Catedral de Florença e a cúpula de Brunelleschi

Duomo di Santa Maria del Fiore, Florença, Itália.
Há locais no mundo que sabemos que vão deliciar-nos. E Florença é um desses sítios. E, se há algo que marca esta cidade é sem dúvida a sua catedral. "Santa Maria del Fiore" é uma porta de entrada para o renascimento e paragem imprescindível para qualquer amante da arte.

O conjunto é formado pelo duomo, batistério e torre-campanário, e, é coroado pela cúpula, integrando-se dentro do bem classificado como património mundial, e é ao entrar na praça que  a expressão "ficar de boca aberta" se faz realidade. Impressiona!

É uma fachada branca, enorme, verde, enorme, oitocentista, neogótica, pois a original nunca chegou a concluir-se, e a sua reforma, patrocinada pelos Médici, não chegou a bom porto. Esta obra segue a inspiração do batistério e da torre, e deles toma as cores e os materiais.

O batistério está localizado no meio da praça, enfrentando a fachada do "duomo". Surpreende pensar que em 1293 se realiza aquele revestimento marmóreo quando por aqui ainda estávamos num gótico sombrio. Ainda mais se olharmos para as portas de bronze, das quais a do "Paraiso" com um completo grupo escultórico representando histórias do Antigo Testamento. O seu autor, Lorenzo Ghiberti, demorou-se 21 anos para as criar! Dentro perdem-se os olhos no mosaico que reveste a cúpula...
Cúpula da Catedral, vista desde o campanário, Florença, Itália.

Mas a cúpula que pode levar-nos à loucura é a da catedral, obra de Brunelleschi. Marca indiscutivelmente a imagem desta cidade património, e é uma aventura subir até à lanterna, e sentar-se à sua sombra, enquanto os olhos se perdem pelos telhados de Florença. Enquanto me recomponho da subida, penso que esta obra gigantesca, finalizada em 1436, surpreende a todos os visitantes nos dias de hoje, e imagino a sensação de quem em séculos anteriores a vislumbrou e certamente como eu ficou de boca aberta!

Mas a visita à "Piazza del Duomo" não ficaria completa subir à torre-campanário e ver desde lá uma nova e refrescante vista sobre a praça e acenar a quem se senta agora no alto da cúpula da catedral.

De novo com os pés em terra, é impossível deixar de olhar para este conjunto, assim que o melhor é sentar-se à sombra e deixar os olhos recorrerem a praça, a fachada, a cúpula, o batistério em busca de novos detalhes.

Nota: O bilhete de entrada para o conjunto custa 10,00€.

+info | http://operaduomo.firenze.it/en

Cúpula da Catedral, vista desde o campanário, Florença, Itália.


Juízo Final, fresco no interior da cúpula, Florença, Itália.
Porta original do Batistério, Museu da Catedral, Florença, Itália.

Piazza della Repubblica, vista desde cúpula, Florença, Itália.
Com tecnologia do Blogger.