San Cristóbal de la Laguna e Santa Cruz de Tenerife, capitais da ilha

Catedral de La Laguna, Tenerife, Espanha.
San Cristóbal de la Laguna, popularmente conhecida apenas como La Laguna, foi a capital insular até ao século XIX, quando se transferem os serviços administrativos e políticos desde aqui para Santa Cruz de Tenerife.

A antiga capital de Tenerife, foi fundada no sec. XVI, e pensada de raiz para essa função, tendo sido nomeado o italiano Leonardo Torreani para a sua conceção em forma de quadricula. O termo "laguna" (lagoa) provém do fato de ali se acumularem águas das montanhas que a rodeiam formando um lago, em torno do qual, e anterior à chegada dos portugueses e espanhóis, já residiam populações autóctones chamados Guanches.

Por toda a ilha ainda se podem encontrar testemunhos dessa ocupação e principalmente nas tradições que mantêm a ancestral cultura aborígene. Também curioso o fato de nomes, toponímia e outras tradições nos remeterem para o fato de os portugueses terem passado por ali.

Nesta viagem a Tenerife fiquei alojado em Puerto de la Cruz, e a viagem até La Laguna fi-la através das guaguas (autocarros locais), usando a linha 102 até ao "intercambiador" local.

Interior da catedral de La Laguna, Tenerife, Espanha.
Na prática estas duas cidades tocam-se formando dois municípios distintos mas uma única unidade metropolitana. La Laguna está situada a mais de 500 metros sobre o limite do mar e conta com mais de 150.000 habitantes, e está classificada como Património Mundial da UNESCO, desde 1999, devido a ser um exemplo de cidade colonial não fortificada. A distancia da costa, a altitude e as montanhas que a rodeiam eram a defesa natural contra os corsários.

Subindo pela avenida de la Trinidad chega-se ao centro histórico. O primeiro destino é diretamente a catedral dedicada a N. Sra. dos Remédios. A fachada deste templo enquadra-se dentro do estilo neoclássico, enquanto o resto do corpo da igreja foi construído em betão, sendo das primeiras estruturas a usar esta nova técnica à época (primeiro quartel do sec. XX). É estranha e curiosamente uma catedral de betão que substituiu a anterior igreja da época da fundação da cidade no sec. XV.

Igreja da Imaculada Conceição, La Laguna, Tenerife, Espanha.
Continuando pela rua Obispo Rey Redondo, e vendo ao fundo a torre campanário, seguimos em direção à igreja matriz da Imaculada Conceição. No bairro mais antigo da cidade, denominado Villa Arriba, está o templo do sec. XVI, ainda de fábrica gótica. Contudo o que mais destaca é a sua torre de 28 metros de altura (Entrada 2,00€) de onde se vislumbra toda a cidade e inclusive o aeroporto.

Vamos partir agora à descoberta de algumas das casas senhoriais enquanto caminhamos em direção à Villa Abajo. Na rua San Agustín encontramos um belo exemplo da arquitetura colonial e onde destaca a Casa Salazar, do sec. XVII, em pedra vulcânica e estilo barroco, onde funciona atualmente a sede da diocese; a Casa Lercaro, com um maravilhoso pátio e a Casa Montánes com outro pátio a merecer a visita e que conta com um frondoso jardim.

Patio da casa Lercaro, La Laguna, Tenerife, Espanha.
Ao fundo da rua à direita encontramos a praça Adelantado, coração da Villa Abajo. O nome da praça provém do título que a rainha Isabel de Castela outorga a Alonso de Lugo como reconhecimento pela descoberta das ilhas Canárias. Nesta praça encontra-se o convento de Sta. Catarina de Sena, erguido sobre a antiga casa senhorial do Adelantado e que chama a atenção pelo curioso miradouro superior por onde as freiras podiam recrear-se e "dar fé" do que se passava na praça! Logo ao lado a casa Nava e Grimón, dos antigos marqueses de Villanueva del Prado, construída em pedra vulcanica no sec. XVII e que acolheu as tertúlias burguesas da cidade.

Para terminar a visita a San Cristóbal de la Laguna, retomamos à rua Obispo Rey Redondo, outrora a Carreira que ligava a residência do Adelantado à Matriz, e daí que a parte inicial desta rua tenha um ângulo o que impedia ao Adelatado ver desde a sua residência a torre da igreja, com a qual não mantinha relações "muito católicas"!

Antiga rua da Carreira, La Laguna, Tenerife, Espanha.
Neste troço da rua encontramos outras casas coloniais: a casa do Corrigidor, datada do sec. XVI, de cantaria em pedra vermelha e que era a residência do Governador Civil; La Alhóndica, antigo celeiro e prisão e a casa Alvarado Bracamonte, hoje posto de turismo, com outro belo exemplo de pátio canário.

Antes de seguir viagem até à atual capital da ilha, podes aproveitar para almoçar em La Laguna. O restaurante que escolhi foi a Bodega Viana,  na rua homónima, e onde se pode provar a comida típica da ilha: "Papas arrugas", Queijo assado com "mojo", "Bienmesabe", rancho ou Cherne encebolado acompanhado por vinho local.

A melhor forma de chegar desde La Laguna a Sta. Cruz de Tenerife é ir de metro de superfície, pois existe esta linha (única) que liga as duas cidades.

A paragem de destino mais cêntrica é a Teatro, junto ao teatro Guimerá, um edifício neoclássico do sec. XIX e que é a mais antiga sala de espetáculos das Canárias e em cujo exterior destaca uma escultura em bronze representando a comédia e a tragédia.

Teatro Guimerá, Santa Cruz de Tenerife, Espanha.
Desde aqui chega-se facilmente ao Mercado de N. Sra. de África, principal ponto de venda de fresco da cidade e que alia a esta vertente novos espaços comerciais além de um ala de velharias e antiguidades. É um mercado onde se encontra muitas variedades de flores e frutas.

Santa Cruz de Tenerife é no fundo um aglomerado que apenas se vai desenvolver a partir do sec. XVIII quando o porto de Garachico é destruído pela erupção dum vulcão, transferindo-se para o seu porto o transito de pessoas e mercadorias desde a Europa em direção às Américas. Com a fixação aqui da Capitania Geral perde o estatuto de capital a vizinha La Laguna e começa o seu desenvolvimento. Hoje em dia comparte a capitalidade com Las Palmas de Grã Canária em sistema de rotação. Atualmente o munícípio conta com 200.000 habitantes e está a uma media de 4 metros sobre o nível do mar.

Igreja matriz da Conceição, Santa Cruz de Tenerife, Espanha.
Toda a zona do porto é bastante animada e junto a ela as ruas comerciais, e onde se encontra também a praça de Espanha, debaixo da qual se encontra os restos do primitivo forte construído no sec. XVI. O principal edifício da praça é um gigantesco com uma alta torre com relógio que acolhe os serviços administrativos regionais, o Cabildo. Outra praça contigua é a da Candelaria, onde se encontra a Casa da Carta do sec. XVIII.

Mais há frente caminho do Auditório, moderno edifício do arq. Calatrava que recorda um capacete de gladiador encostado ao mar, encontrámos a igreja Matriz da Conceição, no local onde os primeiros descobridores espanhóis plantaram uma cruz a 3 de maio de 1494, que ainda existe (!) o que levou à denominação da nova localidade, Santa Cruz de Tenerife.

Auditório de Santa Cruz de Tenerife, Espanha.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.