Férias no Gerês, as aldeias, praias e cascatas essenciais (1/4)

Paisagem perto de Sistelo, Arcos de Valdevez.

O território do Parque Nacional da Peneda-Gerês, uma área de mais de 70.000 ha, situado a nordeste de Braga ( a 40 km), faz fronteira com a Galiza (Espanha) por onde se estende a área protegida com o parque homónimo espanhol, aos quais foi concedido pela UNESCO, em 1997, o título de Reserva da Biosfera.

O programa de férias no Parque Nacional do Gerês que te propomos, estabelece como local de alojamento a vila do Gerês, de onde irradiarão as excursões à descoberta do parque nacional, conhecendo praias, cascatas, aldeias e locais de interesse, escondidos e preservados nesta área.

Serra da Peneda, Parque Nacional da Peneda-Gerês.
São 4 dias de convívio com as serras, fauna, flora e sobretudo as gentes e seus costumes, que formam o Parque Nacional da Peneda-Gerês:


1º dia - Sistelo / Santuário Peneda / Soajo / Lindoso / Lobios (Espanha) / Mata da Albergaria


Sentado junto aos espigueiros de Sistelo, Arcos de Valdevez.
A primeira visita, ainda que não esteja dentro do parque, é uma paragem e destino obrigatório para quem ruma a estas latitudes lusas. Sistelo foi dada a conhecer em 2017, quando foi eleita uma das 7 aldeias maravilhosas de Portugal, sendo usualmente apelidada de Tibete português, dado a utilização do seu território através de socalcos que permitem uma agricultura de sobrevivência. Além do mais, a pequena aldeia esconde uma série de espigueiros no centro da vila, junto à fonte e à Casa do Castelo dos Viscondes de Sistelo (sec. XVIII) que se encontra em fase de recuperação, o que acontecia também (2019) à igreja de S. João Batista (sec. XV). Outras das atividades a fazer em Sistelo são os percursos pedestres, e entre estes o dos passadiços (2 km) que transcorre ao longo do rio Vez.


A paisagem tibetana de Sistelo, Arcos de Valdevez.
Socalcos e casa dos viscondes de Sistelo, Arcos de Valdevez.

As tradições e o modo de vida quotidiano em Sistelo, Arcos de Valdevez.

Escadaria e penedo do santuário de Peneda, Arcos de Valdevez.
A próxima paragem é um dos dois santuários do parque nacional, na serra da Peneda, replica do Bom Jesus do Monte (Braga), situa-se o Santuário N. Sra. da Peneda. Ao fundo do vale e entre imensos penedos conta a lenda que a Virgem Maria terá aparecido a uma pastora no sec. XIII, mantendo-se a devoção ao longo dos séculos até quem no sec. XVIII/XIX começa a tomar a fisionomia atual. As antigas casas de romeiros transformaram-se em hotel e as escadarias e terreiros esperam pacientemente a romaria anual de Setembro.



Santuário de N. Sra. da Peneda, Arcos de Valdevez.

Segue-se outros dos postais do Gerês, Soajo, pequena aldeia, com um dos mais harmoniosos conjuntos de espigueiros do país. São 24 espigueiros situados na parte mais alta da aldeia, onde merece a pena conhecer também o seu pelourinho, sendo o mais antigo datado do século XVIII. Curioso ainda o fato de ao longo dos séculos serem doados anualmente à Casa Real cinco cães de raça autóctone, o que isentavam os habitantes da aldeia do pagamento de impostos.

Espigueiros de Soajo, Arcos de Valdevez.

Espigueiros de Soajo, Arcos de Valdevez.

Espigueiros e castelo de Lindoso, Ponte da Barca.
Espigueiros vistos desde o castelo de Lindoso, Ponte da Barca.
A etapa seguinte mantém a temática dos espigueiros, pois em Lindoso encontra-se uma eira com mais de 50 destas construções (sec. XVII/XVIII) que ao longo dos séculos têm servido para guardar e proteger das pragas os cereais que são a base para a alimentação das povoações da zona. Além deste enorme conjunto de espigueiros, o vizinho castelo (sec. XIII) que defendeu a fronteira ao longo do período medieval tendo sido reforçado por pequenos baluartes após a Restauração, e que conformam um conjunto singular.

Neste primeiro dia de férias no Gerês é hora de procurar um sitio fresco para descansar destes primeiros quilómetros pela serra da Peneda. A proposta é atravessar a fronteira, seguindo o rio Lima até às Caldas de Lobios. Trata-se de umas termas conhecidas desde a época romana, junto ao rio Caldo, onde existem uma excelente zona de banhos no rio, e, junto a este, uma piscina termal onde a água brota entre 55 e 75ºC de acesso gratuito.

Piscina termal e praia fluvial de Caldas de Lobios, Espanha.

Cascata da Portela do Homem, Terras do Bouro.
Reforçados e refrescados é hora de rumar até à povoação do Gerês, onde nos espera o nosso alojamento. O caminho vai permitir passar e conhecer outras das grandes atrações do Parque Nacional. Após entrar de novo em Portugal, pela fronteira da Portela do Homem, e pagar a taxa para usar a estrada que atravessa a Mata da Albergaria, onde se poderá percorrer a Geira, via romana, e partir à descoberta dos marcos miliários romanos, observar alguns garranos (cavalos selvagens locais) e banhar-se na cascata da Portela do Homem.


TAMBÉM TE PODE INTERESSAR

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.