Francesinha

Francesinha sempre acompanhada por cerveja.
Não é preciso ir ao Porto para comer uma francesinha, mas não se pode ir ao Porto sem comer, pelo menos, uma francesinha. E não é para menos esta iguaria típica da cidade do Porto está entre as melhores sanduíches do mundo!

A francesinha nasceu nos anos 60 do sec. XX no restaurante Reboleira, na Baixa do Porto, e foi durante muito tempo comida de estivadores, operários e gente humilde. Rápida, calórica, picante para entrar em calor, mas sobretudo saborosa eram os seus trunfos. O seu inventor foi Daniel David da Silva, que retornado a Portugal desde França e Bélgica, fez uma versão melhorada da receita do croque-monsieur. O nome deste prato típico tripeiro parece ter sido adaptado pelo criador em homenagem às mulheres francesas, que o mesmo idolatrava.

Pão de forma recheado de bife de vitela, linguiça, salsicha fresca, fiambre, chourição ou mortadela, todo coberto por muitas fatias de queijo, ovo estrelado e batatas fritas e claro o molho. Ai reside o segredo do êxito das francesinhas. Cada restaurante tem a sua receita secreta tendo por base um molho de tomate, caldo de carne, cerveja e piripíri... A francesinha tem que ter picante!

Não há como não subir a rua Passos Manuel até à praça dos Poveiros sem tropeçar nos melhores restaurantes especializados em francesinhas.

Bom apetite!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.