8 apontamentos sobre o que ver em Ponte de Lima

Ponte medieval, Ponte de Lima.
O atravessar do rio pelas tropas romanas para seguir caminho em direção à Galiza, deixou aqui uma lenda mil vezes repetida e que nos lembra que o medo ao desconhecido nos trava na nossa evolução pessoal. Assim passou, diz a lenda, à legião romana, que de cansaço e de crendice, ao ver a beleza do rio Lima acreditou ser este o rio mitológico de Lethes, aquele que marca a fronteira com o mundo dos mortos, recusando-se assim a atravessá-lo. Na sua gesta de conquistar as terras galaicas o comandante da legião, Décimo Junio Brutus, apanha o estandarte romano e num impulso atravessa a cavalo demonstrando assim aos seus homens quão seguro era o atravessamento do rio Lima, que afinal não era o Lethes!

1. Esculturas da legião Romana e de Décimo Junio Brutus

Legião romana cruzando o rio Lima em Ponte de Lima.
As esculturas divididas em dois grupos nas margens opostas do rio Lima, imortalizam a lenda acima, perpetuando o passo de Décimo Junio Brutus e suas tropas pelas margens do rio Lima. Da autoria de Salvador Viera e Mário Rocha, retratam o general romano já na margem norte enquanto a legião o contempla da outra margem preparando-se para o seguir. É um dos locais mais fotografados da vila!


2. Ponte medieval

Ponte medieval, Ponte de Lima.
Atravessar a ponte velha, contemplar a vila desde longe refletida no rio e rodeada por uma natureza exuberante seria por si só razão suficiente para vir até Ponte de Lima. A travessia pedestre parece ter tido origem romana servindo a rede viária circundante a Bracara Augusta, contundo atualmente a estrutura principal da ponte corresponde à época medieval.

3. Capela do Anjo da Guarda

Arcanjo S. Miguel na capela junto ao rio Lima, Ponte de Lima.
Já que estamos do outro lado do rio convém aproximar-se da curiosa capela aberta dedicada ao Anjo da Guarda, ainda que a imagem devocional ali presente desde o século XVIII seja a do arcanjo S. Miguel. A construção da capela terá ocorrido no século XIII e a sua localização junto às margens do rio e junto à ponte testemunha seguramente a proteção requerida para uma viagem! Junto à ponte fica ainda a capela barroca de Sto. António da Torre Velha.

4. Caminho de Santiago

O caminho de Santiago em Ponte de Lima.
O caminho português de Santiago de Compostela conhece-se desde os primórdios da nacionalidade e tem passagem obrigatória por Ponte de Lima em direção a norte, para cruzar o rio Minho em Valença do Minho em direção à Galiza e ao túmulo do santo. Não será por acaso que aqui se encontra um albergue de peregrinos, ponto de encontro daqueles que percorrem o território minhoto.

5. Muralha e Torres medievais

Torre da Cadeia, Ponte de Lima.
Daquilo que foi o recinto amuralhado medieval de Ponte de Lima chegaram aos dias de hoje apenas duas torres e um pequeno troço da muralha edificada no século XIV. A torre de S. Paulo exibe um curioso painel de azulejos de Jorge Colaço (1940), enquanto a torre da Cadeia, obra da época manuelina, acolhe atualmente o posto de turismo.


6. Largo de Camões e Chafariz

Chafariz renascentista de Ponte de Lima.
Neste espaço roubado à muralha abre-se a praça, na desembocadura da ponte medieval, como antessala para as ruelas da vila. Ao centro ergue-se o chafariz (sec. XVI) atribuído a João Lopes, o moço, elegante fonte que para aqui se transferiu no século XIX.

7. Igreja Santa Maria dos Anjos

Igreja matriz de Ponte de Lima.
Assente sobre uma anterior igreja românica foi ampliada no sec. XVI para albergar o maior número de fiéis que povoavam a vila. Apresenta exteriormente um belo portal ogival encimado por rosácea que ilumina o corpo principal do templo.

8. Igreja da Misericórdia

Misericórdia de Ponte de Lima.
A entrada em granito com colunas encimada pela Virgem protetora das Misericórdias, apresenta um curioso conjunto porticado lateralmente, enquanto na rua principal da vila um outro pórtico alado permite a entrada para o antigo hospital.

Estátua de D. Teresa e o palácio dos marqueses ao fundo, Ponte de Lima.

TAMBÉM TE PODE INTERESSAR


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.