Mijas, a vila branca de Málaga

Mijas, Espanha.
A vila de Mijas, a pouco mais de 30 kms de Málaga, em plena serra e com uma vista sobre o mar Mediterrâneo, é um dos destinos de excursão obrigatório para quem visita Málaga ou durante uma estada nas zonas balneares de Fuengirola, Torremolinos ou Marbella.

Estátua do burro-taxi, Mijas, Espanha.
Se há uma marca que define Mijas são os seus burro-taxis!

A exploração deste animal, que outrora foi essencial para o transporte de mercadorias pela serra malaguenha, transformou-se numa atividade turística, devido ao aumento de turistas estrangeiros na Costa del Sol e nesta vila em particular, que começaram a alugar os burros de trabalho aos agricultores, percebendo rapidamente que o rendimento do aluguer era bem maior que o do trabalho no campo debaixo do austero sol. Esta atividade, denunciada repetidas vezes por animalistas, mantém-se na vila e é raro quem a visite sem dar um passeio sobre os lombos do burro. A importância é tal que existe uma estátua ao burro! Neste burro sim me montei!

Mijas mantêm, de certa forma, o sabor de uma povoação tradicional, pois desde os anos 60 do século passado percebeu que o fluxo turístico que se iniciava se poderia manter e aumentar se mantivesse a sua característica de ruralidade, tão atrativa para os turistas que se procuram a sua costa para escapar aos frios continentais.

O centro histórico da vila, declarado monumento histórico, permite-nos um passeio ao encontro dos pontos mais interessantes de Mijas.

Ermida N. Sra. da Penha

Ermida da Penha, Mijas, Espanha.
Junto à esplanada do Compás, um miradouro que permite ver toda a encosta até ao azul do mar, ergue-se a curiosa capela dedicada à Virgem Maria que foi escavada no sec. XVI por monges para albergar a imagem encontrada entre os muros do castelo uns anos antes. Sendo a padroeira da vila não é de estranhar a quantidade de terços que a população oferece como ex-votos estando ali expostos.

Praça de Touros

Praça de touros de Mijas, Espanha.
Se ainda não sabes, não considero as touradas um espetáculo, contudo esta praça é original e curiosa. Primeiro por ser um edifício centenário, de forma oval e também por albergar um museu temático (entrada 4,00€/2018).

Praça da Constituición

O centro do centro histórico de Mijas. A praça onde se juntam restaurantes, lojas de recordações, instituições bancárias e entes públicos, tudo num conjunto de caraterísticas regionalistas e onde destacam a fonte, colunas e bancos de mármore ali colocados no sec. XIX depois de uma enxurrada devastar a vila.

Jardins da Muralha

Torre da muralha, Mijas, Espanha.
Em frente da praça de touros resta uma torre da antiga fortaleza, que serve de miradouro para o jardim que se estende precisamente dentro do antigo perímetro da medina amuralhada. As frondosas árvores fazem deste local o sítio ideal para descansar nesta visita.

Casa Museu Rural

Aspeto da Casa Museu, Mijas, Espanha.
Trata-se de uma exposição etnográfica que aproveita um casa tradicional para recrear ambientes e mostrar antigas artes e ofícios que faziam parte desta vila antes da invasão turística que se iniciou na segunda metade do século passado. (Entrada 1,00€/2018).

Fraguas

No bairro de Santanta , com bonitas ruas brancas cheias de vasos de flores, e mais precisamente na rua Carril, encontram-se estas caves que eram usadas para guardar alimentos ou animais e que hoje estão abertas gratuitamente para visita.

Rua e igreja de S. Sebastião

Rua S. Sebastião, Mijas, Espanha.
A rua mais fotogénica de Mijas, que alia a sua brancura às cores das flores e ao constante trânsito de turistas. Em frente ao museu, encontra-se a pequena capela setecentista de caráter rural e construída com a contribuição popular.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.