Colónia, rodeada de água e colónia.

Atardecer em Colónia, Alemanha.
Colónia é conhecida principalmente pela sua Catedral, declarada Património Mundial em 1996, mas ao seu redor situam-se muitas industrias que a tornaram na quarta maior urbe da Alemanha atual e a maior do Land de Renânia do Norte - Vestfália, o mais populoso da Alemanha com os seus 14 milhões de habitantes.

Fotografia de Colónia em 1946.
Contudo a sua história revela-nos a importância desta metrópole de um milhão de habitantes a ambos lados do rio Reno, sendo a mais antigas das grandes urbes alemãs. A sua fundação deveu-se aos romanos após a conquista destas terras às tribos germânicas, em 38 a.c., apelidando-a de Colonia Claudia Ara Agrippinensium, em homenagem a Agripina, mulher do imperador Claúdio. Após a cristianização do Império, à época de Constantino, a cidade torna-se sede episcopal. Dessa época ainda é possível encontrar na cidade vestígios do seu esplendor romano.

Em 459 é tomada pelos Francos, tendo o capelão de Carlos Magno, em 795, tornando-se no primeiro Arcebispo de Colónia, tornando-se eleitores do Sacro Império Romano-Germanico  e Príncipes Regentes até 1288, altura em que o poder religioso e administrativo se separam tornando-se uma cidade livre, exilando-se os arcebispos em Bona, de donde apenas regressaram em 1821. Entretanto formou parte da França e da Prússia e na 1ª Guerra Mundial foi ocupada pelo Ingleses.

Em 1933 o III Reich  ganha maioritariamente as eleições em Colónia tornando-se uma importante bastião nazi, o que poderia justificar que esta foi a primeira cidade a ser bombardeada pela Royal Air Force britânica em 1942, reduzindo-a a escombros em quase 95% da sua área. Nota ainda para os 11.000 judeus coloneses desaparecidos ou deportados durante este regime.

Com a paz começa a reconstrução da cidade, que vê como a sua vizinha Bona se torna em capital da República Federal da Alemanha e Dusseldorf na capital do Land de Renânia do Norte - Vestfália em seu detrimento. Em 1959 voltava a ter a mesma população anterior à guerra e em 1975 atinge o milhão de habitantes.

Colónia vista desde a ponte Deutzer.
Hoje é considerada uma importante cidade comercial na Alemanha, com uma ampla zona comercial no centro, ao qual se une a sua feira internacional (Koelnmesse) onde decorrem diversos eventos comerciais de âmbito europeu. O setor industrial ao redor de Colónia exemplifica-se falando de marcas como a Bayer, Ford Europe ou Deutz. De referir que esta é também a cidade da televisão e cinema da Alemanha pois ai estão sedeadas a televisão pública WDR e a privada RTL, levando a uma forte indústria audiovisual. Por último referir que a "Universität zu Köln" é a maior do país tendo mais de 19.000 estudantes e data de 1388.

Todos estes motivos fazem-nos entender o bulício constante das ruas de Colónia (em alemão Köln mas também o largamente utilizado termo francês de Cologne adotado simultaneamente na língua inglês). Como estava alojado no lado direito do Reno a aproximação à cidade foi feita cruzando a ponte Deutzer avistando a catedral e a ponte ferroviária de Hohenzollern, as duas grandes referências da cidade, mas também as torres gruas de apartamentos de Rheinauhafen (Porto do Reno), que regenera o antigo porto comercial numa mistura de antigos armazéns, gruas e blocos de apartamentos de forma impossível!

A chamada cidade velha, reconstruída integralmente após a 2ª grande guerra, mantém o traçado das ruas e tendo-se reconstruído alguns edifícios históricos. Vale a pena passear pela margem do Reno e descobrir alguns dos edifícios mais significativos de Colónia e algumas das suas típicas tabernas. Sobre a Catedral falaremos noutro apontamento, mas deixamos uma lista de locais a visitar:
  • Rathaus (Câmara Municipal) situada sobre o pretório romano é hoje um edifício eclético que mistura a base do sec. XIV, a bela torre do XV e a loggia de entrada e o claustro renascentista, com o amplio átrio modernista. 
  • Spanischer Bau - Anexo ao Rathaus funcionou como Conselho Espanhol durante a Guerra dos 30 anos, mantendo esse nome desde então.
  • Igreja S. Martinho  - Igreja Românica (reconstruída) cuja torre, de 75 metros de altura, marcava a Colónia medieval antes da construção da catedral.
  • Estação Central - É um dos principais nós ferroviários da Alemanha, conectando diretamente com Moscovo, Nápoles, Londres ou Copenhaga. A cobertura das plataformas é um fantástico testemunho da arquitetura de ferro do sec. XIX.
  • Ponte ferroviária Hohenzoller - Conecta diretamente a estação Central com a estação de Deutz, cruzando o Reno, com os 6 carris, podendo também cruzar-se a pé.
  • Hahne Gate - Situada em Rudolftplatz, é a única porta sobrevivente da muralha medieval, rodeada por duas torres cilíndricas e sob a qual está o brasão da cidade.
  • Neumarkt, em pleno coração comercial da cidade, é a praça onde se celebra o tradicional mercado de natal.
  • Museu de Chocolate, situado junto ao rio Reno, onde se acompanha todo o processo de produção de barras e trufas e figuras, terminando a visita numa gigante fonte de chocolate.
  • Museu Romano Germânico, junto à catedral, e criado à volta dum enorme mosaico romano, apresenta os testemunhos recuperado da antiga colónia romana
  • 4711 Haus, é uma das marcas de água-de-colónia, criadas na cidade no sec. XIX, e local ideal para comprar uma verdadeira recordação de Colónia, a sua água perfumada!
Vale a pena como complemento à visita a pé e de elétrico pela cidade subir num dos cruzeiros
pela frente ribeirinha e ver a cidade desde outra perspetiva. (9,70€ - 2015).

Edifícios ribeirinhos e torre Igreja S. Martinho, Colónia, Alemanha.

Reinanhafen, bairro ribeiro e cosmopolita, Colónia, Alemanha.

Hahne Gate, Colónia, Alemanha.

Estação Central, Colónia, Alemanha.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.