Porto by Susana Ribeiro

Susana Ribeiro navegando no Rio Douro frente ao Porto

Susana Ribeiro é jornalista de viagens, reside na cidade do Porto, e confessa-nos que as viagens são a sua vida. Em 2013 cria o Viaje Comigo, distinguido em 2017 como o melhor  blogue profissional de viagens que já em 2015 fora eleito o melhor pelo público da Bolsa de Turismo de Lisboa. Escreve para diversos meios nacionais e partilha aqui no Caderno by Miguel o seu destino de viagem preferido, o seu (e meu) Porto. Obrigado Susana!


Quando me pedem para falar do meu destino preferido é sempre muito difícil escolher. Respondo sempre que será o próximo, porque me é impossível escolher um destino como “O Destino”. Assim, refugio-me em casa, no meu porto de abrigo. Explicando melhor: o meu destino preferido acaba por ser a minha cidade, onde tantas vezes sou também turista. 

E o Porto é uma cidade fácil de se morrer de amores. Chegando junto da Ribeira, a ver o correr do rio Douro, olhar para aquele casario secular e observar os seus monumentos históricos... não é, portanto, de estranhar que, por varias vezes, tenha sido escolhida como Melhor Destino Europeu. 

E, depois, o Porto... o Porto não é só a sua história e os seus monumentos ou gastronomia. É também as suas gentes e, essas, estão sempre de braços abertos para receber quem (n)os visita. 

E o que deve ver e visitar na cidade do Porto? Se só tiver entre dois ou três dias disponíveis, há locais que são incontornáveis, além do centro histórico (Ribeira) e da Baixa. Do rio Douro ao oceano Atlântico, percorra a marginal até à Foz do Douro, onde o rio de se junta ao mar. 

Mas, para começar, poderá ver das alturas. Do topo da Torre dos Clérigos fica com uma vista geral e pode aproveitar para visitar a igreja, que está mesmo ao lado. Atravesse a rua e vá até ao Passeio dos Clérigos onde tem cafés e esplanadas onde pode relaxar e restaurantes e lojas de moda de marcas internacionais. 

Livraria Lello & Irmão, Porto | Foto Susana Ribeiro - Viajecomigo

Aqui perto está uma das livrarias mais bonitas do mundo. A Lello & Irmão tornou-se ainda mais conhecida por ter inspirado a autora de Harry Potter, quando esta viveu na cidade... vai ver que vale a pena entrar e explorar este espaço. 

Desça depois até à Avenida dos Aliados onde está a Câmara Municipal do Porto. E subindo a rua Passos Manuel vai estar no Café Majestic, que conserva o glamour da Belle Époque. 

Se estiver em frente à Majestic e virar para a sua esquerda poderá apreciar, a uns metros dali, a fachada de azulejos da Capela das Almas e, se virar à direita, tem a Igreja de Santo Ildefonso também com uma fachada cheia de azulejos: 11 mil peças, para ser mais precisa. 

Continue o passeio, descendo a rua 31 de Janeiro para ir dar a uma das mais bonitas estação de comboios do mundo: a estação de São Bento. Também aqui pode admirar os painéis de azulejos que contam uma importante parte da história portuguesa. 

Pode depois explorar a renovada Rua das Flores, ou subindo a avenida rua ir até à Sé Catedral do Porto (construída no século XII, mas com remodelações em séculos posteriores) e estará também muito perto da Muralha Fernandina (datada do século XIV).


Sé do Porto | Foto Susana Ribeiro - Viajecomigo
E, estando tão perto do tabuleiro superior da ponte Luís I, aproveite para ver a vista de cortar a respiração, do rio e dos seus barcos. Bonita a qualquer hora do dia. 

O rio Douro visto da muralha Fernandina, Porto.  | Foto Susana Ribeiro - Viajecomigo
E quando se fala da cidade do Porto é impossível não se falar das caves de Vinho do Porto. Para quem não sabe, as caves ficam na cidade do outro lado do rio (em Vila Nova de Gaia) e as uvas deste vinho saem da Região Demarcada do Douro - a mais antiga região demarcada de vinhos do mundo (!). 

Ponte D. Luís, Porto | Foto Susana Ribeiro - Viajecomigo
Depois das provas do vinho do Porto – e, claro está, tem de provar os pratos típicos, como a francesinha ou as tripas à Moda do Porto – veja a agenda dos museus e das salas de espetáculos, como a Casa da Música, por exemplo. 

E reserve algum tempo para visitar Serralves, além de ter um museu de arte contemporânea (projeto do reconhecido arquiteto português Siza Vieira), com exposições de artistas nacionais e internacionais, tem uns lindíssimos jardins para visitar e passear. É um local a não perder, assim como o Parque da Cidade ou os jardins do Palácio de Cristal

Já ficou encantado? Venha visitar o meu Porto! Pode seguir o Roteiro de Dois Dias no Porto e poderá descobrir mais dicas da cidade do Porto no Viaje Comigo

Boas viagens!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.