Barranco de Masca, Gigantes e golfinhos

Praia de Masca, Tenerife, Espanha.

Este é um dos percursos pedestres que podes fazer em Tenerife e um dos que mais belas paisagens permite conhecer. Saindo da pequena aldeia de Masca, no nordeste da ilha, à qual podes aceder através de guagua (autocarro) ou com um automóvel alugado e regressando depois em táxi desde o porto desportivos dos Gigantes onde chegas de barco passando pelos Gigantes. Eu optei por fazer o percurso acompanhado por um guia e integrado num grupo que saiu desde Puerto de la Cruz (40,00€ autocarro, percurso com almoço e barco).

Mapa do percurso de Masca, Tenerife, Espanha.

O percurso inicia-se junto à pequena capela de Masca e tem uma extensão de 6 kms com um desnível de 750m até ao nível do mar, passando por uma garganta que termina numa pequena praia. São 3 horas de descida entre pedras, mais pedras, rochas, riachos e um caminho que se vai inventando passo a passo. Essenciais umas boas botas de trekking, água e um lanche para recuperar energias! Ahh!... e um fato de banho para um mergulho no mar ao fim do barranco.

Percurso pedestre de Masca, Tenerife, Espanha.
Há sempre muita gente no percurso e nunca te vais sentir sozinho ainda que as paredes de rocha que rodeiam o caminho tenham centos de metros de altura. Há inclusive "profissionais" que realizam a subida em vez da descida e mesmo os que fazem o caminho de ir e voltar!

No inicio do percurso, ainda junto a pequenas hortas e casa meio abandonadas há varia vegetação como canaviais e palmeiras e um cartaz que te avisa para os perigos do percurso, nomeadamente para o desprendimento de rochas.

Passando a ponte no desfiladeiro de Masca, Tenerife, Espanha.
À medida que vamos descendo, e depois de passar por uma ponte, a sombra vai ser quase sempre a melhor companheira pois em alguns pontos do percurso dentro da garganta o sol não chega e as paredes de rocha protegem-nos dos raios de sol.

A nível geológico é impressionante como ao longo dos séculos a erosão foi abrindo caminho desde o alto da montanha até chegar ao mar. Com um pouco de sorte podes ainda encontrar alguma cabra e muitos répteis.

Os Gigantes e ao centro a praia de Masca com os barcos ancorados, Tenerife, Espanha.
Antes de chegar à praia há ainda tempo para entrar dentro da gruta que acolheu e escondeu corsários que aproveitaram o abrupto da zona para esconder os seus navios e proteger-se das intempéries.

Selfie com os Gigantes, Tenerife, Espanha.
Chegar (exausto) e ver um mar de cor turquesa é um convite para mergulhar! Um pequeno descanso e chega o barco para levar-nos até ao porto desportivo dos Gigantes.

Ao afastar-nos da praia começamos a perceber a altura dos penhascos conhecidos como os Gigantes. São uma parede horizontal de 750 m que rodeiam a pequena praia e que merecem bem o nome de Gigantes. 

Enquanto comia a "paella" alguém grita: "delfines!" e ali bem ao lado do barco um grupo de golfinhos acompanhou parte da nossa viagem em barco até ao porto! Mar, barranco, golfinhos e uma refeição combinados naquele momento foram um dos momentos que seguramente não esquecerei jamais!

Golfinhos em frente aos Gigantes, Tenerife, Espanha.
Descendo rochas e lagos, Percurso pedestre de Masca, percurso de Masca, Tenerife, Espanha.

Percurso pedestre de Masca, percurso de Masca, Tenerife, Espanha.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.