Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga

Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.
Desde 2019 este complexo religioso, numa das colinas que rodeiam Braga, está inscrito na lista de Património Mundial da UNESCO, por ser um exemplo deste tipo de santuários católicos barrocos e exemplo para a edificação posterior de outros em Portugal e no Brasil.

A ocupação deste local, com devoção à Santa Cruz, está documentada desde o século XIV, com sucessivas edificações até que em 1722 se decide criar um complexo na tradição dos sacromontes, reproduzindo a Via Sacra e o Calvário. 

Arco do Pórtico e as duas capelas iniciais da Via Sacra, santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

Subindo ao longo da colina, vão sucedendo-se as 14 estações / capelas representando os últimos dias e a Paixão de Jesus Cristo. A entrada no recinto faz-se pelo Arco do Pórtico, encimado pelo brasão episcopal de D. Rodrigo de Mora Teles, arcebispo bracarense e impulsionador e ideólogo do santuário, conforme o conhecemos na atualidade.

Neste primeiro escadório sucedem-se as capelas da Via Sacra e os lanços de escadas à sombra de uma densa vegetação que compõe uma área de aproximadamente 26 ha., na zona final deste primeiro tramo um largo circular dá acesso ao último tramo de escadas onde se encontram umas curiosas fontes em parafuso.

Fonte em parafuso, santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

A escadaria monumental inicia-se com a fonte das Chagas, e no primeiro tramo de escadaria dupla, estão representados os 5 sentidos, cada um com a sua respetiva fonte. Segue-se a escadaria das Virtudes, onde em cada tramo se encontram representadas a Fé, Esperança e Caridade, ao cimo do qual se encontra o largo do Pelicano, atualmente com canteiros de flores e onde, até à construção da atual basílica, se encontrava a igreja original do Bom Jesus.

Aqui situa-se também a estátua de S. Longuinho, soldado romano que se converteu ao cristianismo ao presenciar a crucifixão de Cristo. A sua localização aproveita a antiga torre sineira da primitiva igreja do Bom Jesus do Monte.

Estáuta de Nicodemos, adro do santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

Subindo o lanço final de degraus atinge-se o adro da igreja, rodeada pelas estátuas das figuras ligadas à Paixão de Cristo: Anaz, Caifaz, Herodes, José de Arimateia, Nicodemos, o Centurião e duas de Pilatos.

A basílica, título concedido pelo Vaticano ao templo bracarense em 2015, é uma obra de Carlos Amarante, sobre uma encomenda do arcebispo D. Gaspar de Bragança, grande dinamizador do santuário. O templo é uma obra neoclássica com um interior delicado e que na pratica é a estação da Via Sacra dedicada à crucifixão, que compõe o retábulo principal da basílica.

As estações finais da Via Sacra situam-se no terreiro dos Evangelistas, situado detrás do hotel do Parque, onde além das 3 capelas da Via Sacra se encontram as estátuas dos 4 evangelistas e um chafariz central.

"Ver Braga por um canudo"

O Parque completa-se com o lago, situado acima da basílica, os hotéis do Templo e do Elevador, vários quiosques e o coreto, e até encontrar o local onde antes se encontrava o antigo telescópio para "ver Braga por um canudo".

Funicular do Bom Jesus, Braga.
Por último referir uma das principais atrações do Parque, o funicular, também ele Património Mundial, que é o mais antigo e único exemplo deste tipo de transporte movido pela força da água. O projeto deveu-se a Niklaus Riggenbach (1822) que permitia aceder ao templo de forma mais cómoda sem ter de subir os degraus da Via Sacra, continuando atualmente a utilizar o peso da água para mover-se.

Subir ao monte e ver Braga desde o alto do parque do Bom Jesus do Monte, seja por curiosidade ou por devoção religiosa merece a pena. Subir no funicular e descer pela escadaria para ser a melhor forma de o fazer.

Funicular do santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

Retábulo da basílica do Bom Jesus do Monte, Braga.

Painel publicitário de azulejos, santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

Escadaria das Virtudes, santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

Escadaria do santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

Interior de uma capela da Via Sacra do santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

Vista desde o interior da gruta no santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

Vista geral da escadaria do santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.

Santuário do Bom Jesus do Monte, Braga.


TAMBÉM TE PODE INTERESSAR


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.