Roteiro em S. Miguel, Açores


Farol de Ferrarias, S. Miguel.
Nesta primeira viagem até S. Miguel decidi organizar a viagem em 3 jornadas de excursões, pois a chegada à ilha foi feita na noite anterior por volta das 00.00 num voo low cost.

Roteiro de 3 dias

Dia 1 - Sete Cidades e Nascente

Depois de um bom pequeno almoço e temendo um dia cinzento, a excursão começou com a subida em direção ao Miradouro da Vista do Rei. Desde Ponta Delgada, tomei a direção Pico do Carvão / Covoada.  A primeira paragem foi junto à Lagoa do Canário, com intenções de ir ao mais belo dos miradouros de S. Miguel, Miradouro da Boca do Inferno, mas o dia cinzento e o nevoeiro não permitiram contemplar as vistas, mas valeu a pena o passeio pelo entorno da lagoa e parte do percurso. Continuei em direção ao Miradouro Vista do Rei para a postal ideal dos Açores com a Lagoa das Sete Cidades como pano de fundo. Há quem recomende subir cuidadosamente ao Hotel Monte Palace, à época em abandono, para melhor registos fotograficos. 
Para descer à Lagoa há que voltar atrás e descer até passar a ponte que cruza a lagoa para chegar até 7 Cidades, pequeno povoado. O destino final desta manhã era a praia de Mosteiros, onde terminei por fazer o tradicional piquenique à beira duma praia vulcânica.

De tarde o objetivo, e com o tempo um sol que se foi abrindo ao longo do almoço, ir até as Termas / Piscinas de Ferraria. O mar muito picado impediu o mergulho tão desejado nesta nascente de águas termais dentro do Atlântico. De regresso a Ponta Delgada para aproveitar o hotel. A paisagem da ilha não deixa de surpreender em cada curva.

Dia 2 - Furnas e Fogo

Hoje o dia é mais largo mas bem preenchido. Saída de Ponta Delgada em direção à antiga capital da ilha, Vila Franca do Campo. Depois de visitar o centro da vila e do respetico café, segui viagem até à Lagoa das Furnas. Primeira paragem na zona das caldeiras e fumarolas junto à Lagoa para depois rumar até às Poças de D. Beija. O Parque Terra Nostra fica pàra a próxima. Depois aproveitar um bom pedaço da manhã nas águas termais parti em direção à bela praia de Ribeira Quente. Vale a pena esta praia. De regresso à estrada era tempo de voltar às Furnas para seguir em direção à Ribeira Grande. Ainda na subida desde as Furnas aproveitei para ver a Lagoa desde o Mirador do Pico do Ferro e uns quilometros depois as plantações de chá, já na EN1-1A, antes de S. Brás.  Próxima paragem Ribeira Grande. Uma vila com encanto e um património que merece ser visitado. E para terminar a jornada nada melhor que um pôr de sol com a Lagoa do Fogo como pano de fundo, enquanto regresso ao meu hotel em Ponta Delgada.

Dia 3 - Ponta Delgada

Este último dia foi dedicado a Ponta Delgada. Viver e conhecer a cidade detalhadamente. É uma cidade que se faz perfeitamente a pé. Desde o zona do Porto até ao Palácio de Sant'Ana.

O Nordeste fica para a próxima viagem a S. Miguel.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.