11 apontamentos (e alguma sugestão mais) para visitar Lyon, a cidade da luz e da gastronomia

Praça Basoche, Lyon, França.
Com a ampla oferta de voos baratos em Portugal, a cidade de Lyon tornou-se um destino de viagem acessível para a maioria dos portugueses, merecendo uma visita de fim de semana pela sua história, património e vida urbana. E se essa visita coincidir com o Festival das Luzes, que se realiza várias noites em redor de 8 de dezembro, melhor ainda!

A 3ª cidade francesa deve a sua pujança económica atual e histórica à sua benéfica posição geografica, razão principal para que o Império Romano instalasse aqui a capital das Galias no século I da nossa era. Foi essa extraordinária herança cultural que a UNESCO reconheceu em 1998 ao classificar os bairros históricos como Património Mundial. Outra das curiosidades de Lyon é ser o atravessada por dois rios o Saône e o Ródano.

Lyon vista desde a basílica de Fourviére, França.

Vieux Lyon

Praça de St. Jean, com a basílica ao alto, Lyon, França.

Rua Juiverie, Lyon, França.

Trata-se do bairro renascentista de Lyon, onde se encontra a essência desta localidade. Percorrer estas ruas cheias de turistas, cafés e lojas é um passeio obrigatório, e a repetir, durante a estada em Lyon. Desde a estação Saint Paul à igreja de Saint Georges (sec. XIV) aqui se encontram os famosos traboules, a catedral, o jardim arqueológico e vários museus. Não deixar de ver a rua Juiverie, a Loge du Change ou a Maison du Chamarier.


Traboules

Traboules da rua Juiverie, Lyon, França.

Trabouledu Gouvernement, Lyon, França.


À janela (renascentista) num traboule da rua St Jean, Lyon, França.
Os traboules são passagens e pátios interiores usados desde há séculos para permitir a ligação rápida entre a colina e o rio Saône. Estão perfeitamente escondidos dentro dos edifícios e a melhor forma de localizá-los é usando um mapa fornecido pelo posto de turismo local. Ocultos por uma porta como se fossem o acesso a uma habitação, basta empurrar a porta ou tocar à campainha comunitária para entrar nestes labirintos, onde se encontram os pátios renascentistas que permitem passar de rua em rua. Imperdível e surpreendente!



Catedral de S. João Batista

Catedral S. João Batista, Lyon, França.

A atual igreja catedral ergue-se no século XIV sobre um conjunto de edifícios religiosos, cujos restos podem ser observados no Jardim Arqueólogico, nas suas traseiras, tendo sofrido várias intervenções posteriores. No exterior destacam os vestígios das edificações mais antigas e os medalhões em torno dos portais que relatam histórias do Antigo Testamento. Interiormente não se pode deixar de contemplar a capela dos Bourbons e o relógio astronómico (sec. XIV). (Entrada gratuita/2019).

Relógio Astronómico na catedral de Lyon, França.

Presqu'ile

Rio Saône e ao fundo Presqu'ile, Lyon, França.

Praça Jacobins, Lyon, França.
Esta península criada pelos dois rios que banham Lyon, transformou-se na zona de expansão novecentista de Lyon, onde se vão construir ruas e avenidas ao estilo parisino, substituindo o seu aspeto medieval. Aqui situam-se várias artérias interessantes, como a rua Mercière, cheia de bouchons (restaurantes tradicionais lioneses); a rua Republique, principal eixo comercial pedonal da cidade, as praças Jacobins e Célestins ou outras atrações como a praça Bellecour, o Grand Hôtel-Dieu, a Ópera ou a igreja de Saint Nizier, entre outras.


Place des Terreaux

Paços do Concelho de Lyon, França.
Ponto de encontro para locais e visitantes, é uma das grandes praças da cidade que assistiu à receção de Napoleão III, à proclamação da república ou a ser reconhecida pelo general De Gaulle como a capital da resistência à ocupação nazi. Rodeada por palácios privados destacam o Hôtel de Ville (Paços do Concelho), edificada no século XVII ao estilo Luis XIII; o Palácio de Saint Pierre, antiga abadia seiscentista que desde o século XIX acolhe o museu de Belas Artes; e a fonte Bartholdi, autor da estátua da Liberdade, que representa o rio Garona e seus afluentes pois originalmente o seu destino era Bordéus.


