Santa Lucía del Trampal, a joia visigoda da Extremadura

Basílica de Santa Lucía del Trampal, Alcuéscar, Espanha.
Ir ao encontro de construções visigodas não é o habitual quando planificas um fim de semana, assim que este roteiro é especial pois leva-nos ao encontro de um testemunho histórico raro na península Ibérica.

No centro da Extremadura espanhola, no meio de uma floresta de sobreiros encontra-se esta antiga basílica visigoda que até aos anos 80 do século XX tinha permanecido esquecida pela história.

Deusa Atégina no centro de interpretação de Alcuécar, Espanha.
Cruzeiro da basílica del Trampal, Alcuécar, Espanha.

Capitel quinhentista na basílica de Santa Lucía del Trampal, Alcuéscar, Espanha.
A meio caminho pela autoestrada que liga Mérida com Cáceres, encontra-se o município de Alcuéscar, pequena vila agrícola, a qual é necessário atravessar para encontrar o caminho de 3 quilómetros que nos leva até ao montado de Trampal.

A origem exata desta construção depende dos historiadores que nela trabalharam, estudando-a e propondo a sua recuperação. Para uns é do sec. VII e para outros do sec. VIII já com influência moçárabe. Contudo a ocupação desta zona é anterior pois na construção da basílica encontram-se materiais reutilizados de anteriores villae romanas e inclusive de templos dedicados à divindade celtibera Atégina, deusa  do renascimento, da primavera e da fertilidade, representada através de estátuas de cabras que eram colocados sobre aras, algumas delas de origem romano.

Basílica de Santa Lucía del Trampal, Alcuéscar, Espanha.
A basílica terá sido erguida numa única campanha construtiva, com uma nave central e duas estreitas naves laterais, formando o corpo da igreja e que comunicam com o pequeno coro, que antecedia o cruzeiro tipo corredor que permite o acesso às três cabeceiras do templo. Trata-se realmente de um exemplo fantástico de construção  de transição entre as edificações paleocristãs e o românico. Imaginar os reis visigodos e o clero entre nuvens de incenso numa construção obscura iluminada por pequenas frestas é toda uma epopeia imaginativa.

Além da basílica o conjunto estava composto por outras construções, inclusive por um batistério, entretanto perdido, conformando um núcleo monástico e agrícola que vai ser abandonado com a chegada dos muçulmanos à península no sec. VIII. A vida religiosa regressará a este espaço no sec. XV, com obras de adaptação do espaço, fazendo desaparecer as naves laterais e integrando-as na central, reforçando  as cobertura com uma abóbada ogival. É nesta época quando se dedica a Santa Luzia. A vida monacal perdurará aqui até ao séc. XVIII, sendo posteriormente ocupada pelas tropas napoleónicas seguida por populares que aproveitam o espaço como casa de campo, mantendo-se contudo a tradição local da romaria desde a vila.

Admirando a original cabeceira da basílica.
Hoje a visita à basílica, recuperada e musealizada é toda uma experiência, contando com um centro interpretativo que auxilia na compreensão do espaço ao longo dos séculos.
Castelo de Montánchez, Espanha.
A segunda etapa deste roteiro é a vila de Montánchez, altaneira no cimo da serra homónima. Terra de deliciosos presuntos pata negra, que são um dos motores económicos da região, está coroada por um castelo roqueiro a mais de 700 metros sobre o nível do mar, permitindo uma "visão de águia" sobre todos os arredores.

Cemitério de Montánchez, o mais belo de Espanha (2015).
Curioso descobrir que o cemitério local foi eleito em 2015 como o mais belo campo santo de Espanha! Assim que depois de descer do castelo toca entrar no cemitério e perceber o porque desta eleição. A vista soberba que se tem dos montados e a estrutura das campas verticais em granito terão sido fundamentais nesta eleição.

A nível patrimonial existem várias capelas na vila, sendo a igreja de S. Mateus (sec. XIV) o centro da vida religiosa de Montanchéz, com a curiosidade que a torre sineira estar separada do corpo do templo.

Rua do Santo Ángel, Montánchez, Espanha.
Um dos recantos mais peculiares da vila é a rua do Santo Ángel, uma pequena artéria em túnel que seguramente vai surpreender-te!

E não se pode abandonar esta Vila sem visitar algum templo do porco ibérico e provar e comprar produtos transformados do porco preto. Não deixes de provar o vinho caseiro que oferecem alguns bares e tabernas e experimentar a "patatera", espécie de farinheira elaborada com banha, batata cozida, pimentão, alho e sal.

Recanto de Montánchez, Espanha.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.