13 apontamentos sobre Toledo

Centro histórico de Toledo, Espanha.
A capital da região espanhola de Castela-Mancha, conhecida por ter sido a capital do Reino de Castela onde conviveram em harmonia as 3 grandes religiões monoteístas durante a Idade Média, é um conjunto monumental que alberga edifícios de elevado valor patrimonial, além de uma riqueza gastronómica e artesanal que fazem do seu centro histórico, classificado como Património Mundial (1986), um destino essencial em Espanha.

Fica a lista dos 13 imprescindíveis desta cidade banhada pelo rio Tejo.


Várias vistas de Toledo, Espanha.

1. Porta de Bisagra

Porta de Bisagra, entrada tradicional da zona antiga de Toledo, Espanha.

É a porta de entrada da cidade, remodelada no sec. XVI, sobre edificações anteriores. As suas torres circulares, protegem o escudo da cidade sobre o arco de entrada. No interior da porta duas outras torres de cúpulas telhadas a verde e branco.

2. Mesquita Cristo de la Luz

Interior da mesquita do Cristo de la Luz, Toledo, Espanha.
Subindo desde a porta da Bisagra, recorrendo a muralha e atravessando a porta Cristo de la Luz, encontra-se a mesquita melhor conservada da cidade (sec. X), apresentando um belo trabalho exterior de decoração, além de umas interessantes abóbadas originais. Foi transformada em capela no século XII. Aqui podes comprar a pulseira que te permitirá entrar em 7 monumentos da cidade (9,00€ / 2017) Colado à mesquita não deixes de contemplar a via romana, antes de seguir para o Alcácer, passando pela praça de Zocodover. 

3. Alcácer 

Real Alcácer de Toledo, Espanha.
O edifício alberga o Museu do Exército, a Biblioteca Regional, entre outras instituições. Trata-se de uma construção do sec. XVI, reabilitada no século passado, para albergar a corte do imperador Carlos V depois do seu regresso da Alemanha, num local que terá tido ocupação desde o século III.

4. Catedral

Anoitecer sobre a catedral de Toledo, Espanha.
Descendo do Alcácer, encontra-se a praça do município e a Catedral Primaz de Espanha. Erguida no sec. XIII, é um belo edifício gótico que alberga o túmulo do rei D. Sancho II, o Capelo, além de uma série de obras de arte em que destaca a porta dos Leões, o Transparente, a sala Capitular ou a capela de S. Brás com o túmulo do bispo Pedro Tenório e do seu "sobrinho" Vicente Arias Balboa. (Entrada 10,00€ / 2017)

5. Igreja dos Jesuítas

Pormenor do interior da igreja dos Jesuítas, Toledo, Espanha.
Dedicada a S. Ildefonso, foi erguida nos séculos XVII/XVIII, afrontando com a sua dimensão a própria catedral. Desde as suas torres tem-se umas vistas panorâmicas sobre todo o conjunto monumental da cidade, enquanto no seu interior, branco, está ricamente decorado ao gosto barroco e rococó.

6. Igreja de S. Tomé

Pormenor d'O enterro do conde de Orgaz d'El Greco | Foto Toledo Monumental
Uma das paragens obrigatórias em Toledo para contemplar o quadro de El Greco, O Enterro do Conde de Orgaz (sec. XVI). Esta pintura, a única d'El Greco in situ, representa o descendimento de Sto. Agostinho e S. Estevão para sepultar Gonzalo Ruiz de Toledo, Conde de Orgaz.

7. Sinagoga do Trânsito

Recanto da Judiária de Toledo, Espanha.
Foi construída por Samuel ha-Levi, tesoureiro do rei Pedro I de Castela, no sec. XIV em estilo mudéjar, e em que destaca a grande sala de oração, ricamente decorada com estuques vegetalistas, epigráficos e com as armas do reino de Castela. Após a expulsão dos judeus de Espanha em 1492, o espaço transforma-se em igreja dedicada ao Trânsito, leia-se morte e assunção, da Virgem Maria.


8. Sinagoga Sta. Maria La Blanca

Sinagoga de Santa Maria La Blanca, Toledo, Espanha.
Consideremo-la o mais belo edifício de Toledo. Esta foi a sinagoga principal da cidade, construída no sec. XII com 5 naves separadas por arcos de ferradura e 32 colunas com capitéis vegetalistas. No sec. XIV transforma-se em igreja católica, mantendo o seu aspeto e toda a decoração dourada sobre fundo branco, de influência mudéjar. É o local judeu, propriedade cristã e de decoração muçulmana.

9. Mosteiro San Juan de los Reyes

Claustro do Mosteiro de San Juan de los Reyes, Toledo, Espanha.
Erigido para ser o panteão dos Reis Católicos, por ordem direta da rainha Isabel de Castela em 1476, transformou-se rapidamente na mais importante empreitada real. A igreja, onde repousariam para a eternidade os Reis Católicos, destaca pela decoração dos seus muros com o escudo heráldico e o  esbelto zimbório sobre o altar-mor.

10. Doçaria Conventual

"Masapán" de Toledo, Espanha.
Maçapão toledano, receita conventual, doce recordação que partilhar depois de uma visita a esta cidade. Testemunha das tradições muçulmana, elaborado segundo a receita das freiras de S. Clemente desde o sec. XVI, apresenta-se como pequenas figuras ou bolos maiores em forma de peixe com frutas escarchadas.

11. Passadiços e becos

Curiosidade dos passadiços de Toledo, Espanha.
Esta zona de "cobertizos" e becos de Toledo, especialmente encantadora para visitar ao principio da noite, foi uma zona de implantação de conventos que à medida que recebiam doações foram adquirindo as casas vizinhas e ocupando-as, colmatando a necessidade de uni-las com estas estruturas que permitem circular dentro do convento e simultaneamente atravessar a rua para a casa vizinha sem sair do refúgio do cenóbio.

12. Antiga igreja de S. Vicente

Interior da igreja de S. Vicente, Toledo, Espanha.
Este é o local ideal para terminar a noite depois de jantar. Uma antiga igreja românica do século XI, da qual chegou aos dias de hoje uma fantástica abside (sec. XII), capela gótica abobadada (sec. XV). Desde o sec. XIX foi dessacralizada tornando-se sucessivamente aulas da universidade, armazém municipal, museu e hoje um espaço polivalente e de lazer noturno. Não percas!

13. Miradouro do Tejo

Admirando Toledo desde os miradouros do Tejo.
Do outro lado do rio Tejo, enfrentando o centro histórico e aproveitando o vale, é o local obrigatório para a foto desta cidade histórica e antiga capital do império espanhol no século XVI.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.