Centro de Portugal
Fim de Semana
Low Cost
Fragas de S. Simão, um paraiso fluvial
![]() |
Praia das Fragas de S. Simão, Figueiró dos Vinhos. |
A ideia foi partir à procura de piscinas naturais interiores, rios, aldeias, sombra e temperaturas temperadas. E a descoberta foi a sub-região do Pinhal Interior, tendo por base Figueiró dos Vinhos.
Foi uma descoberta que temo partilhar, mas que não posso calar. Sei que vais adorar também.
A primeira paragem foi a praia da aldeia de Ana de Aviz, excelentes condições, estacionamento, bar de apoio, nadador salvador, água gelada com relvado e sombras. Uma pequena praia que serviu de cenário para o nosso piquenique antecedido de um banho refrescante.
Mas o prato principal estava reservado para a tarde deste sábado, a Praia Fluvial das Fragas de S. Simão, um paraiso perdido no pinhal, simplesmente fiquei fã. A pouco mais de 7kms da sede de concelho, encontramos este pedaço de céu na terra, uma água transparente, refrescante. Antes de descer à fraga vale a pena parar no mirador e olhar a piscina desde cima. Tembém desde o mirador temos uma primeira visão sobre a aldeia de xisto que dá nome à fraga, e que visitaremos ao fim do dia.
Estacionámos no parque de estacionamento com vasto arvoredo e lá começámos a descida até à ribeira. Otimas sombras, bar de apoio, nadador salvador e pedras, muitas pedras para colocar-te a tomar banhos de sol, para colocar a toalha, para saltar para o lago, e mais pedras...
Esta fraga é definitivamente a descoberta deste verão. Voltarei seguramente a esta remanso de paz e frescura.
![]() |
Aldeia de S. Simão, Figueiró dos Vinhos. |
Para descansar escolhemos o Hotel Rota Malhoa. Sim Malhoa, pois o grande pintor naturalista José Malhoa, passou grande parte da sua vida nesta vila, que o inspirou na sua pintura. A sua residencia, o "Casulo", acolhe o posto de turismo local e é visitável.
À noite depois de jantar, festa popular numa aldeia próxima e descanso de tantas braçadas dadas pelas águas do pinhal.
No domingo o objetivo era percorrer parte da velhinha N2 e ver que surpresas nos esperavam. A primeira foi Pedrogão Grande e a sua Igreja Paroquial, preparada para a Eucaristia Dominical, tudo à espera do sacerdote e entro eu igreja adentro. Todas me olharam, eu corei e saí!
Seguimos caminho pela nacional 2 até à Barragem do Cabril, de onde se avista a Ponte Filipina, e nova paragem na aldeia de Pedrogão Pequeno, com destino à Sertã, antes de iniciar o regresso a casa.
Ahhh se não tens antes de ir compra os teus sapatos de água!
+info:
Praia de Ana de Aviz
Praia das Fragas de S. Simão
![]() |
Praia das Fragas de S. Simão, Figueiró dos Vinhos. |
![]() |
Praia da Aldeia de Ana de Aviz, Figueiró dos Vinhos. |