Pavilhão do Centenário, a maravilha de Wrocław

Vista exterior do Pavilhão do Centenário, Wrocław, Polónia.
Hala Stulecia, em polaco, ou Pavilhão do Centenário, na língua de Camões, está incluído na lista de Património Mundial desde 2006. E porquê? Porque este é um marco histórico na utilização do betão armado na construção. Ahhh... o edifício data de 1913!

Selfie debaixo da cúpula do pavilhão.
O seu projeto coube ao arqº Max Berg que foi encarregado de projetar uma grande sala de exposições para acolher as comemorações do centenário da vitória alemã, à qual naquela data pertencia este território, frente às forças napoleónicas. O material escolhido foi o betão armado e usado a uma dimensão impensável à época, e que marcou tendência desde então.

A grande cúpula do pavilhão, com 65m de diâmetro ainda hoje surpreende, quer vista desde o exterior quer olhando-a desde a arena do pavilhão a 24 m. sobre a nossa cabeça.

A visita (14PLN/2017) conta com um centro de interpretação do pavilhão no qual se documenta a construção e história do mesmo, pelo qual há que passar para aceder à sala principal. O recinto da exposição conta ainda com um jardim japonês, uma escultura tipo agulha de 100m de altura e uma fonte multimédia. 

Centro interpretativo do Pavilhão do Centenário, Wrocław, Polónia.

Perspetiva do Pavilhão do Centenário, Wrocław, Polónia.

Vista interior do Pavilhão do Centenário, Wrocław, Polónia.

Entrada à zona museológica do Pavilhão do Centenário, Wrocław, Polónia.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.