Lagoas, furnas e vulcões em S. Miguel

S. Miguel tem para oferecer-nos uma serie de paisagens extraordinarias, cheias de lagoas, furnas, vulcões e muito verde. É uma ilha fascinate que vou resumir-te em paisagens que deves ter em consideração ao visitar a  ilha.


Miradouro da Vista do Rei

Vista da Lagoa 7 Cidades desde o Mirador Vista de Rei, S. Miguel.
É o mirador por excelência na ilha. Obrigatório. Isso sim é preciso ter sorte para teres a fotografia de postal! Eu cheguei lá entre nevoeiros e chuvas e ao aproximar-me não se via mais que nuvens. E de repente toda a gente começa a gritar e a correr. A nuvem começa a mover-se e vislumbras-se um pouco da beleza das Lagoa das 7 Cidades.

Lagoa das 7 Cidades

Lagoa das 7 Cidades, S. Miguel.

Descendo desde o Mirador da Vista de Rei, chega-se á ponte que separa de alguma forma a Lagoa das 7 Cidades, dado que a um lado e outro da ponte as águas parecem mais verde de um lado e mais azul do outros. Isto deve-se ao fato de existirem diferentes habitats ecologicos aos dois lados da ponte. Há uma lenda que diz que são lágrimas de dois amantes, ela uma princesa de olhos azuis e ele um pastor de olhos verdes.

Caldeiras das Furnas

Caldeira Grande da Lagoa das Furnas, S. Miguel.

São seguramente experiências únicas estas de visitar os parques das caldeiras e fumarolas. Junto ao Vale das Furnas existem dois núcleos, um junto à lagoa e outro no interior da aldeia, no Chã das Caldeiras. Estas fumarolas são o vivo exemplo que o vulcão das Furnas está ainda ativo, e estas são de alguma forma a sua respiração.


Lagoa do Fogo

Lagoa do Fogo desde o Mirador da Barrosa, S. Miguel.
Foi seguramente a paisagem que mais me encantou na ilha. Talvez a hora tardia e o sol entrando mais na horizontal favorece-se as vistas e desta lagoa.

Fumarolas da Caldeira Velha

Fumarolas da Caldeira Velha, S. Miguel.
Estas fumarolas ou pequenas cladeiras estão localizadas na Caldeira Velha e mais precisamente junto à poça pequena. São essencialmente emanações de vapor de água e de gases que se formam através de aberturas na superfície da crosta terreste, e das quais brotam estas águas termais.

Campos de Chá 

Plantação de chá, Maia, S. Miguel.
O chá é plantado desde o sec. XVIII! São mais de 50 toneladas anuais de chá! A mais antiga plantação da Europa! Foi introduzida como planta ornamental na ilha! Originária do Brasil! Está na costa norte junto a Maia! As fábricas podem-se visitar! A Gorreana abriu em 1883! Da china vieram mestres para ensinar a sua elaboração! 

Castelo Branco

Castelo Branco, S. Miguel.
Não é seguramente dos locais mais conhecidos nem mais turísticos da ilha, mas recomendo. Tem uma vista soberba sobre a Lagoa das Furnas, sobre os multiplos verdes da ilha, tem vacas (como não podia deixar de ser!) e sobretudo a sensação de tranquilidade e paz!


Mirador Boca do Inferno e Lagoa do Canário

Parque da Lagoa do Canário, S. Miguel.
Para se chegar ao Mirador tem que se passar pela lagoa. E claro há que ter sorte para ter um dia limpo e poder percorrer o caminho que leva até um dos mais bonitos miradores de Portugal. Eu não tive essa sorte. Terei que lá voltar!



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.