Ópera de Lyon

Ópera de Lyon, França.
O atual edifício da ópera corresponde à intervenção, realizada na última década do sec. XX, idealizada pelo arquiteto Jean Nouvel ao qual encomendam a recuperação e adaptação do novecentista edifício às tecnologias dos alvores do novo milénio. Ainda que conserve exteriormente a fachada neoclássica, o aspeto atual é dominado pela grande cúpula de canhão envidraçada que encima todo o edifício.


Hôtel-Dieu

O enorme hospital de Lyon frente ao Ródano, França.
Este enorme edifício nas margens do rio Ródano não deixa ninguém indiferente, encontrando-se em processo de transformação (2019), pois até aos inícios do século e desde a sua fundação (sec. XII) aqui funcionou o hospital da cidade. O atual edifício do sec. XVII/XVIII é uma enorme massa, cuja beleza se reflete nas águas do rio e onde sobressaí a cúpula central elevada a 32 metros. Atualmente aqui estão instalados um museu dedicada ao seu passado hospital, um hotel de 5 estrelas e no futuro a Cidade da Gastronomia.


Notre Dame de Fourvière

Abóbadas do Santuário mariano de Fourviére, Lyon, França.

A silhueta da basílica chama a atenção pela sua localização no cimo da colina, por cima da Vieux Lyon. A sua arquitetura atual é um projeto neo bizantino que substituí anteriores edificações que aproveitaram o espaço do antigo Forum de Trajano. As 4 torres que coroam a basílica marcam-lhe o ritmo exterior, enquanto no interior são uns impressionantes mosaicos que relatam a história eclesiástica da cidade e de França que chamam os olhares. Para subir à colina pode utilizar-se o funicular ou subir usando o trilho que se inicia junto ao museu Gadagne. (Entrada gratuita/2019).

Teatros Romanos

Teatros (2) de Lugdunum, Lyon, França.

Para descer desde a basílica o caminho deve tomar a direção aos teatros romanos da antiga Lugdunum, nome da Lyon romana. Tratam-se de dois teatros, o maior com capacidade para 10.500 espetadores, recuperados na 2ª metade do século XX e que são atualmente a sede do festival de verão e o principal testemunho do passado romano da capital romana gaulesa. (Entrada gratuita/2019).

Murais

Mural dos Lyonnais, Lyon, França.


Cumprimentando o carteiro no mural da biblioteca, Lyon, França.
Além de ser a capital gastronómica de França é também a cidade dos murais franceses. Esta arte urbana, iniciada há mais de 30 anos, tem em Lyon alguns dos principais e maiores painéis murais da Europa. O mural de Canuts, pintado em 1987, tem 1.200 m2 e é um trompe-l'oeil que simula uma escadaria entre dois edifícios, situado no bulevar de Croix Rousse. Mais centrais são os situados em Presqu'ile como a Biblioteca, em que estão representados mais de 500 exemplares da literatura francesa ou o dos "Lyonnais", em que em cada janela falsa se representam personagens ilustres nascidos em Lyon como o imperador Cláudio; os irmãos Lumière; Paul Bocuse, fundador da "nouvelle cousine française" ou Saint Exupéry e o seu "principezinho" entre muitos outros.

Péniche-bars

Homenagem a Amália Rodrigues nas margens do Ródamo, Lyon, França.

Ao longo da marginal esquerda do rio Ródano, situados junto às ponte Lafayette, Wilson e Guillotière situam-se os grandes bares e esplanadas flutuantes (péniche-bars) de Lyon. São uma serie de 5 ou 6 grandes barcos de carga adaptados a bares que aproveitando a zona verde da marginal constituem um ponto de encontro para os locais, com uma oferta que vai desde refeições ligeiras, enorme variedade de cervejas, música ao vivo ou cocktails dependendo do péniche-bar (bar flutuante) escolhido. Se a toda esta oferta juntarmos a homenagem do município de Lyon à universal Amália Rodrigues, materializado num mural de luz sobre muros de contenção do Ródano, então não há desculpa para não passar por esta zona.

Pôr do sol nas margens do Saône, Lyon, França.
Seja qual for a época do ano em que decidas visitar Lyon vais sempre encontrar atividades que podem complementar a visita, sem esquecer provar os tradicionais quenelle ou a salada de Lyon e até as tartes de praliné ou arriscar num jantar gastronómico num dos prestigiosos restaurantes locais.

Vieux Lyon, França.

TAMBÉM TE PODE INTERESSAR


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.