Fragas de S. Simão, um paraiso fluvial

Praia das Fragas de S. Simão, Figueiró dos Vinhos.
Foi um fim de semana que, seguramente, vamos repetir mais vezes.

A ideia foi partir à procura de piscinas naturais interiores, rios, aldeias, sombra e temperaturas temperadas. E a descoberta foi a sub-região do Pinhal Interior, tendo por base Figueiró dos Vinhos.

Foi uma descoberta que temo partilhar, mas que não posso calar. Sei que vais adorar também.

A primeira paragem foi a praia da aldeia de Ana de Aviz, excelentes condições, estacionamento, bar de apoio, nadador salvador, água gelada com relvado e sombras. Uma pequena praia que serviu de cenário para o nosso piquenique antecedido de um banho refrescante.

Mas o prato principal estava reservado para a tarde deste sábado, a Praia Fluvial das Fragas de S. Simão, um paraiso perdido no pinhal, simplesmente fiquei fã. A pouco mais de 7kms da sede de concelho, encontramos este pedaço de céu na terra, uma água transparente, refrescante. Antes de descer à fraga vale a pena parar no mirador e olhar a piscina desde cima. Tembém desde o mirador temos uma primeira visão sobre a aldeia de xisto que dá nome à fraga, e que visitaremos ao fim do dia.
Estacionámos no parque de estacionamento com vasto arvoredo e lá começámos a descida até à ribeira. Otimas sombras, bar de apoio, nadador salvador e pedras, muitas pedras para colocar-te a tomar banhos de sol, para colocar a toalha, para saltar para o lago, e mais pedras...

Esta fraga é definitivamente a descoberta deste verão. Voltarei seguramente a esta remanso de paz e frescura.

Aldeia de S. Simão, Figueiró dos Vinhos.
Para terminar o dia, uma visita à Aldeia de S. Simão, uma aldeia de xisto, que hoje tem mais residentes que há uma decada atrás. O regresso dos emigrantes que retornam da grande cidade ao berço natal, os estrangeiros que encontraram um lugar ideal para o resto dos seus dias no meio da serra. Ruas estreitas e casas de xisto foram o pano de fundo para o por de sol deste sábado.

Para descansar escolhemos o Hotel Rota Malhoa. Sim Malhoa, pois o grande pintor naturalista José Malhoa, passou grande parte da sua vida nesta vila, que o inspirou na sua pintura. A sua residencia, o "Casulo", acolhe o posto de turismo local e é visitável.

À noite depois de jantar, festa popular numa aldeia próxima e descanso de tantas braçadas dadas pelas águas do pinhal.

No domingo o objetivo era percorrer parte da velhinha N2 e ver que surpresas nos esperavam. A primeira foi Pedrogão Grande e a sua Igreja Paroquial, preparada para a Eucaristia Dominical, tudo à espera do sacerdote e entro eu igreja adentro. Todas me olharam, eu corei e saí!

Seguimos caminho pela nacional 2 até à Barragem do Cabril, de onde se avista a Ponte Filipina, e nova paragem na aldeia de Pedrogão Pequeno, com destino à Sertã, antes de iniciar o regresso a casa.

Ahhh se não tens antes de ir compra os teus sapatos de água!

+info:
Praia de Ana de Aviz
Praia das Fragas de S. Simão

Praia das Fragas de S. Simão, Figueiró dos Vinhos.

Praia da Aldeia de Ana de Aviz, Figueiró dos Vinhos.
Com tecnologia do Blogger.