Roteiro das mais belas aldeias de Espanha

Vejer de la Frontera, Espanha.
Espanha, aqui a um passo de distância, é um dos destinos mais procurados pelos turistas a nível mundial, tendo das cidades mais belas do mundo, um dos maiores conjuntos de sítios Património Mundial da Europa, praias e resorts e ilhas que completam o mosaico de oferta de lazer deste país com o qual compartimos a península.

Depois de olhar os grandes centros de atração turística há que ter ir ao encontro da realidade popular refletida nos recantos que conservam a verdade de um pais de muitas culturas que se fazem presentes nas aldeias, algumas delas consideradas como tesouros que souberam conservar a essência deste slugares.

Sobre o título de "pueblos más bonito de España" existe uma associação de aldeias que, atendendo a uma série de critérios, se uniram para conservar, melhorar e promover as suas localidades, sendo que anualmente se vão unindo mais a esta associação. Atualmente (2018) são 68 aldeias com menos de 15.000 habitantes, com um património cultural ou natural reconhecido e espalhados por toda a geografia espanhola.

Ao longo dos passeios por Espanha, à qual dedicamos muitos percursos, por proximidade e atratividade, vamos tropeçando ou propositadamente indo ao encontro destas aldeias, que junto a outros destinos ou isoladamente temos visitado, entendendo que dando-lhes visibilidade contribuímos para a sua sustentabilidade.

A lista abaixo elenca as aldeias que pertencendo a esta lista já foram objeto de um apontamento ou roteiro aqui no blogue, estando organizada pelas regiões autónomas espanholas:

Andaluzia:


 visitar Vejer de la Frontera

Aragão: 

visitar Albarracín

Cantábria:

Santillana del Mar

Castela - Mancha:


Castela e Leão:

Ayllón
Urueña
La Alberca


Visitar Puebla de Sanabria

Extremadura:



Galiza:



Madrid:

Chinchón

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.