Carnaval de Podence, chocalheiro e bem português

Caretos de Podence. | Foto Dourovalley.eu
Aproveitando que a minha viagem a Trás-os-Montes coincidia com o Carnaval era imprescindível passar por Podence.

Esta aldeia do concelho de Macedo de Cavaleiros é famosa pelo seu carnaval, um festejo autêntico e cuja tradição mais que carnavaleira tem raízes mais antigas. Os Caretos de Podence são figuras diabólicas que aproveitam a época para sair da sua letargia anual e faze-lo anónimamente e alvoraçar a aldeia.

O Entrudo à entrada de Podence.
Com os seus trajes multicolor com franjas de lã e com uma máscara metálica, couro ou madeira, que possibilita aos rapazes sair sob anonimato, e com chocalhos atados às costas, aproveitam para namoriscar as raparigas e lançar-se sobre elas, e hoje em dia estabelecer esse contacto alargado aos muitos turistas que se deslocam à aldeia para viver esta experiência carnavaleira.

Aspeto de Podence.
Ainda que este festejo coincida com o carnaval nada tem que ver com o mesmo, pois é uma tradição bem mais antiga que o carnaval moderno e lança as suas raízes a épocas pré-romanas celebrando a fecundidade dos rebanhos, que progressivamente se transformou numa forma de liberar a vergonha dos rapazes para tocar e namoriscar as raparigas da aldeia.

A própria celebração incluí a celebração das bodas em que cada Careto lhe é atribuída uma rapariga, à qual terá que visitar para que esta lhe ofereça vinhos e comida.

Antiga capela de Sta. Rita em Podence.
A aldeia é ainda procurada, principalmente no verão, pois tem uma das melhores praias fluviais do Nordeste Transmontano. A praia de Azibo, a poucos quilómetros da aldeia, banhada pelas águas da barragem homónima, é uma das que dispõe de bandeira azul.

Quanto à aldeia de pouco mais de 200 habitantes, que multiplica por mil nos dias da festa, é uma característica aldeia transmontana de casas de xisto, com as suas hortas, e por onde passeiam ainda alguns burros e mulas.

Casa do Carteo, Poderne.
Durante o Carnaval Chocalheiro, os palhais e garagens transformam-se em improvisados restaurantes onde os visitantes podem provar as iguarias transmontanas, incluindo o butelo e as casulas.

Estátua de Careto e o Entrudo antes de ser queimado, Podence.

Detalhe da decoração carnavaleira em Podence.
Como última nota, a existência da denominada Casa do Careto, um espaço multifuncional e que funciona como centro de interpretação desta tradição e onde se expõem trajes, máscaras e outros elementos relacionados com o Carnaval Chocalheiro.

Carnaval Chocalheiro 2017, Podence.
Pena que a minha visita tenha sido no sábado de manhã, e ainda que se respirava já o ambiente da festa, os Caretos ainda não tinha calcurreavam as ruas da aldeia.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.