Versalhes, o paraíso do rei sol

Portão do Patio Real, Château de Versailles, França.
Se estas mais de dois dias em Paris este é um passeio que tens que fazer.

O château ou palácio de Versailles está localizado a aproximadamente 20kms do centro de Paris, e creio que a forma mais simples de lá chegar é com o comboio suburbano RER, que em menos de 1 hora te leva até Versalhes. Logicamente Versalhes não é só o palácio real, pois ali se instalou a corte e seu séquito, bem como os militares que acompanhavam o rei e que foram dando forma a uma cidade saída da imaginação de Luís XIV, e que posteriormente serviria de exemplo para a planificação de Washington D. C. , e que ainda hoje é visível nos bairros de Notre-Dame, Saint-Louis e Montbauron.

Mas à cidade voltaremos depois, o prato principal é o Palácio do Rei Sol. Da estação à Praça de Armas são dez minutos a pé subindo a avenida de Paris. Este local que começou a ser utilizado por Luis XIII como zona de caça, é ele o primeiro em marcar o futuro da pequena aldeia, mandando erigir um pavilhão de caça, dando inicio a uma nova urbe, que seu filho, Luís XIV completaria.

Em 1682 Luís XIV transfere a sede real do Louvre para Versailles, após engrandecer e melhor a tapada e jardins, e obviamente construindo o palácio. Sucessivas intervenções ao longo do seu reinado vão engrandecendo todo o complexo, ao igual que os seus descendentes. Com a revolução francesa, literalmente, às porta de palácio, a família real abandona-o, tornando-se na sede do poder revolucionário e na Assembleia Nacional.

Desde 1833 o complexo transforma-se num espaço museológico, dedicado a "toutes les glories de France", tendo-se transformado num dos museus mais visitados do mundo sendo classificado como Património Mundial em 1979.

Se não tens bilhetes pré comprados terás que o adquirir na ala esquerda do edifício dos ministérios ladeando a praça, lembra-te que o acesso aos jardins é gratuíto.

Os jardins de palácio são um exemplo do estilo francês, em que o objetivo é levar a ordem e a simetria para a natureza. Saídos da criatividade de André Le Nôtre são o local ideal para passear entre lagos, estátuas, bosques, parterres e canais, aproveitando para fazer um piquenique antes de entrar no palácio. O ideal para conhecer o parque é fazê-lo a pé ou em bicicleta, existe ainda uma larga oferta de transportes de aluguer ao teu dispor. No parque de Versalhes existe ainda uma zona formada pelos palácios de Maria Antonieta, o Grand e Petit Trianon, que podem ser visitados com um bilhete extra.

Galeria das Batalhas, Château de Versailles, França.
A visita ao palácio faz-se com o auxilio de um audioguia, que te vai levar à capela real, e de aí sobe-se ao piso superior para aceder aos grandes apartamentos do rei e da rainha. Na ala do rei destaque para a sala de Hércules, a da Abundância, o salão de Vénus, usado para os buffets, e ainda as salas de Diana, Marte, Mercúrio e Apolo. A última sala denominada da Guerra que liga diretamente com a Galeria dos Espelhos, a qual assistiu a grandes episódios da história, tais como a assinatura do Tratado de Versalhes. Segue-se as dependências da rainha em paralelo aos do rei. De regresso ao rés de chão segue-se a Ópera, teatro oitocentista desejo exclusivo de Luis XIV, e depois a zona familiar dos quartos dos infantes e infantas. A visita termina com o Museu da História de França.

É um banho de riqueza que te faz sair de palácio pensando que estará um coche à tua espera para levar-te de passeio! Mas não está e há que seguir, e ainda nos falta ver um pouco da cidade. Destaque para a Horta do Rei, Catedral de S. Luís, Hôtel de Ville, Hôtel de la  Préfecture, Praça Hoche, Mercado de Notre Dame e a rua pedonal que liga o mercado à rua Carnot, chamada 2 Portes, e onde vão encontrar uma pastelaria que mantêm a tradição das receitas da corte.

Que melhor forma de terminar o passeio por Versailles que saboreando uns maravilhosos macarrons.

Château de Versailles, França.
Chapel Royale, Château de Versailles, França.
Galeria dos Espelhos, Château de Versailles, França.

Jardins do Château de Versailles, França.

Hôtel de Ville, Versailles, França.



Com tecnologia do Blogger.