As minas de Wieliczka, um labirinto de sal

Edifício principal das Minas de Wieliczka, Polónia.
Dentro do roteiro de 9 dias pela Polónia, e aproveitando a estadia em Cracóvia, há um sitio Património Mundial que não se deve deixar de visitar: as minas de sal de Wieliczka. Localizadas a cerca de 15 kms de Cracóvia, são uma das minas de extração de sal mais antigas da Europa, sendo hoje dos locais mais visitados deste país do leste europeu, constituindo um verdadeiro labirinto de mais de 300 kms de galerias, atingindo o ponto mais extremo os 325m de profundidade.

A forma mais económica para chegar às minas será utilizando a linha de autocarro nº 304 da empresa MPK (podes ver os horários aqui), que comunica a estação de comboio com Wieliczka, sendo que a paragem mais próxima das minas é a Wieliczka-Kosciól. São cerca de 30 minutos de deslocação por menos de 5PLN/20107.


Vários aspetos da visita às minas de sal de Wieliczka, Polónia. 
Capela S. Kinga, Wieliczka, Polónia.
As visitas às minas são realizadas em pequenos grupos organizados por línguas de visitas, não existindo o português, assim que a opção terá que ser realizar a visita noutra língua. A forma mais económica é realizar a visita em polaco 55PLN, enquanto que as visitas noutras línguas têm um preço de 84PLN/2017. É importante fazer a reserva de entradas se pretendes uma visita num idioma que não o polaco!

A visita começa com uma descida infinita por uma escada de madeira, seguida por um percurso de aproximadamente 2 horas, ao longo do qual é explicado a forma como a exploração do sal se iniciou no sec. XIII e seguiu ininterrompidamente até ao inicio deste século. Quase tudo lá em baixo é de sal. São esculturas de santos e personagens históricas, representações de lendas, etc. num mundo de sal. Fato curioso o uso de cavalos, durante o sec. XIX, na exploração da mina, e que nunca chegaram a visitar ou viver à superfície, tendo nascido e morrido dentro da mina de sal!

A temperatura interior da mina oscila perto dos 15ºC, além das correntes de ar frequentes, pelo que se aconselha levar roupa de abrigo.


Capela S. Kinga, Wieliczka, Polónia.

Capela S. Kinga, Wieliczka, Polónia.
O ponto alto da visita é a Capela de S. Kinga, uma enorme câmara escavada na rocha de sal, em que todos os adornos são novamente em sal, incluindo os candeeiros! Impressionantes são também algumas estruturas de madeira que ajudam à estabilização das câmaras ou alguns dos lagos que se podem observar ao longo do itinerário turístico.

O regresso à superfície faz-se em elevador, mas antes haverá que passar pela imprescindível zona comercial da mina!

Lago no interior da mina de Wieliczka, Polónia.

Uma das salas mais espetaculares da mina de Wieliczka, Polónia.


Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.