Kolnër Dom, a catedral que resistiu à guerra

Catedral de Colónia, Alemanha.
A Catedral de Colónia, dedicada a S. Pedro e Sta. Maria, está declarada pela UNESCO como Património Mundial, e resistiu aos bombardeamentos dos Aliados na 2ª Guerra Mundial pois resolveram iluminá-la para sinalizar a sua posição e evitar assim que fosse alvo das bombas.

Apesar desta estratégia, e por força dos bombardeamentos que devastaram quase 95% de Colónia, os vitrais não sobreviveram aos ataques vizinhos, e apenas uma bomba caiu sobre a catedral destruindo parte da base de uma das suas torres. Localizada ao lado da Estação Central e do rio Reno, apresenta-se exteriormente como um magestuoso edifício, que é visível muitos quilometros antes de chegar à cidade.

Fachada da Catedral, Colónia, Alemanha.
A sua construção inicia-se em 1248, sobre uma anterior carolingia do sec. IX, pois os fieís que vinham em peregrinação às reliquias dos Reis Magos, tinham já esgotado largamente a lotação da anterior catedral. Estas reliquias forma trazidas pelo Arcebispo Rainald von Dassel desde Milão como recompensa pela sua ajuda à cidade italiana na defesa contra os ataques dos inimigos em 1164. Finalizada somente em 1880, ainda hoje continua em obras permanentes de restauro. É um belo edifício gótico, e foi durante muitos anos o edifício mais alto do mundo (157 m.), sendo apenas em 1884 ultrupassada a sua altura com a construção em Washington do obelisco dedicado ao primeiro presidente norte-americano.

Interiormente apresenta-se uma ampla nave central e duas lateral, decorada com vitrais, alguns que sobrevieram aos ataques, numa área de mais de 1.350 metros quadrados, incluindo alguns com realizados por aartistas comnteporaneos. Também o chão com uma decoração de pedras embutidas que tornam o espaço ainda mais magestuoso.

Sem dúvida esta catedral fez-se e entende-se pois resguarda o relicário-urna dos Reis Magos, situada no altar mor, realizada em ouro e prata, figuras douradas, painéis de filigrana, pedras preciosas, colunas e arcos, retratando episódios da história da salvação desde o começo dos tempos até o Juízo Final. É considerada uma das mais importantes peças de ourivesária medieval europeia. Saliente-se que sobreviveu ao saque das invasões napoleonicas escondido fora da cidade.

Merece também destaque a Cruz do Arcebispo Gero, considerada a mais antiga representação de Cristo a norte do Alpes (sec. X), visitável na capela junto à sacristia.

A entrada na Catedral é gratuita, o Tesouro e a Torre têm um preço de 8,00€.

Como última nota a curiosidade do florão, idêntico aos que coroam a catedral, que se encontra na praça da catedral e que possibilitam perceber as dimensões desta obra.

Nave central da Catedral de Colónia, Alemanha.

Catedral vista desde o Rio Reno, Colónia, Alemanha.

Relicário dos Reis Magos, Catedral de Colónia, Alemanha.

Altar mor da Catedral de Colónia, Alemanha.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.