Covarrubias, berço de Castela

Muralha e Torreão de Covarrubias, Espanha.
O título de berço de Castela deve-se ao facto do conde de Castela, Fernán González, e seu filho, a escolherem como sua residência no século X, estabelecendo o Infantado de Covarrubias, que se transformaria no principal feudo monástico da região, como espaço de reclusão para as infantas solteiras da família González, que administravam vastos territórios.

Casario tradicional em Covarrubias, Espanha.
Cavarrubias está classificada como aldeia-monumento desde 1965, e simultaneamente integrando a rede das mais belas aldeias de Espanha, perfeitamente justificada pela beleza do seu centro histórico medieval, cuja arquitetura popular lhe marca as principais ruas por onde se deverá vagabundear sem rumo certo, o que certamente te fará ir ao encontro do sabor rural das suas casas aportando nos principais monumentos da vila.

Torreão e Cruzeiro de Covarrubias, Espanha.
O mais antigo e impressionante estandarte da sua monumentalidade é o Torreão (sec. X) de possível origem muçulmano reforçado pelos condes de Castela, com um formato trapezoidal e piramidal explicado pela grossura dos seus muros na base, enquanto no último piso se encontram balcões com matacães. Atualmente acolhe uma exposição de armas medievais (Entrada 6,00€/2019) e segundo a história aqui terá sido aprisionada a filha do conde de Castela de forma a evitar o seu namoro com um belo pastor, reservando-a para um melhor casamento, o qual se veio a registar posteriormente várias vezes.
Casa D. Sancha, Covarrubias, Espanha.
Frente ao Torreão existe um belo cruzeiro do século XVI ideal para sentar-se e admirar a fortaleza e a arquitetura tradicional de enxaimel de madeira, no belo exemplo da antiga casa de D. Sancha, esposa do conde, e hoje transformada em loja de artesanato.

Das antigas muralhas (sec. X/XIII) ainda subsistem troços de grosso aparelho de cantaria visíveis nas margens do rio Arlanza, destruídas no século XVI para arejar a vila na tentativa de prevenir a expansão da peste. São ainda o que resta destas muralhas que abrigam a estátua de Kristina de Noruega, princesa escandinava que no século XIII contrai casamento com o irmão do rei castelhano Afonso X, D. Felipe que tinha sido abade na colegiada da vila, e onde a manda sepultar quando enviúva.

Colegiada de S. Cosme e S. Damião, Covarrubias, Espanha.
A colegiada de S. Cosme e S. Damião, que substitui um anterior templo românico, é uma ampla igreja gótica (sec. XV) de altas abóbadas que albergam os túmulos das importantes famílias locais, com destaque para os do conde Fernán González e sua esposa no presbitério, bem como outros túmulos no resto da igreja, enquanto o da princesa norueguesa se situa no claustro. Uma nota também para o retábulo barroco, coroado pela imagem da Assunção da Virgem acompanhada de vários santos, entre os quais os padroeiros da colegiada. Para aceder ao museu e ao claustro da colegiada existe uma entrada de 2,00€/2019, enquanto o acesso à igreja é gratuita.

Túmulos na colegiada de Covarrubias, Espanha.
Plaza Mayor, Covarrubias, Espanha.
Outra das praças com portadas na vila é a Plaza Mayor, onde o antigo palácio ducal se transformou em paços do concelho, e na qual se podem encontrar vários restaurantes onde desgostar a rica gastronomia castelhana ou apenas refrescar-se.

Passeio fluvial de Covarrubias, com o Torreão ao fundo, Espanha.
No antigo edifício do Arquivo do Corregedor de Castela, mandado edificar pelo rei Felipe II de Espanha, cujo escudo o preside, funciona atualmente como posto de turismo e sala de exposições, e nas suas proximidades a igreja de S. Tomás (sec. XV).

Adro da igreja de S. Tomás, Covarrubias, Espanha.
Atravessando a ponte sobre o rio Arlanza, cujas margens são espaços verdes e de lazer, encontra-se o bairro dos Arrabaldes, onde no século XVI se ergueu o pelourinho de Covarrubias, e desde onde se obtêm belas vistas sobre o torreão e a muralha.

TAMBÉM TE PODE INTERESSAR


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.