Priego de Córdoba, no coração barroco da Andaluzia

Capela-sacrário N. Srª. Assunção, Priego de Córdoba, Espanha.
Por alguma razão é considerado uma das 10 mais belas localidades da Andaluzia e entre as 25 de toda a Espanha, tendo inclusive sido eleito por um jornal espanhol como o mais lindo "pueblo" em 2012. Nem sempre estes títulos são justificação para uma visita, mas desta vez tinha uma embaixadora de Priego que levava anos pedindo que conhece-se a sua cidade natal.

A sua localização, em pleno coração da Andaluzia, equidistante de Córdoba e Granada e no sopé de Sierra Nevada, em conjunto com a aposta pelo turismo e pela gastronomia, com base no azeite virgem extra, que aqui tem denominação de origem, são aliciantes suficientes para conhece-la.

A minha estancia de fim de semana foi ideal, escolhi um hotel económico num antigo mosteiro fransciscano bem no centro histórico. Foi o ponto de inicio para a descoberta de Priego de Córdoba.

Passo pelo cruzeiro e ermida da Aurora, com um portal barroco com colunas coríntias e salomónicas e que no interior (que não pude visitar) esconde-se um belo exemplo do barroco regional. Entro no Bairro da Cruz, através de um passadiço que me leva à calle Cruz, comunicando-se com o Passeio de Colômbia.

Ruela do Bairro da Villa, Priego de Córdoba, Espanha.
Aqui começa o Balcão do Adarve que circunda o Bairro da Villa, antiga medina de Priego. É um verdadeiro miradouro circular sobre os campos que circundam Priego de Córdoba, e nele podemos encontrar uma estátua de Joselito, o menino cantor dos anos 50 do século passado, além de uma das inúmeras fontes que se encontram ao longo de toda a localidade.

O Bairro da Villa, com as suas ruas estreitas de casas caiadas e cobertas de flores, está classificado como conjunto histórico e artístico desde 1972, o que contribuiu à sua preservação. Imperdível a Praceta de Sto. António. No centro do bairro, na praça Sta. Ana, está a igreja  gótica-mudéjar da Assunção, com um portal renascentista. No seu interior reina o barroco, tendo a sua máxima expressão na capela-sacrário, coroada por uma cúpula decorada com gessos já de inspiração barroca. Curiosa a história do sino que em 1999 caiu da torre, partiu as abobadas e abriu uma cratera no chão da igreja! A inscrição que nele se lê diz que se chama Assunção e após as obras de restauro da igreja permanece no local onde terá caído.

Bem perto encontramos o castelo, de origem muçulmano e que permite subir até aos adarves e torres. Contornando o castelo pela direita permite ver toda a área da muralha, bem como a Horta das Infantas, um jardim romântico num plano inferior, que recebe as águas da Fonte do Rei.

Segue-se as Carnicerías Reales, nas quais por estarmos ainda em época natalícia existia um pequeno Mercado de Natal, para iniciar o caminho em direcção à Cruz do Sto. Cristo, aproveitando para passar pelas igrejas de S. Pedro, S. João de Deus, Ayuntamiento, Capela das Angustias e a igreja de N. Srª. do Carmo. Na rua do Rio encontramos algumas casas senhoriais, bem como a Casa-Museu Niceto Alcalá Zamora, natural da vila e que foi o primeiro Presidente da II República Espanhola em 1931.

No final da rua encontra-se o Jardim da Fonte do Rei. Esta é uma verdadeira obra prima da arquitetura hidráulica em Espanha. Apesar da nascente ser conhecida desde o sec. XVI, a fonte atual é obra de Remigio del Marmol no sec. XVIII. É uma sucessão de três lagos a diferentes alturas, com estátuas ao centro, uma cascata, terminando na Máscara do Clero, depois da água ter jorrado pelos 139 canos que compõem a fonte. Ainda neste espaço existe a Fonte da Saúde, obra renascentista, atribuída a Francisco del Castillo.

Para as refeições escolhi, e recomendo, La Ribera, na rua homónima, um restaurante com uma boa qualidade/preço e que te possibilita conhecer a gastronomia local, como sejam as carnes, o "revuelto de collejas" (espécie de espinafres selvagens) ou as gachas.

Bem ao lado da Hospederia San Francisco, onde me alojei, esta a igreja conventual, que é mais um belo exemplo do barroco cordovês que tem várias obras-primas nesta vila.

Em definitiva é um destino ideal para um fim de semana na Andaluzia, com um orçamento reduzido.

Carnicerías Reales, Priego de Córdoba, Espanha.

Igreja S. Francisco, Priego de Córdoba, Espanha.

Ruela do Bairro da Villa, Priego de Córdoba, Espanha.

Fonte do Rei, Priego de Córdoba, Espanha.
Igreja N. Srª. Assunção, Priego de Córdoba, Espanha.

Cúpula do sacrário, Igreja N. Sra. Assunção, Priego de Córdoba, Espanha.

1 comentário:

  1. Ola , Tudo Bem?
    Adoro O Post:)
    Muito Obrigada:)
    Bom Domingo
    Novo post: www.openklosetfashion.blogspot.pt
    Instagram:@openklosetfashion
    SnapChat:OpenKloset

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.