Roteiro pelo norte de Burgos

Cascadas de Orbaneja del Castillo, Espanha.

Este roteiro pelo norte da província de Burgos, em Castela e Leão (Espanha), propõe visitar pequenas aldeias, vilas e cidades e lugares naturais que encantam, atravessando as comarcas do vale de Sedano, Desfiladeiro do Ebro e Las Merindades.

Os locais a visitar encontram-se relativamente próximos podendo visitar-se usando um único local de hospedagem ou fazendo-o tipo circuito, mudando de alojamento. O roteiro pode fazer-se perfeitamente em 3 ou 4 dias, percorrendo os locais sem pressas.

Comarca de Las Merindades, Espanha
Ficam uma lista dos locais escolhidos nesta visita que podem servir para inspirar e auxiliar no desenho dum roteiro próprio e adaptado à sua viagem.


Pesquera de Ebro

Ponte sobre o rio Ebro em Pesquera de Ebro, Espanha.
Aldeia de 20 habitantes, com uma bela ponte sobre o rio Ebro e uma serie de casas brasonadas (sec. XVII/XVIII) que fazem desta aldeia a de maior densidade de escudos heráldicos de toda a Espanha. A igreja de Sto. Estêvão de origem medieval está no centro do conjunto histórico, em cujo adro se encontra o cruzeiro da antiga vila. O desenvolvimento deste núcleo urbano deveu-se certamente à existência da ponte medieval que lhe trouxe a riqueza em tempos idos.

Desfiladeiro do rio Ebro

Desfiladeiro do rio Ebro visto desde o miradouro, Espanha.

Desfiladeiro do rio Ebro visto desde o miradouro, Espanha.

Ao atravessar a província o rio Ebro atravessa vários vales e desfiladeiros, conformando algumas das paisagens mais impressionantes desde percurso e certamente irrepetíveis na península Ibérica. O desfiladeiro formado pela erosão da água na rocha calcária. Ao contemplá-lo é impossível não recordar-se do Grand Canyon estado-unidense, mas neste caso com um manto vegetal bastante denso. O local ideal para observa-lo é o miradouro nas proximidades de Pesquera de Ebro.

Pozas de la Sal

Eiras e tanques de salmoura, Pozas de la Sal, Espanha.
Como o nome da aldeia indica esta foi uma das importantes localidades donde se exploravam a extração de sal.  A extração era feita canalizando a água que brotava da serra para tanques onde se secava. Há vestígios desta atividade desde a época romana, atingindo o auge de exploração durante a Idade Media. Além de um passeio pelas antigas eras salinas e tanques de salmoura a aldeia mantém o aspeto medieval.


Oña

Capitel do mosteiro do Salvador, Oña, Espanha.
A sua posição geoestratégica levou a que desde muito cedo se tornasse um enclave essencial para dominar a região. Em 1011 é fundado o mosteiro beneditino do Salvador que passará a ser o principal centro monástico do reino de Castela, sendo o seu abade senhor da vila e de muitas outras em redor, tornando-o num centro de poder importante na Idade Media, chegando a ser o panteão real dos reis castelhanos, com belas urnas de nogueira em bom estado de conservação!

Tobera

Ermida de N. Sra. da Hoz e ponte medieval, Tobera, Espanha.

Uma das quedas de água de Toberas, Espanha.
Pequena aldeia nas margens do rio Molinar, cheia de cascatas e saltos de água em redor das casas. Desde a ermida de N. Sra. da Hoz e atravessando a ponte medieval saí um um percurso que possibilita acompanhar o rio e conhecer os saltos de água e lagoas, entre hortas e antigos moinhos, que produziam lã e linho para

Frías

Frías, Espanha.
Faz parte da rede das aldeias mais belas de Espanha e está coroada pelo castelo erguido no cimo da montanha vizinha ao rio Ebro. A estrutura medieval das suas ruas esconde as denominadas casas suspensas (construídas na escarpa) que levam até às portas do castelo. Lá em baixo junto ao rio a monumental ponte (sec. XIV) que ainda mantém a torre defensiva e de cobro da portagem.


Cuevas de los Portugueses

Cueva de los Portugueses, Espanha.
Estas grutas artificiais escavadas na rocha calcária são apelidadas dos portugueses pois serviram de humildes residências para os nossos compatriotas que trabalharam na construção do caminho-de-ferro. Contudo a sua antiguidade é bastante maior sendo escavadas por eremitas no sec. VIII / XIX, como lugares de oração e vida afastados da vida mundana.

Medina de Pomar

Castelo de Medina de Pomar, Espanha.
O centro histórico desta vila, a maior da comarca, esconde um castelo-palácio dos Velascos (sec. XIV/XV) que detinham o título de Condestáveis de Castela, e que hoje alberga o museu comarcal. Dentro do espaço amuralhado existem várias igrejas e casas solarengas que conformam um conjunto histórico de interesse.

Orbaneja

Formação geológica "beso de camellos", Orbaneja, Espanha.


Selfie na cascada de Orbaneja, Espanha.

Estrela do instagram a cascada de Orbaneja é um local imprescindível neste roteiro pelo norte de Castela e Leão. A água nasce numa gruta no cimo da aldeia, atravessa toda a aldeia e termina precipitando-se pela cascata de vários níveis terminando numa serie de poças de água límpida. Ao redor da aldeia uma serie de esculturas que se formaram pela erosão da chuva nas paredes das altas montanhas que a rodeiam.






Puentedey

Puentedey, Espanha.

É um verdadeiro milagre da natureza, a aldeia localiza-se por cima de uma ponte natural, fruto da erosão, sobre o rio Nela. No cimo da aldeia existe a capela de S. Pelayo e a casa brasonada dos Fernández de Brizuela (sec. XVI) hoje transformada em turismo rural.

Espinosa de los Monteros

Torre Ilustre, Espinosa de los Monteros, Espanha.
Fundada por habitantes das montanhas da costa cantábrica espanhola, daí o toponímio Monteros, que mantiveram as suas tradições e forma das habitações. Devido à fama da bravura dos seus habitantes estes foram recrutados pelos reis de Castela para a sua guarda real no século XI. Na vila existem vários edifícios históricos como as ruínas da Torre Ilustre (sec. XIII), várias casas brasonadas e a igreja matriz dedicada a Santa Cecília (sec. XVI) bem como as de varandas envidraçadas da praça principal, bem ao estilo montanhês.

Ojo Guareña


Ojo Guareña, Espanha.

Trata-se de um complexo de grutas cársticas de mais de 90 km que tiveram ocupação desde o Paleolítico até à Idade Media. Escavadas no interior da montanha pelo passo do rio Guareña, trata-se de um dos maiores espaço geológico do seu género em toda a Europa, onde habitam várias especies de invertebrados, alguns dos quais únicos nesta localização. Convém obter informação antes de visitar

TAMBÉM TE PODE INTERESSAR


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.