Andaluzia
Espanha
Fim de Semana
Low Cost
Priego de Córdoba, no coração barroco da Andaluzia
![]() |
Capela-sacrário N. Srª. Assunção, Priego de Córdoba, Espanha. |
A sua localização, em pleno coração da Andaluzia, equidistante de Córdoba e Granada e no sopé de Sierra Nevada, em conjunto com a aposta pelo turismo e pela gastronomia, com base no azeite virgem extra, que aqui tem denominação de origem, são aliciantes suficientes para conhece-la.
A minha estancia de fim de semana foi ideal, escolhi um hotel económico num antigo mosteiro fransciscano bem no centro histórico. Foi o ponto de inicio para a descoberta de Priego de Córdoba.
Passo pelo cruzeiro e ermida da Aurora, com um portal barroco com colunas coríntias e salomónicas e que no interior (que não pude visitar) esconde-se um belo exemplo do barroco regional. Entro no Bairro da Cruz, através de um passadiço que me leva à calle Cruz, comunicando-se com o Passeio de Colômbia.
![]() |
Ruela do Bairro da Villa, Priego de Córdoba, Espanha. |
O Bairro da Villa, com as suas ruas estreitas de casas caiadas e cobertas de flores, está classificado como conjunto histórico e artístico desde 1972, o que contribuiu à sua preservação. Imperdível a Praceta de Sto. António. No centro do bairro, na praça Sta. Ana, está a igreja gótica-mudéjar da Assunção, com um portal renascentista. No seu interior reina o barroco, tendo a sua máxima expressão na capela-sacrário, coroada por uma cúpula decorada com gessos já de inspiração barroca. Curiosa a história do sino que em 1999 caiu da torre, partiu as abobadas e abriu uma cratera no chão da igreja! A inscrição que nele se lê diz que se chama Assunção e após as obras de restauro da igreja permanece no local onde terá caído.
Bem perto encontramos o castelo, de origem muçulmano e que permite subir até aos adarves e torres. Contornando o castelo pela direita permite ver toda a área da muralha, bem como a Horta das Infantas, um jardim romântico num plano inferior, que recebe as águas da Fonte do Rei.
Segue-se as Carnicerías Reales, nas quais por estarmos ainda em época natalícia existia um pequeno Mercado de Natal, para iniciar o caminho em direcção à Cruz do Sto. Cristo, aproveitando para passar pelas igrejas de S. Pedro, S. João de Deus, Ayuntamiento, Capela das Angustias e a igreja de N. Srª. do Carmo. Na rua do Rio encontramos algumas casas senhoriais, bem como a Casa-Museu Niceto Alcalá Zamora, natural da vila e que foi o primeiro Presidente da II República Espanhola em 1931.
No final da rua encontra-se o Jardim da Fonte do Rei. Esta é uma verdadeira obra prima da arquitetura hidráulica em Espanha. Apesar da nascente ser conhecida desde o sec. XVI, a fonte atual é obra de Remigio del Marmol no sec. XVIII. É uma sucessão de três lagos a diferentes alturas, com estátuas ao centro, uma cascata, terminando na Máscara do Clero, depois da água ter jorrado pelos 139 canos que compõem a fonte. Ainda neste espaço existe a Fonte da Saúde, obra renascentista, atribuída a Francisco del Castillo.
Para as refeições escolhi, e recomendo, La Ribera, na rua homónima, um restaurante com uma boa qualidade/preço e que te possibilita conhecer a gastronomia local, como sejam as carnes, o "revuelto de collejas" (espécie de espinafres selvagens) ou as gachas.
Bem ao lado da Hospederia San Francisco, onde me alojei, esta a igreja conventual, que é mais um belo exemplo do barroco cordovês que tem várias obras-primas nesta vila.
Em definitiva é um destino ideal para um fim de semana na Andaluzia, com um orçamento reduzido.
![]() |
Carnicerías Reales, Priego de Córdoba, Espanha. |
![]() |
Igreja S. Francisco, Priego de Córdoba, Espanha. |
![]() |
Ruela do Bairro da Villa, Priego de Córdoba, Espanha. |
![]() |
Fonte do Rei, Priego de Córdoba, Espanha. |
![]() |
Igreja N. Srª. Assunção, Priego de Córdoba, Espanha. |
![]() |
Cúpula do sacrário, Igreja N. Sra. Assunção, Priego de Córdoba, Espanha. |
Ola , Tudo Bem?
ResponderEliminarAdoro O Post:)
Muito Obrigada:)
Bom Domingo
Novo post: www.openklosetfashion.blogspot.pt
Instagram:@openklosetfashion
SnapChat:OpenKloset