8 apontamentos para visitar Vitoria-Gasteiz

Plaza Vieja ou da Virgen Blanca, Vitoria-Gasteiz, Espanha.
No norte da península Ibérica, o País Vasco é uma das mais ricas regiões espanhola, e a sua capital é a cidade de Vitoria-Gasteiz. O nome de Nova Victoria foi-lhe dado em 1181 quando o rei Sancho VI de Navarra funda esta povoação junto à pequena aldeia de Gasteiz. 

A visita essencial a Vitoria-Gasteiz que te propomos vai centrar-se no seu núcleo urbano, conhecido como a "almendra" (amêndoa), mas não só.

1. Plaza Nueva / Plaza de la Virgen Blanca

Plaza Nueva ou de España, Vitoria-Gasteiz, Espanha.
Este conjunto de duas praças contíguas pode ser o local ideal para começar este roteiro pela zona antiga de Vitoria-Gasteiz, tomando um café nos bares que se espalham ao longo das arcadas da praça "nueva" antes denominada de Espanha, e onde além do edifício dos Paços do Concelho encontra-se também o posto de turismo. Comunicada por um passadiço com a vizinha praça da "Virgen Blanca" ou praça velha, espaço de entrada na zona antiga. Ao centro desta praça ergue-se um obelisco em memória dos heróis que combateram os franceses no sec. XIX.

2. Iglesia San Miguel

Los arquillos junto à igreja de S. Miguel, Vitoria-Gasteiz, Espanha.
Trata-se da igreja (sec. XIV) que alberga a imagem da padroeira de Vitoria-Gasteiz, a Virgem Branca, que podes encontrar entre os dois arcos que servem de nártex ao templo que protege o portal renascentista. No interior o destaque vai para o retábulo barroco (sec. XVII). Não deixes de fotografar-te junto à estátua do Celedón, figura que abre as festas locais, voando com o seu guarda-chuva. Também a galeria anexa com a sua dupla arcada merece uma visita.

3. Casa del Cordón

Pormenor da abóbada da Casa del Cordón, Vitoria-Gasteiz, Espanha.
Na verdade são uma série de várias construções sobrepostas: uma torre do sec. XIII, ao redor da qual um mercador judeu constrói a sua casa (sec. XV) e recentemente recuperada para albergar uma dependência bancária. Visitá-la é entrar num banco, num palácio e numa torre medieval. O destaque no interior vai para a abóbada gótica, com os símbolos dos reis católicos e outros de caráter medieval.

4. Catedral Velha

Porta Sta. Ana da Catedral velha de Vitoria-Gasteiz, Espanha.
Este é um monumento em obras, e merece a pena visitá-la (entrada 8,50€/2018)! Esta igreja erguida no século XII com a fundação da cidade, reformulada no sec. XIV como colegiada vai sofrer desde então obras para dotá-la de maior prestigio, terminando com a torre sineira (sec. XVII). Foi consagrada catedral no sec. XIX, contudo as obras acometidas para a sua conservação (sec. XX) e a má estrutura renascentista, conhecida como os arcos do medo, levaram a que fosse encerrada em 1994. Atualmente reconstrói-se por inteiro estando previsto o fim dos trabalhos para breve. Convém reservar a visita (https://www.catedralvitoria.eus/es/reservas/).


5. Palácio Escoriaza - Esquivel e muralha

Portal renascentista do palácio Escoriaza-Esquivel, Vitoria-Gasteiz, Espanha.
Apresentado como um exemplo de arquitetura renascentista, foi erguido pelo médico de Henrique VIII de Inglaterra, cujos busto e de sua esposa podem ser vistos no seu portal. O edifício organiza-se em redor do pátio central, com arcos a duas alturas. O próprio edifício utiliza a antiga muralha medieval para os seus alicerces, podendo observar-se na praça fronteira.

6. Igreja de S. Pedro

Rampas mecânicas e igreja de S. Pedro, Vitoria-Gasteiz, Espanha.
Descendo desde o centro cultural, usando as rampas mecânicas, chega-se à igreja S. Pedro (sec. XIV) restaurada no século XIX, época na qual se adiciona o portal neogótico. A torre sineira é da mesma fábrica da da catedral velha.

7. Catedral Nova e Parque da Florida

Catedral da Imaculada Conceição, Vitoria-Gasteiz, Espanha.
No decurso do século XX levanta-se esta catedral neogótica vizinha ao parque da Florida, um amplo espaço verde e um dos pulmões desta cidade que se orgulha de ter um das maiores áreas de jardins de Espanha. É numa das esquinas deste jardim que se encontra o parlamento regional.

8. Alameda Fray Francisco de Vitoria

Museu Belas Artes de Vitoria-Gasteiz, Espanha.
Ao longo desta alameda sucedem-se um conjunto residências românticas, que albergam vários museus como o de Belas Artes ou o Militar, bem como a residência do Lehendakari (presidente regional). É um passeio que recomendo!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.