em Merrion square, Dublim, Irlanda.
Este é o coração verde de Dublim, rodeadas por casas georgianas, com as suas fachadas de tijolos e porta coloridas. Este jardim, construído pelo Lord Fitzwilliam of Merrion no final do sec. XVIII, destinava-se em exclusivo às elites sociais que residiam nesta zona da cidade. Hoje ali misturam a população local e os turistas, quer em busca das muitas estátuas de personagens histórico irlandeses, como a de Oscar Wilde, quer de um local para descansar. Ainda em Merrion West encontra-se a sede do Governo Irlandês, o museu de História Natural, a Galeria Nacional ou o museu nacional de Arqueologia.

St. Patrick street

Catedral de S. Patricio, Dublim, Irlanda.
As duas igrejas catedrais de Dublim, pode disser-se que são vizinhas unidas pela St. Patrick street. Apesar de uma ter o título de catedral católica, as duas recebem atualmente culto protestante, dado que a catedral de Christ Church foi ocupada no sec. XVI pelo culto anglicano. A catedral da Sma. Trindade, ou popularmente Christ church, foi fundada pelos vikings em 1030, sendo a atual do sec. XII, restaurada por última vez no fim do sec. XX. Ainda nas proximidade deste templo fica a Dublinia, um museu sobre a história medieval de Dublim, com uma exposição interativa. Descendo a St. Patrick street encontramos a outra sede episcopal dublinense, a Catedral de S. Patricio. Segundo reza a tradição existia neste local o poço onde S. Patricio, padroeiro da Irlanda e responsável pela cristianização da ilha, teria feito os primeiros batismos. Podes encontrar no seu interior uma lapide em forma de cruz que dizem ser original desse poço!

Dame street

Estátua de Molly Malone, Dublim, Irlanda.
Esta é uma das principais artérias de Dublim, devendo o seu nome a uma demolida igreja dedicada a Sta. Maria. No seu topo oeste, no cimo duma colina a Christ Church, enquanto no outro extremo situa-se o Trinity College e o Banco da Irlanda. Esta é uma rua que terás que subir e descer várias vezes. Bem perto está também a estátua de Molly Malone, personagem duma canção popular local, que de dia seria vendedora de bivalves e pela noite prostituta. Seguindo pelos passeios desta rua encontrarás também a porta de entrada do Castelo de Dublim (sec. XIII/XVIII), complexo que foi sede do governo britânico e que hoje se pode visitar, e o edifício da antiga bolsa setecentista, hoje paços de concelho, e que tem uma belo vestíbulo circular.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.