Luis de Morales, El Divino

Anunciação de Luis de Morales no Museu Arte Sacra de Elvas.
Para que ir a Lisboa, e ao museu da rua das Janelas Verdes, se em Elvas também temos boas obras-primas?

Apetece-me hoje passar os olhos de novo, pelas pinceladas de Luis de Morales, conhecido no mundo das artes como "El Divino", pintor maneirista, assentado em Badajoz e digno representante desta arte dos dois lados da raia.

Em Elvas, deixou-nos o retábulo primitivo da Antiga Sé, ou melhor dito, algumas das tábuas que compunham esse retábulo quinhentista, e que hoje encontramos ainda por cá.

Recordo-me de ir à missa na igreja do Colégio Jesuíta, onde colaborava o meu tio-avô, e entrar à socapa na sacristia. Tinha a sensação de estar num sitio especial, secreto, sacro, ainda mais que a própria igreja em si. Talvez o facto de ser um sitio mais restrito explique esta minha recordação.
E era, e é, aí que encontramos algumas tábuas que em tempos formaram o retábulo da Sé elvense.

São três obras em muito mau estado de conservação que permanecem à guarda da paróquia do Salvador, e que deveriam, ser alvo da atenção dos poderes locais e regionais na área da cultura, de forma a parar a sua degradação, restaurando-as e possibilitando aos nossos olhos contempla-las na plenitude da sua beleza.

Luis de Morales recebeu o encargo desta produção do Bipso D. António Mendes de Carvalho, sendoa obra mais cara que este artista e a sua oficina vão realizar. Desse retábulo chegaram aos nossos dias 6 tábuas, sendo que a composição original teria provavelmente outra pintura hoje desaparecida, formando num interessante conjunto retabilístico substituído pelo retábulo barroco que hoje se encontra nesta igreja.

Felizmente outras obras do Divino Morales foram alvo de restauro e fazem hoje parte do Museu de Arte Sacra da Antiga Sé. Entre elas merece destaque a Anunciação, pois a representação de Maria nesta tábua é das mais destacas do artista.

Recentemente o Museu do Prado, Madrid, dedicou uma exposição ao artista, que este ano estará patente em Bilbau e Barcelona., e alguns ainda recordarar-se-ão da grande exposição transfronteiriça "Luis de Morales, a un lado y otro de la raya" que no ano 2000 esteve patente no claustro da Catedral de S. João Batista de Badajoz e posteirormente no Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa.

Em Badajoz, no Museu de Belas Artes e também no catedralício encontramos obras d"El Divino"; em Évora no Museu Regional há também tábuas deste artista, e melhor em muitas igrejas de vilas e aldeias da Extremadura existem "in situ" trabalhos de Luis de Morales.

Muitos historiadores têm reclamado a necessidade de dar visibilidade e conservação às tábuas do Colégio, sendo que a obra desta autor é de extrema importância pois esta considerado o melhor do reinado de Filipe II. Seria importante criar uma rede transfronteiriça que promovesse os locais onde podem ser vistas as obras deste pintor. Sejam capelas e igrejas da Extremadura, museus de arte sacra ou inclusivé coleções nacionais. E Elvas... felizmente no museu da Antiga Sé temos essas tábuas mas seria ideal que num futuro museu da cidade se dedica-se uma sala a Luis de Morales, reconstruindo inclusivé o retabúlo e juntando-lhe obras suas contemporâneas ou da sua oficina. Um roteiro Luis de Morales, transfronteiriço permitiria difundir e promover Elvas num contexto artístico que vai além do património castrense.
Com tecnologia do Blogger.